Pular para o conteúdo


A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO
Provérbios 6.6-8

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO é o título deste excelente estudo bíblico. A Palavra de Deus é muito clara quando o assunto é trabalho: “As mãos preguiçosas empobrecem o homem, porém as mãos diligentes lhe trazem riqueza” (Provérbios 10.4).

Porém, muitas pessoas não gostam de trabalhar, mas o Senhor nos diz que é do suor de nossos rostos que comeremos o nosso pão (Gênesis 3.19).

O trabalho traz o pão à nossa mesa, alimenta a nossa casa, nos oferece dignidade. Só isso já seria o suficiente para nos provar que o trabalho é um presente de Deus para as nossas vidas.

O Senhor, porém, vai além e pode nos oferecer muito mais quando nos dedicamos verdadeiramente ao que fazemos. Vejamos alguns personagens da Bíblia que foram grandiosamente abençoados através do “suor de seus rostos”:


1) Rebeca conquistou um marido (Gênesis 24:19-21)

É bem provável que Rebeca não tinha planos de conseguir um casamento enquanto tirava água do poço para dar aos camelos da família. Mas Deus a surpreendeu no momento em que ela trabalhava, fazendo com que ela viesse a se tornar a esposa de Isaque.

Isso nos prova que o Senhor pode nos honrar em qualquer momento, desde que estejamos fazendo aquilo que Lhe agrada, como, por exemplo, trabalhando com dedicação.

2) Jacó conquistou riquezas (Gênesis 31:6-9)

Jacó teve o azar de trabalhar para seu sogro, um homem enganador e trapaceiro. Deus, no entanto, reconheceu seu esforço em seu trabalho e o honrou, fazendo com que coisas pouco prováveis (como um rebanho de gado todo nascer salpicado ou listado) se tornassem uma doce rotina em sua vida.

Essa história demonstra que, por mais que o nosso empregador não seja justo e honesto conosco, nós temos um Deus que observa o nosso trabalho e nos honra, independente da situação.

3) Rute se tornou parte da genealogia de Jesus (Rute 2:2-4, Mateus 1:5)

“Vou recolher espigas no campo daquele que me permitir” (Rute 2:2).

Rute queria trabalhar, não importava onde. Ela se dispôs a “colocar a mão no arado” para ajudar no sustento de sua casa. Ela era viúva e vivia com a sua sogra, Noemi.

Por providência divina, ela conseguiu emprego nas terras de Boaz, servo de Deus, que se casou com ela.

Muitas pessoas perdem uma grande bênção porque não se dispõem a trabalhar, não fazem como Rute, que assumiu a responsabilidade de sustentar sua casa e sua sogra e saiu para procurar um emprego.

O presente do Senhor para sua vida foi uma consequência de sua iniciativa.

4) Davi se tornou pastor de Israel (1 Samuel 16:11)

Ninguém dava valor ao trabalho de Davi, que era o responsável pelo pastoreio das ovelhas de sua família. Ainda assim, mesmo sem nenhum reconhecimento, o jovem fazia o melhor que podia. Deus, então, viu que aquele rapaz poderia “pastorear” o seu povo com a mesma dedicação e o consagrou rei de Israel.

Pode ser que você ache que ninguém valoriza o seu trabalho. Pode ser também que algumas pessoas o menospreze. Mas saiba que o Senhor sabe de todas as coisas e valoriza o que você faz. No momento certo, Ele vai te levantar para que todos te vejam!

5) Paulo foi o melhor de todos (Atos 20:31, 1 Coríntios 4:12)

Não há um homem sequer na Bíblia que tenha feito melhor o seu trabalho do que Paulo. Ninguém foi melhor do que ele naquilo que Deus o mandou fazer: evangelizar.

Paulo abriu mão da própria vida e de tudo o que o mundo podia lhe oferecer por amor ao seu ministério. O resultado disso: ele ainda é considerado o maior cristão de todos os tempos. Sejamos como ele!

CONCLUSÃO

O Salmo 128:2 nos diz que do trabalho de nossas mãos comeremos, feliz seremos e tudo de bom nos acontecerá. Não importa se nossa profissão é valorizada, reconhecida ou mal remunerada. Deus sempre terá uma recompensa para aquele que trabalha sério e é dedicado ao que faz.

– E quanto à você, tem feito seu trabalho com dedicação, “como se fosse ao Senhor”? Tem colocado a sua vida profissional nas mãos de Deus?
– Está disposto a encarar qualquer trabalho que vier à frente?
– Está disposto a ser justo e honesto, mesmo quando o seu patrão não é?

Título: A importância do trabalho
Autor: Pr Gonçalo Aparecido
Data: 2018

Deixe seu comentário logo abaixo.

Veja também nossos demais esboços: Esboços

A importância do trabalho

Por outro lado; Assim como; Em contrapartida; Igualmente; Ao contrário; Agora; Apenas; Constantemente; Depois que; Desde que; Enquanto; Em seguida; Ainda mais; Do mesmo modo; Bem como; Contudo; Juntamente com; Apesar disso; Em outras palavras; Nesse sentido; Enfim;

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.