Pular para o conteúdo

 


AMOR EXTRAVAGANTE

(Baseado nos relatos de Marcos 14.3-9, Mateus 26.6-13 e João 12.1-8).

“AMOR EXTRAVAGANTE” é o título desta mensagem escrita para refletirmos se existe mesmo este negócio de “amor ou adoração extravagante” nas Escrituras e, caso exista, como é.

Desde já, permita-me por em dúvida algumas práticas derivadas deste assunto, que tem levado pessoas a erguerem os braços ao céu e a falarem em alta voz um monte de frases “apaixonadas” para Jesus até secar a garganta, ou a cantar e dançar por horas parecendo estar em êxtase “espiritual” ou bêbados.

Como seria uma adoração extravagante que agrada a Deus, à luz das Escrituras? Vejamos o exemplo de Maria, irmã de Marta:

Seis dias antes da Páscoa, foi Jesus para Betânia, onde estava Lázaro, a quem ele ressuscitara dentre os mortos. Deram-lhe, pois, ali, uma ceia. Então, Maria, tomando um frasco de alabastro com um preciosíssimo nardo puro, quebrou-o e derramou o bálsamo sobre a cabeça e os pés de Jesus, e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se toda a casa com o perfume.
Alguns entre eles indignaram-se e diziam: Para que este desperdício de bálsamo? Porque este perfume poderia ser vendido por mais de trezentas moedas e dar-se aos pobres. E murmuravam contra ela. Mas Jesus, sabendo disto, defendeu-a: Por que molestais esta mulher? Ela praticou boa ação para comigo; pois, derramando este perfume sobre o meu corpo, ela antecipou-se a ungir-me para a sepultura. Em verdade vos digo: Onde for pregado em todo o mundo este evangelho, será também contado o que ela fez, para memória sua.

Maria, sem dúvida, fez uma extravagante demonstração do seu amor e devoção para com o Filho de Deus, pois aquele caríssimo frasco de perfume custava, naquela época, o equivalente a 300 dias de trabalho de um homem. Quais ELEMENTOS desta adoração “extravagante” de Maria agradaram a Deus?


1. ELA PRATICOU UM BOA AÇÃO PARA COM JESUS

“Jesus, porém, conhecendo isto, disse-lhes: Por que afligis esta mulher? pois praticou uma boa ação para comigo. Porquanto sempre tendes convosco os pobres, mas a mim não me haveis de ter sempre. Ora, derramando ela este unguento sobre o meu corpo, fê-lo preparando-me para o meu sepultamento”.  Mateus 26:10-12

Qual boa ação? Ela lavou e preparou o corpo de Jesus para o sepultamento, estando ele ainda em vida

Alguém já disse: “— Depois que eu morrer, não leve flores ao meu túmulo. Traga-me flores agora, quando ainda posso vê-las e cheirá-las”.

E quanto a nós, qual boa ação podemos fazer para com Jesus?

Adoração extravagante não é erguer os braços aos céus por horas, é estender as mãos para socorrer pobres e necessitados.

“Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.”

Seja extravagante na boa ação para com os pequeninos irmãos.


2. ELA PERFUMOU TODO O AMBIENTE E TAMBÉM FICOU PERFUMADA

Quando demonstramos o nosso amor para com Deus com atitudes generosas, o ambiente e as pessoas ao nosso redor são influenciados de uma maneira maravilhosa, e nós mesmos também ficaremos “perfumados”. O que fazemos para Deus reflete no próximo e em nós mesmos.

“Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem” (2 Coríntios 2.15).

Maria usou um perfume caro para honrar Jesus.

E quanto a nós: Podemos e devemos ser o bom perfume que honra Jesus, perfumando tudo e todos ao nosso redor.

Seja extravagante no bom perfume de Cristo, use e abuse.


3. O QUE ELA FEZ SE TORNOU PARTE DA MENSAGEM DO EVANGELHO

Jesus profetizou de Maria: “— Onde for pregado em todo o mundo este evangelho, será também contado o que ela fez, para memória sua”.

E quanto a nós? Que a nossa adoração e o nosso testemunho também se tornem parte da evangelização na vida de muitas pessoas.

Ao verem a forma como praticamos o Evangelho, que as pessoas se sintam compelidas a se achegarem mais perto de Cristo.

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação.” – 2 Coríntios 5:17,18

Seja extravagante nas boas práticas do Evangelho, ao ponto de atrair pessoas à Cristo.


CONCLUSÃO

Sim, biblicamente podemos dizer que existe uma adoração extravagante, mas ela não é feita de palavras, cantorias ou danças. É feita de atitudes!

Quer ser extravagante para com Jesus?

Seja extravagante no auxílio aos pequeninos irmãos, no “bom perfume de Cristo” e no seu testemunho de vida cristã que tem a força de atrair pessoas a Cristo.

– E aí, aceita o desafio?

 

Título: Amor extravagante
Autor: Pr Ronaldo Franco
Data: 2015

Deixe seu comentário logo abaixo.

Veja também nossos demais esboços: Esboços

Amor extravagante

Por outro lado; Assim como; Em contrapartida; Igualmente; Ao contrário; Agora; Apenas; Constantemente; Depois que; Desde que; Enquanto; Em seguida; Ainda mais; Do mesmo modo; Bem como; Contudo; Juntamente com; Apesar disso; Em outras palavras; Nesse sentido; Enfim; 

 

1 comentário em “Amor extravagante”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.