Pular para o conteúdo


COMO NASCE A IDOLATRIA

Êxodo 32.1-24


“COMO NASCE A IDOLATRIA” foi o título escolhido para este sermão para nos ajudar a entender como e por que a idolatria surge, quais são suas causas.

Pano de Fundo Histórico: O povo havia saído do Egito e estava em marcha rumo à Terra Santa, mas pararam junto ao Monte Sinai, para aguardar notícias de Moisés, que havia subido o monte para orar. Apesar de já conhecerem a Lei de Deus, resolveram fazer para si um bezerro de ouro para o adorar, quebrando absurdamente o primeiro Mandamento. — Quais foram as CAUSAS para esta atitude transgressora e ofensiva a Deus? Como nasce a idolatria? Como surge a idolatria?


Nota: Idolatria é o culto ou veneração aos ídolos, sejam eles imagens de esculturas, pinturas, representações de qualquer natureza etc., de coisas, de animais ou de pessoas, vivas ou mortas, que veneramos, tais como "santos", líderes religiosos, políticos, cônjuges, filhos, pai, mãe, amantes, artistas, cantores etc.

É o desejo expresso de Deus relacionar-se com cada pessoa diretamente. Tudo que se coloca entre Deus e a pessoa é idolatria, tropeço, escândalo.

 

PRÉVIA (algumas das CAUSAS DA IDOLATRIA percebidas no texto são…)
  • IMPACIÊNCIA
  • TEIMOSIA (dureza de coração)
  • SACERDÓCIO ACOVARDADO

1ª CAUSA DA IDOLATRIA: IMPACIÊNCIA

“O povo viu que Moisés estava demorando muito para descer do monte. Então eles se reuniram em volta de Arão e lhe disseram: —Não sabemos o que aconteceu com Moisés, aquele homem que nos tirou do Egito. Portanto, faça para nós deuses que vão à nossa frente.” (vs 1).

A viagem estava parada a vários dias aos pés do Monte Sinai. Havia um sentimento de vazio no ar: um vazio da presença de Moisés e de Deus, um vazio de esperança, propósitos, desafios e direção. Era uma situação passageira, mas o povo ficou impaciente e exigiu que Arão fizesse “deuses” para eles.

Pessoas impacientes agem como estes judeus, vazios de Deus, de esperança, propósitos, desafios e direção, e ansiosos por milagres, glórias e riquezas terrenas, ao invés de “esperar com paciência no Senhor”, preferem fabricar” ídolos para os “guiar”.

Em geral, não se fabrica mais bezerros de ouro, mas as pessoas continuam fazendo de certas coisas e de certos “homens de Deus” (e até de artistas) seus ídolos e guias, que os levam em direção oposta à vontade de Deus e Sua Palavra. Sim, sem dúvida, a impaciência é uma das causas da idolatria.

Por outro lado, a Bíblia diz que a paciência é fruto do Espírito Santo (Gl 5.22).


2ª CAUSA DA IDOLATRIA: TEIMOSIA (vs 4b, 7-9)

“Então o SENHOR Deus disse a Moisés: — Desça depressa porque o seu povo, o povo que você tirou do Egito, pecou e me rejeitou. Eles já deixaram o caminho que eu mandei que seguissem; fizeram um bezerro de ouro fundido, e o adoraram, e lhe ofereceram sacrifícios. Estão dizendo que estes são os deuses deles, os deuses que os tiraram do Egito. Eu conheço este povo e sei que é muito teimoso.” (vs 7-9)

A palavra teimoso, usada no versículo 9, é algo muito maior que uma simples teimosa. É uma palavra usada para dizer que eles eram obstinados, errantes, perversos, incrédulos, rebeldes, desobedientes, transviados, extraviados, perdidos, duros de coração.

É o mesmo sentido usado em quase toda a Escritura, a exemplo do profeta Isaías, no Cap. 46.12, e de Jesus, quando repreendeu alguns com esta pergunta: “Ó néscios, e tardos de coração para crerdes tudo o que os profetas disseram!” (Lc 24.25). Sim, sem dúvida, a dureza de coração é uma das causas da idolatria.

Por outro lado, a Bíblia diz que Deus não despreza um coração quebrantado e contrito. (Sl 51.17)


3ª CAUSA DA IDOLATRIA: SACERDÓCIO ACOVARDADO (vs 2-5, 21-24)

Arão não tinha experiência como Sacerdote, nem tinha a mesma intimidade com Deus que o seu irmão, Moisés. Ele só tinha o cargo. Quando o povo pediu, ele ficou amedrontado, e, imediatamente, começou a fabricar o bezerro de ouro para eles, e um altar de idolatria.

E para piorar, ainda fez sincretismo religioso, ao associar o nome do SENHOR à adoração ao bezerro de ouro. Os egípcios adoravam dois “deuses” semelhantes: Hapi (touro) e Hathor (bezerro).

“Arão lhes disse: —Tirem os brincos de ouro que as suas mulheres, os seus filhos e as suas filhas estão usando e tragam para mim. Então os israelitas tiraram das orelhas os brincos de ouro e os trouxeram a Arão. Ele pegou os brincos, derreteu-os, derramou o ouro dentro de um molde e fez um bezerro de ouro. Então disseram: —Povo de Israel, estes são os nossos deuses, que nos tiraram do Egito! Arão construiu um altar diante do bezerro de ouro e anunciou ao povo: —Amanhã haverá uma festa em honra de Deus, o SENHOR.” (vs 2 a 5)

A situação hoje não é muito diferente. Líderes, pastores, cantores e pregadores despreparados, sem um sólido conhecimento da Palavra e acovardados pela pressão popular, colocam “bezerros de ouro” e bizarrices diante do povo, e um altar de idolatria.

Sacerdotes acovardados, sem intimidade com Deus e sem um sólido conhecimento da Palavra, também é causa de idolatria, por isso a Bíblia ordena: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” (II Tm 2.15)


CONCLUSÃO

Impaciência, dureza de coração e um sacerdócio acovardado, sem intimidade com Deus e sem um sólido conhecimento da Palavra, são as causas da idolatria percebidas neste texto.

E quanto a você, realmente acredita que está livre deste pecado? Faça um exame da sua caminhada religiosa e veja em quais situações você já foi impaciente, duro de coração e seguiu e, quem sabe, até mesmo apoiou e defendeu decisões desastrosas de líderes despreparados.

O Senhor nosso Deus deseja um relacionamento pessoal com você. Ao morrer por nós, Cristo nos deu livre e direto acesso ao trono da graça.

Aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade. (Hb 4.16)

 

Título: Como nasce a idolatria
Autor: Pr Ronaldo Franco
Data: 22/09/2021

Deixe seu comentário logo abaixo.


Veja também nossos demais esboços: Esboços

Como nasce a idolatria

 

1 comentário em “Como nasce a idolatria”

  1. Idolatria ocorre quando prestamos culto, adoração e veneração a ídolos em lugar do Deus verdadeiro. Isso constitui quebra do 1º e 2º mandamentos: “Eu sou o SENHOR teu Deus…Não terás outros deuses diante de mim…Não farás para ti imagem de escultura…não as adorarás nem lhes darás culto” (Ex 20.2,3,4a,5a).

    A idolatria é proibida. Ídolo é qualquer coisa que colocamos no lugar de Deus ou acima Dele. Nesse sentido, não precisa ser coisa material para se constituir idolatria para alguém. A Bíblia cita: “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; por estas coisas é que vem a ira de Deus(Cl 3.5-6).

    A idolatria é proibida e consiste: prostração perante imagens de escultura, sacrificar a elas, adorar outros deuses e até mesmo adorar o verdadeiro Deus por meio de alguma imagem de escultura. A idolatria é uma abominação a Deus (Dt 7.25) e odiosa ao SENHOR (Dt 16.22;Jr 44.4) e ainda é desprezível (1 Pe 4.3).

    No final, a idolatria leva à adoração a Satanás.

    Outras razões: a idolatria diminui Deus a uma divindade que pode ser manipulada pelo homem; a idolatria se origina também da nossa conformidade com o ambiente (Ex 32).Os egípcios adoravam dois deuses populares, Hapi (Ápis) e Hathor, que eram touro e bezerro. Os cananeus adoravam Baal que poderia ser um touro. Daí, os israelitas, na sua ignorância, associaram com tais coisas e fizeram uma estátua de um bezerro.

    Deus não pode ser conformado à nossa imagem segundo nossos gostos, preferências e desejos. E nem pode ser conformado com nada visível neste universo (Rm 1.18ss).

    “Fugi da idolatria” (1 Co 10.14).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.