Pular para o conteúdo

aprendi a viver contente

APRENDI A VIVER CONTENTE EM TODA E QUALQUER SITUAÇÃO
Aprendi a viver contente em toda e qualquer situaçãoTanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece”. (Filipenses 4.11-13) 

Paulo estava preso e pesava sobre a sua cabeça uma sentença de morte. Estava passando necessidades (talvez, até fome). Ainda assim, declara estar CONTENTE! Como isso é possível? Qual era o seu segredo? Como viver contente em toda e qualquer situação? Como podemos conseguir este estado de espírito? Vamos analisar esta sua declaração, em quatro LIÇÕES:

1. APRENDER A VIVER 
  • A primeira lição que podemos tirar é que este estado de espírito não vem por acaso; é o resultado de um longo aprendizado.
  • Enquanto a maioria das pessoas aprendem a se tornarem “fechadas”, desconfiadas e entristecidas com as amargas experiências da vida, o Apóstolo Paulo, com estas mesmas experiências, comuns a todos nós, aprendeu o segredo do viver contente.
  • Ele considerava cada experiência, boa ou ruim, uma excelente oportunidade para aprender a viver.
    Paulo era ensinável.

Será que é isto que nos falta, uma “atitude de aluno na vida”, uma atitude positiva, diante das dificuldades e dos sofrimentos?

2. (Aprender a viver) CONTENTE
  • Dando uma olhadinha mais profunda no texto bíblico, descobrimos que a palavra traduzida como “contente” neste texto bíblico é a palavra grega autarkes ou autokratés, de onde vieram também as nossas palavras Autarquia e Autocrata.
  • Autarquia significa: Governo autônomo. Administração autônoma que procede sem interferência do poder central; autonomia.
  • Autocrata significa: Soberano absoluto e independente.
  • O que será que o Apóstolo Paulo queria dizer, ao usar esta palavra? Será que ele estava rindo à toa em meio às tempestades? Não! É claro que não, pois o sofrimento incomoda. 
  • O que o Apóstolo Paulo estava dizendo é  que é possível conservar a serenidade, o controle da situação, a autonomia, independentemente dos problemas que estamos passando. É como se dissesse: Aprendi a manter o controle…

Esta é a segunda lição que podemos tirar deste texto bíblico.
E quanto a nós, já aprendemos isto?

3. (Aprender a viver contente) EM TODA E QUALQUER SITUAÇÃO
  • A terceira lição que podemos tirar deste texto é esta: É preciso aprender a manter a serenidade em toda e qualquer situação.
  • Na hora da humilhação ou da exaltação.
  • Na hora da fartura ou da fome.
  • Na hora da abundância ou da escassez.
  • A maioria de nós não sabe administrar nem uma situação nem outra. Quando estamos “por baixo”, xingamos, reclamamos, sofremos, enchemos o coração de ódio e mágoa. Quando estamos “por cima”, esbanjamos e humilhamos quem está “por baixo”.
  • Muitos não são honrados por Deus, porque não teriam o mínimo controle numa situação de fartura e abundância.

Isto aplica-se a nós?

4. TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE.
  • Provavelmente você já tenha ouvido este verso bíblico. 
  • As interpretações mais comuns são essas: Tudo posso TER, FAZER, ADQUIRIR, CONQUISTAR, PROSPERAR naquele que me fortalece.
  • Bem, não é nada disto! O que o Apóstolo disse foi: Tudo posso ADMINISTRAR (autarkes) naquele que me fortalece.

– Ele APRENDEU, porque Cristo o fortalecia.
– A VIVER CONTENTE, porque Cristo o fortalecia.
– EM TODA E QUALQUER SITUAÇÃO, porque Cristo o fortalecia.

Em nenhum momento o Apóstolo pretendeu nos ensinar alguma nova filosofia de vida ou uma oração mágica que forçasse as janelas do céu a se abrirem sobre nós. Ele tão-somente estava relatando que chegou à maturidade da fé, que lhe dava o controle da situação – fosse ela qual fosse – porque Jesus Cristo o fortalecia.

CONCLUSÃO:
O cristão, como qualquer outro ser humano, passa por diversas experiências na vida, da fome à fartura; da humilhação à honra; da escassez à abundância, mas, é possível aprender a manter a serenidade em qualquer situação.

No entanto, a plenitude deste aprendizado só é possível para aqueles que buscam força em Jesus Cristo. Somente aqueles que estão ligados em Cristo e dispostos a aprender poderão um dia repetir com honestidade as palavras do Apóstolo: APRENDI A VIVER CONTENTE EM TODA E QUALQUER SITUAÇÃO!


Título: Aprendi a viver contente
Autor: Pr Franco
Data publicação: 30/12/2014

34 comentários em “Aprendi a viver contente”

  1. Turenne de Azevedo Junior

    Eis aqui uma pérola encontrada em meio ao mar de reclamações e murmurações que venho vivendo. Que sejamos gratos a Deus por tão grande segredo : O contentamento.

  2. Assurídio Van Hauten

    Achei bastante interessante…
    Explicação clara e fundamentada em CRISTO; é tudo o que precisamos.

  3. Antonio Manoel dos Santos

    Sermão esclarecedor, muito bom para sabermos que declarar é fácil, difícil é viver a situação e aprender com as circunstâncias adversas para ter experiência própria e declarar com convicção “TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE”.
    O Apóstolo Paulo aprendeu vivendo e com experiência de seu passado, ele viu que temos que entregar nossas vidas a Deus e confiar que Ele esta no controle de todas as coisas.Amém !

  4. Dou graças à Deus pelo estudo inspirador. Trouxe-me conforto ao coração, especial agora que me encontro internado com Covid, mas hoje, recebi a boa nova, logo já vou para o quarto. As orações da família e do povo de Deus tocou o coração de Deus. O velho Paulo na verdade nunca envelheceu. Glória a Deus.

  5. Dou graças à Deus pela leitura deste este estudo. Ajudou-me demais, no.momento de sofrimento. Estou internado com Covid, mas logo irei

  6. Muito Bom! Gostei bastante por ser bem bíblico e esclarecedor. Até enviei para um missionário e família,(os ajudou muito). Pastor, por favor disponibiliza todos os teus textos, elenca-os, pois, certos temas,(variados), irá me ajudar em muitas dúvidas. Por ex: Tudo o que o homem semear, colherá. Confesso que tenho sérias dificuldades de entender este testo bíblico pois, me pego em situações em que me pergunto: Eu plantei isto? Porque estou colhendo o que não plantei? E etc.. Que Deus continue te usando para nos abençoar. Paz Seja Contigo! Abs fraternos. Fátima.

  7. Luis Mario de Souza Pinto

    [email protected]

    Parabéns pela organização das ideias. Seu site demonstra algo muito positivo de você. Louvado seja Deus.
    Vou colocar em meus favoritos. Muito obrigado por disponibilizar seus materiais.

  8. isaias bernardo de oliveira

    Muito lindo esse esboço, professor, pois ele nós ensina que devemos prosseguir mesmo em meio as lutas sejam elas como for, pois Cristo nos fortalece, e nos encoraja a prosseguir até à vitoria final.

  9. Linda mensagem !!
    Vejo exatamente dessa forma …somos alunos…tudo é aprendizado!! Precisamos APRENDER a VIVER CONTENTE em TODA e QUALQUER situação.

  10. muito bem Explicado! Obrigado por nos direcionar e ajudar a compreender melhor a palavra do nosso sr e salvador Jesus Cristo

  11. Obrigado por suas gentis palavras, Pr Shaw, que o bom Deus te recompense por esta demonstração de gratidão e carinho para conosco.

  12. Extraordinário o conteúdo, nossa vocês são de extrema importância na vida e no ministério de um pastor. Um texto desse bem explicado, que é possível sentir a presença de Deus na leitura. Valeu

  13. Sem dúvidas, esclarecedor esse serão. Essa é a verdade que esta por trás do texto, muito bom! excelente, parabéns!!!

  14. Em toda a história, Deus sempre manteve um remanescente, incontaminado. Eu penso que eles estão esparramados por aí, talvez sentindo-se solitários em igrejas inchadas.

  15. Renato b.da Silveira

    Pr Franco,parabéns post atual e necessário muito bom!,mas uma pergunta:tá para nascer a igreja que vai pregar,ensinar e cultivar este ensino?

  16. Somos Barros maleáveis nas mãos do Oleiro. Que o Espírito Santo de Deus nos moldem segundo a imagem e semelhança de Jesus. Que possamos exalar o bom perfume de Cristo. Palavra abençoada!

  17. Ótimo, pena os líderes das igrejas de hoje não aprenderem com o apóstolo Paulo como se deve viver àqueles que Se propõe fazer a obra de DEUS.

  18. A GRAÇA E A PAZ DO SENHOR PASTOR. MUITO BOM ESSE ESBOÇO, PORQUE MOSTRA REALMENTE O VERDADEIRO SIGNIFICADO DESSE VERSÍCULO QUE PAULO QUIS ABORDAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.