Pular para o conteúdo

É TUDO OU NADA

Numa certa manhã, uma criança sai de sua casa e atravessa a rua em direção a uma mercearia, ao chegar lá ela pede para dono do estabelecimento um copo de água. A criança bebe a água, agradece e deixa um papelzinho dobrado sobre o balcão, o dono da mercearia abre o papel e lê o que está escrito: “NADA”.

Ele fica intrigado, pensativo!

Na hora do almoço, a criança volta e, novamente, pede um copo de água. O homem lhe dá a água e, sem ele perceber, a criança sai, mas, antes, deixa mais um papelzinho escrito “NADA”.

O homem fica mais intrigado ainda!

No final da tarde, a criança vem novamente, mas desta vez o homem se antecipa e já põe o copo de água no balcão e fica aguardando. Ela pede a água e, de novo, tentando não chamar a atenção, põe outro papelzinho dobrado no balcão. O homem corre lá e pega o papel escrito “NADA”.

Ele chama a criança e indaga ela:  “— Menino, por três vezes você veio aqui hoje pedir água e deixou estes papeizinhos! Quem escreveu estes bilhetes? O que significa isso, é uma brincadeira, uma travessura, uma chacota?”.

A criança lhe responde atentamente:
” — Não, moço! Eu jamais faria isto!”.
” — O que é, então?” insiste o homem.

“— Sabe o que é, moço, não temos nada para comer em casa. Minha mãe e meus dois irmãozinhos estão com fome. A água que o senhor me deu foi tudo que eu “comi” hoje. Eu ia pedir a sua ajuda, mas estava com muito medo, então escrevi este bilhete. Desculpa, moço, não vou mais incomodar o senhor”.

Já comovido, o homem pergunta aonde o menino mora e o deixa ir embora. Ele fecha o estabelecimento, enche algumas caixas com suprimentos para aquela família e vai até lá com o seu carro.

Foi indescritível a emoção daquele momento, estampada nos olhos do menino. Ele e sua mãe agradeceram várias vezes e desejaram muitas bênçãos celestiais ao comerciante.

Na saída, o menino entregou outro bilhetinho para o homem. Nele estava escrito “TUDO”.

O comerciante volta para a sua casa com a alma elevada, mas com uma dúvida na cabeça. O que significa aquele “TUDO”? Seria “Obrigado por tudo?”, ou, quem sabe, “Agora temos tudo?”, ou, ainda, o discurso completo do menino: “Não temos NADA para comer, em casa falta TUDO”?

Só o menino saberia responder isso. O que sabemos, com certeza, é que ele já havia escrito aquele bilhete “TUDO” antes mesmo do homem lhe dar o primeiro copo de água naquele dia.


Muitas são as aflições do justo, mas de todas o Senhor os livra. – Salmos 34.19

 

 

Título: É tudo ou nada
Colaborador: Apóstolo Luís Carlos Silva
Data: 23/10/2022

Deixe seu comentário logo abaixo.

Veja também nossos demais esboços: Esboços

É tudo ou nada

 

O Site do Pastor está no ar desde 30/09/2003 disponibilizando mensagens, esboços de sermão, ilustrações, estudos bíblicos. Bem como reflexões teológicas, correções de interpretações bíblicas populares, cursos bíblicos. Do mesmo modo, material para discipulado, cursos de pregação básico e avançado. Assim como Bíblia online, clip-art evangélico, dicionário bíblico online, ditados populares, amplo material para curso básico de violão, coletânea de frases inspiradoras, indicação de sites confiáveis. Ainda mais uma infinidade de ferramentas para os pregadores da Palavra de Deus e para o Seu povo.  Por exemplo, em seu conteúdo — totalmente categorizado — você irá encontrar:

Temas Gerais, tais como: Ânimo, Atrevimento, Auto Estima, Código da Bíblia, Código da Vinci, Compaixão, Companheirismo, Conformismo, Desprendimento, Egoismo, Empatia, Ganância, Gratidão, Histórias, Inveja, Mansidão, Murmuração, Quebra de Maldição, Vingança, etc.

Igualmente, Temas Teológicos, tais como: Adoração, Batalha Espiritual, Boas-obras, Consagração, Crescimento espiritual, Crucificação, Cruz de Cristo, Cura divina, Devocional, Discipulado, Dons espirituais.

Por exemplo, temas como Imposição de Mãos, Ilustrações evangélicas, Intercessão, Juízo Final, Livramento, Medo, Oração, interpretação da Palavra de Deus. Revelação, Sabedoria, Salvação, Santa Ceia do Senhor, Santificação, Soberania de Deus, Temor de Deus, Tribulação, Trindade, Unção do Espírito Santo, etc. Temas Ministeriais, tais como: Apologia, Autoridade ministerial, Avivadores, Avivalistas e Avivamentos, Capacitação, Defesa da Fé, Didática cristã, Evangelismo. Bem como Temas para jovens, Homilética e Hermenêutica, Pregação Bíblica, Pregação Expositiva, Pregação Temática, como realizar uma cerimônia de casamento evangélica, etc. Nesse sentido, lembre-se que uma vez cadastrado, você poderá também fazer comentários em qualquer na grande maioria das nossas publicações. Aproveite. Marque sua presença.

Enfim, ajude-nos nesta obra, orando por nós.

 Em Cristo Jesus
Equipe Site do Pastor

Antes de mais nada, Senhor.
Antes de mais nada, Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz.
Acima de tudo, onde houver ódio, que eu leve o amor.

66 comentários em “É tudo ou nada”

  1. Marcos Donizete de souza

    Eu acredito Que este menino queria dizer com aquela atitude do Senhor dando aquele alimento pra eles, era tudo que eles precisavam por alguns dias sabendo que o Deus da providência já estaria preparando alguém para os ajudá-los com alimentos quando aqueles acabassem porque eu vivi essa experiência por mais de 3 anos e nunca faltou o pão na minha mesa e por tudo isso sou grato a Deus.

  2. Arlete Maria da Silva Zanellato

    Glória a Deus por sua vida .
    Maravilhosas ministrações. Deus continue te usando de forma sobrenatural.
    Parabéns pelos projetos Apóstolo.

  3. Deus é maravilhoso e o Sr Apóstolo Luís é uma benção em nossas vidas, trazendo sempre uma palavra de ânimo e que ajuda todos irmãos.

  4. Damião Souza Ribeiro

    Paz, que lição de vida . Que Deus abençoe grandemente e que nós podemos sair do nada e ser o tudo na vida de uma pessoa e família.

    Tudo ou nada …

  5. No princípio não tínhamos nada .
    ELOHIN fez tudo.
    Depois ficamos com nada .
    Jesus, Yeshua o Messias , veio e venceu.
    Ficamos com tudo.
    A confiança- fé – é a certeza do q esperamos , CONVENCIDOS , das coisas que não vemos …. Hebreus 11: 1-39.
    MARANATHA

  6. Linda história ,Q Deus continue te abençoando ,bençaos divinas sobre sua vida ,q Deus possa te usar p fala com mais e mais pessoas,maravilhoso é nosso Deus

  7. Bom dia… Linda mensagem , como sempre uma criança que sempre busca a Deus independente a situação. Pq Deus ele sempre nos dá instruções de maravilhas sobre nossas vidas . Por isso temos q agradecer tds os dias. Pq Deus ele é fiel. Nós surpreende a cada amanhecer. Pq ele é o dono de TD q passamos o segredo é confiar.
    Deus abençoe

  8. Lourdes Aparecida de Assis Ferreira

    Deus faz do nada tudo ….isso se chama fé é chamar existência do tudo na onde não vê nada.

  9. Lourdes Aparecida de Assis Ferreira

    Graça e paz quando somos fiel no pouco no muito te colocarei … do nada Deus faz tudo …o Deus que nos vê sabe da.nesecidades de cada um agradecer no nada e viver pela fé …echamar existência do nada crendo que temos tudo.

  10. Deus e maravilhoso e nos ama demais, como na ilustração, nos somos o menino, que buscamos a Deus na maioria das vezes quando necessitamos e Deus com seu amor incondicional nos dá o que pedirmos e ainda cuida de nós e de nossa família.

  11. Simone De Cassia Alves

    Lindo texto e muito importante pois isso nos lembra de sempre olharmos p o próximo… obrigada por tudo

  12. Msg curta e com grande ensinamentos, perseverança e gratidão, empatia por parte do dono do estabelecimento, somente quem consegue se colocar no lugar do outro consegue sentir compaixão; solidariedade, amor ao próximo, tudo isso e mais algumas coisas que talvez eu tenha deixado de ver, geram benção com certeza!

  13. O dono do comércio demonstra uma grande empatia ao notar que por três vezes no bilhete tem a mesma mensagem.
    E é tocado pela situação do menino e sua família.
    Demonstra o seu amor ao próximo oferecendo a sua ajuda sem querer nada em troca.
    O menino responde somente Tudo.
    Mas o tudo que significa tudo para ele e a sua família.
    E tudo o que Deus faz por nós.
    Boa reflexão.

  14. Apparecida dos Santos Guilardi

    Achei muito interessante e fiquei muito agradecida a Deus por eu ter tudo o que necessito na vida amém

  15. Creio ser uma prova de fé por parte do menino.
    Pois antes mesmo de receber a ajuda do comerciante, o bilhete já havia sido escrito.
    Historia maravilhosa!

  16. Nicodemos Pereira Santana

    Muito bom esta ilustração, Deus é maravilhoso e nos surpreende todos os dias não importa o que passamos mas o senhor Jesus Cristo está sempre lá pra nós ajudar,
    E quando fazemos algo por alguém a nossa recompensa vem em dobro, é a lei da semeadura, Deus no controle de tudo amém

  17. O menino n tinha nada mas agora tinha tudo
    E ele disse que Deus dá tudo de volta pro comerciante, isto e um aprendizado

  18. Elizângela. Pereira de Mello

    E muit9 bonito por isso eu sempre fala daí graças em tudo tanto no muito como também no pouco em tudo daí graças amém as demais coisas o senhor vós acrescentarar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.