Pular para o conteúdo


ENVOLVIDOS X COMPROMETIDOS

Mateus 9.35-38

ENVOLVIDOS X COMPROMETIDOS é o título desta mensagem escrita para ajudar os crentes a terem consciência da qualidade sua participação em suas igrejas por meio de comparações, pois, em todas as áreas da vida (trabalho, na vida social, no casamento, na igreja etc.) existem 2 tipos de pessoas: os envolvidos e os comprometidos.

Se eu arrumo um emprego, tenho que ter compromisso com os resultados da empresa.
Se eu resolvo me casar, tenho que ter compromisso com a minha esposa e meus filhos.
Infelizmente tem muita gente não tem compromisso com nada, estão apenas envolvidos, mas nada de compromisso! Nada serio!

Um das piores situações em que uma pessoa pode se encontrar numa igreja é quando lhe falta compromisso e responsabilidade.

No texto de Mateus Jesus disse que “a seara é grande e poucos são os trabalhadores, rogai, pois ao Senhor da seara para que enviei trabalhadores para sua Seara”.

Tem muita gente dentro das igrejas, especialmente obreiros nos púlpitos (até mais do que o necessário), mas, infelizmente, muitos estão apenas envolvidos e poucos realmente comprometidos em trabalhar na Seara (lá fora, no campo, onde estão as almas).

Vivemos em geração de crentes sem compromisso com Deus, com a igreja, e com a sua palavra. Na verdade, esta geração está muito envolvidos com as coisas de Deus, mas não está comprometida.

Só existe um jeito de haver prosperidade na obra de Deus: Quando os membros da igreja assumem compromisso com o Senhor e Sua obra.

Vamos, a seguir, fazer algumas COMPARAÇÕES para melhor entendimento deste assunto:


1ª) O ENVOLVIDO QUER SER AGRADADO, O COMPROMETIDO QUER AGRADAR A DEUS

De acordo com o Dicionário, “Envolver” significa: Enrolar-se, embrulhar-se, cercar, rodear, circundar, incluir-se, tomar parte. O envolvido está junto, mas não vai se comprometer em ficar quando as coisas não estiverem de acordo com aquilo que ele espera. O envolvido quer apenas somar, aparecer mostrar que está fazendo. Estar envolvido é ficar somente enquanto não precisar perder nada, estar envolvido é dar-se em parte, é estar junto enquanto está tudo bem.

Já o significado de “Comprometer” é: Obrigar-se por compromisso, expor-se a risco, dar-se como garantia moral.

O comprometimento acrescenta o sentido de obrigação e responsabilidade moral. Estar comprometido é disponibilizar-se inteiramente, é estar disposto a enfrentar qualquer coisa em beneficio do compromisso assumido.

Existem obreiros envolvidos com a obra do Senhor, fazem parte do ministério, tem carteirinha de obreiro, participa de algumas reuniões, senta no púlpito da igreja, mas não tem nenhum compromisso. Se a coisa apertar, ele esta fora! Se a coisa ficar feia, não conte com ele! É só um envolvimento e nada de comprometimento.

Quando Jesus estava aqui, ele fez muitos milagres, curou enfermos levantou paralíticos, abriu os olhos dos cegos, e até mortos ressuscitou.

Era grande a multidão que seguia Jesus, mas, quando Jesus começou a pregar uma mensagem mais dura, mais exortativa, os “envolvidos” começaram a sair de perto dele: João 6:66 [parafraseado]:  “Esperai! Eu estava seguindo este camarada pra ouvir coisas boas! Mensagens agradáveis! Quem sabe até receber um milagre, uma cura, ganhar um dos pães multiplicados. Mas, agora ele vem com esta mensagem dura, não quero não! Eu não tenho compromisso nenhum com este Jesus! Vou-me embora!”.

Todos ali se retiram e só ficaram os discípulos que tinham compromisso com Jesus, e ai Jesus irado disse para eles: Vos também não quereis vós retirar? Mas Pedro respondeu: Senhor para onde iremos nós se só tu tens palavra de vida eterna!” João 6:68. Em outras palavras: nosso compromisso é com o Senhor, não temos outro, lugar pra onde ir é só contigo mesmo e não tem jeito, não! Só o Senhor tem palavra de vida eterna!

O nosso compromisso é com Deus, faça chuva ou faça sol, o nosso compromisso é com Deus!


1ª) O ENVOLVIDO TEM COMPORTAMENTOS DIFERENTES DAQUELE QUE É COMPROMETIDOS

01) O envolvido é crente, o comprometido é discípulo
T
odo discípulo é crente mais nem todo crente é um discípulo; discípulo é a pessoa que segue os ensinamentos do mestre Jesus, que pratica a palavra do Evangelho, precisamos ser crentes, sim, envolvidos, sim, mas, acima de tudo, precisamos ser comprometidos com Deus. Todo comprometido está envolvido, mas nem todo envolvido é comprometido.
02) O envolvido espera pelo peixe, o comprometido vai pescar.
03) O envolvido espera pelo pão material, o comprometido se alimenta do pão da vida.
04) O envolvido gosta de elogios humanos, o comprometido gosta da aprovação divina.
05) O envolvido pensa somente em si mesmo, o comprometido pensa também nos outros.
06) O envolvido exige visita, o comprometido faz visitas.
07) O envolvido é guiado pelas circunstâncias, para o comprometido, as circunstâncias vêm para exercitar a sua fé.
08) O envolvido vive procurando na Bíblia promessas para a sua vida, o comprometido procura na Bíblia a vontade de Deus.
09) O envolvido velho de igreja geralmente é um problema na igreja, o comprometido maduro é um problema para o diabo.
10) O envolvido precisa fazer festas para se alegrar, o comprometido é sempre alegre.
11) O envolvido frequenta, o comprometido serve.
12) O envolvido assiste o culto, o comprometido cultua.
13) O envolvido não suporta uma palavra mais dura do pastor, o comprometido examina todas as coisas e retém o que é bom.
14) O envolvido é aquele que entrou no evangelho. O comprometido é aquele que o evangelho entrou nele.
15) O envolvido sempre espera pelo avivamento, o comprometido faz parte do avivamento.
16) O envolvido diz “talvez, vamos ver etc.”, o comprometido diz “Eis-me aqui”.
17) O envolvido é influenciado pelo mundo, o comprometido transforma o mundo.
18) O envolvido pode não ir para o céu, mas o comprometido com certeza, estará lá.

“Deus tem compromisso com aqueles que têm compromisso com Ele!”

CONCLUSÃO

Existem duas classes de membros nas igrejas: os envolvidos e os comprometidos.

De qual classe você faz parte?

 

 

Título: Envolvidos X Comprometidos
Autor: Pr Gonçalo Aparecido
Data: 24/08/2018

Deixe seu comentário logo abaixo.

Veja também nossos demais esboços: Esboços

Envolvidos X Comprometidos

Por outro lado; Assim como; Em contrapartida; Igualmente; Ao contrário; Agora; Apenas; Constantemente; Depois que; Desde que; Enquanto; Em seguida; Ainda mais; Do mesmo modo; Bem como; Contudo; Juntamente com; Apesar disso; Em outras palavras; Nesse sentido; Enfim;

Por outro lado; Assim como; Em contrapartida; Igualmente; Ao contrário; Agora; Apenas; Constantemente; Depois que; Desde que; Enquanto; Em seguida; Ainda mais; Do mesmo modo; Bem como; Contudo; Juntamente com; Apesar disso; Em outras palavras; Nesse sentido; Enfim; Em síntese; 

 

 

4 comentários em “Envolvidos X Comprometidos”

  1. Glória a Deus por encontrar mais irmãos comprometidos com o Reino de Deus. Que possamos a cada dia crescer em espírito e entender que nossa caminhada é crescente, mas se não nos comprometermos apenas nos envolveremos e estaremos sempre procurando novidades para encher o próprio ego. Que o Senhor tenha misericórdia e acrescente em nós o desejo de a cada dia estarmos comprometidos com a sua obra .

  2. Pastor Samuel Gonçalves Ferreira

    Esse lindo esboço muito bem elaborado e com certeza muito útil.
    Precisamos muito de sermões como esse.
    Excelente pra igreja.

  3. Boa tarde|||
    Colaborações muito importantes e edificantes para todo aquele que busca comunhão sincera com Deus e com os irmãos.
    Deus Os Abençoe Grandemente…

  4. Servo de Deus que não se compromete,não é servo de Deus!O verdadeiro servo de Deus não é religioso,ele é espiritual.

    “Sede firmes,inabaláveis,e sempre abundantes na obra do Senhor,sabendo que,no Senhor,o vosso trabalho não é vão”(1 Co 15.58).

    Eu fico refletindo:Jesus ensinou,pregou e curou todos os tipos de doenças.Os milagres caracterizavam a primeira vinda de Cristo.Então,penso,será que também os milagres não serão um sinal da proximidade da segunda vinda de Cristo?Parece que por Hb 6.5 isso vai acontecer à medida que vamos nos aproximando do momento derradeiro!

    Quem sabe o Senhor vai usar a fé do pregador ungindo de poder suas palavras e ministrações da Palavra e fazer fluir o Seu poder sobre os ouvintes enquanto ouvem a pregação,aquecendo-lhes os corações,causando conversões e produzindo milagres ‘na hora’ ,de maneira imediata e instantânea?Queira Deus que sim!

    Que o Senhor mande mais ‘trabalhadores para a seara’ pois a necessidade é muito grande!E melhore e aperfeiçoe,em todos os sentidos,aqueles que já estão labutando na seara do Senhor!

    Pregar,ensinar e curar é o programa prático do Evangelho.Que o Senhor abençoe a Sua obra capacitando os Seus servos!E que o Senhor nos dê também compaixão pelas ovelhas aflitas,necessitadas,desanimadas,desgarradas e perdidas.Em nome de Jesus,amém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.