Pular para o conteúdo


A OBRA DO ESPÍRITO SANTO
E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre – João 14.16.

“A OBRA DO ESPÍRITO SANTO” é o título desta mensagem escrita para apresentar o papel do Espírito Santo no Plano Divino da Nossa Salvação.

Pouco antes da sua crucificação, Jesus anuncia a vinda do Espírito Santo, o “outro Consolador”, para ficar conosco para sempre. Vejamos algumas das suas OBRAS entre nós:

1. CONVENCER OS HOMENS ACERCA DO PECADO
2. PROMOVER E GARANTIR O NOSSO PROCESSO DE ADOÇÃO
3. INTERCEDER PELOS FILHOS DE DEUS

1. CONVENCER OS HOMENS ACERCA DO PECADO

“Ele convencerá o mundo do pecado” – João 16.7-8.

Há uma confusão muito grande sobre esta questão, enquanto alguns dizem que não existe pecado, outros dizem que tudo é pecado; para alguns, só os crimes mais horríveis são pecado, para outros, até mesmo uma pequena tentação já é pecado.

A  palavra “pecado” significa “errar o alvo”.

Em hebraico a raiz da palavra pecado é chet (errar o alvo).
No grego é hamartia (erro cometido pelo protagonista de uma história)
Em latim a raiz é peccare (dar um passo em falso).

  • Podemos pecar contra o próximo, pois o alvo estipulado por Deus é amar o próximo.
  • Podemos pecar contra a nossa família, pois o alvo estipulado por Deus é amar e cuidar dos nossos.
  • Ou pecar contra nós mesmos, pois o alvo estipulado por Deus é honrarmos o nosso corpo, templo do Espírito Santo.
  • Podemos pecar contra Deus, pois o alvo estipulado por Deus é a nossa comunhão com Ele.

Só é possível saber, de fato, o que é pecado em nossa forma de viver se formos iluminados pelo Espírito Santo à luz da Palavra de Deus, pois é Ele quem nos convence do pecado (João 14.26).

2. PROMOVER E GARANTIR O NOSSO PROCESSO DE ADOÇÃO

a) Para ser considerado filho, uma pessoa precisa ser GERADA ou ADOTADA por alguém.
b) A raça humana foi CRIADA por Deus, logo, todos nós somos criaturas e não filhos de Deus.
c) O direito de ser chamado “Filho de Deus” só é concedido àquele que crê em Jesus e o recebe em seu coração: “Ele veio para o seu próprio povo, mas o seu povo não o recebeu. Porém alguns creram nele e o receberam, e a estes ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus” – João 1.11-12.

Quem promove este maravilhoso processo de adoção é o Espírito Santo, conforme a Bíblia nos diz em Romanos 8.15-16: “Recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus”.

E é Ele mesmo a garantia dada por Deus para a eficácia deste processo: “Quando ouviram a mensagem da salvação, vocês creram em Cristo. E Deus pôs em vocês a sua marca de proprietário quando lhes deu o Espírito Santo, que ele havia prometido. O Espírito Santo é a garantia de que receberemos o que Deus prometeu ao seu povo” – Efésios 1.13-14.

3. INTERCEDER PELOS FILHOS DE DEUS

Quando Jesus estava entre nós, era Ele quem intercedia aqui por nós (João 17.20). Agora Ele junto ao Pai e intercede por nós lá no céu (Romanos 8:34, Hebreus 7.25, I João 21). Quem intercede por nós agora, aqui neste mundo, é o Espírito Santo.

Não são os anjos, nem os “santos”, nem as “santas”, nem os parentes mortos, nem qualquer outra entidade ou criatura.

Quem intercede por você e por mim é o Espírito Santo de Deus.

“Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis… porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus” – Romanos 8.26-27.

CONCLUSÃO

O Espírito Santo é o Consolador prometido por Jesus para ficar conosco sempre. Dentre as suas muitas OBRAS, podemos destacar as seguintes: a) Convencer os homens acerca do pecado; b) Promover e garantir o nosso processo de adoção; c) Interceder pelos filhos de Deus.

Sem o Espírito Santo não pode haver arrependimento, nem salvação, nem adoção e, certamente, as nossas orações jamais seriam atendidas, pois não sabemos como orar, e é Ele quem intercede por nós.

– E quanto a você, já é um filho de Deus ou permanece na condição de criatura?

– Você consegue perceber o agir do Espírito Santo em sua vida ou Ele é, para você, um personagem distante?

Creia e receba Jesus em seu coração, para que o Espírito Santo habite em você para sempre — e realize estas obras maravilhosas.

 

 

Título: A obra do Espírito Santo
Autor: Pr Ronaldo Franco
Data: 2018

Deixe seu comentário logo abaixo.

Veja também nossos demais esboços: Esboços

A obra do Espírito Santo

Por outro lado; Assim como; Em contrapartida; Igualmente; Ao contrário; Agora; Apenas; Constantemente; Depois que; Desde que; Enquanto; Em seguida; Ainda mais; Do mesmo modo; Bem como; Contudo; Juntamente com; Apesar disso; Em outras palavras; Nesse sentido; Enfim; Em síntese; Em suma; Definitivamente; Afinal; Ainda mais; Do mesmo modo; Bem como; Contudo; Juntamente com; Apesar disso; Em outras palavras; Nesse sentido; Por exemplo;

 

3 comentários em “A obra do Espírito Santo”

  1. Pr. Mauro Henrique Magalini

    A Paz do Senhor Jesus Cristo, ótimo estudo, gostei muito, uma linguagem acessível a todos ,e todos os pontos colocados de forma bem clara e profunda , Deus seja louvado

  2. Esta singela mensagem tem esperança, fundamento e certeza de realização do plano de salvação para todo o que crê. Que Deus ilumine os profetas do nosso tempo para cumprir os propósitos de Deus para os homens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.