Pular para o conteúdo

 

CHORAI COM OS QUE CHORAM
Romanos 12.15

“CHORAI COM OS QUE CHORAM” é o título desta mensagem escrita para nos mostrar a importância da empatia humana.

Chorar sozinho pode ser mais dolorido que a própria dor que estamos sentindo. É muito bom quando alguém chora conosco, não é mesmo?

E a pessoa que chora conosco, como é que ela fica? Ela também é abençoada, pois chorar com os que choram causa em nós EFEITOS BENÉFICOS:

  • Nos reconecta com a nossa humanidade.
  • Nos torna mais humildes.
  • E nos torna mais altruístas.

1º EFEITO BENÉFICO: CHORAR COM OS QUE CHORAM NOS RECONECTA COM A NOSSA HUMANIDADE

A empatia pelo sofrimento alheio é uma das características mais magníficas do ser humano, porém, com o passar do tempo, devido às “pauladas” que tomamos na vida, a gente vai ficando “frio”, distante, indiferente, o que é muito ruim para o nosso emocional, pois nos afasta da nossa essência.

A nossa essência é de empatia para com os nossos semelhantes:
– Bebês choram quando ouvem outros bebês chorando.
– Criança gosta de interagir com criança.
– Adolescentes gostam de interagir com adolescentes.
– Jovens gostam de interagir com jovens.
– Humanos deveriam gostar de interagir com humanos.

No sermão “Amor Recíproco”, do Site do Pastor, há uma lista de várias interações recíprocas que se espera de um cristão. 

Muitos pregam que o crente é quase um “super homem”, capaz de suportar tudo sozinho. Outros pregam sentimentos de culpa, fazendo-nos sentir um “lixo”, incompetentes.

Nem uma coisa nem outra: “… somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Efésios 2:10”.


2º EFEITO BENÉFICO: CHORAR COM OS QUE CHORAM NOS TORNA MAIS HUMILDES

A igreja deve ser lugar onde as pessoas podem chorar à vontade, pois sabe que ninguém vai criticar e, muito provavelmente, alguém vai chorar junto.

E isso é muito bom, por que, além de confortar a pessoa que chora, lembramos o quanto nós somos fracos e carentes de um ombro amigo, e que muitas vezes, não damos conta sozinhos das lutas e provas que nos sobrevêm.

“Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus” – Mateus 5.3.
“Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” – Tiago 4.6.


3º EFEITO BENÉFICO: CHORAR COM OS QUE CHORAM NOS TORNA MAIS ALTRUÍSTAS

Altruísmo é um tipo de comportamento encontrado em seres humanos e outros seres vivos, em que as ações voluntárias de um indivíduo beneficiam outros. É sinônimo de filantropia. No sentido comum do termo, é, muitas vezes, percebida como sinônimo de solidariedade (Wikipédia).

Altruísmo é o contrário de Egoísmo, é vacina contra o Egoísmo. Egoísmo é o hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar, sem se importar com o meio ambiente e as demais pessoas. A Bíblia nos diz que nos últimos tempos as pessoas seriam “amantes de si mesmas” (II Tm 3.2), tristes, sozinhas, abandonando e sendo abandonadas.

Em vários lugares, a Bíblia condena o egoísmo e exalta o altruísmo. Veja alguns versos sobre o assunto:

“A quem dá liberalmente, ainda se lhe acrescenta mais e mais; ao que retém mais do que é justo, ser-lhe-á em pura perda. A alma generosa prosperará, e quem dá a beber será dessedentado”. Provérbios 11:24-25

“Quando pois deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita; Para que a tua esmola seja dada ocultamente: teu Pai, que vê em segredo, te recompensará publicamente.” Mateus 6:2-4

“Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e trasbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.” Lucas 6:38

 

CONCLUSÃO

Chorar com os que choram nos reconecta com a nossa humanidade, nos torna mais humildes e mais mais altruístas. O choro é livre. Chore… com os que choram!

Neste link há uma belíssima ilustração sobre isso: AJUDEI A CHORAR.

– E você, qual foi a última vez que chorou com alguém?



Título: Chorai com os que choram
Autor: Pr Ronaldo Franco
Data: 19/01/2015

Deixe seu comentário logo abaixo.

Veja também nossos demais esboços: Esboços

chorai com os que choram

Por outro lado; Assim como; Em contrapartida; Igualmente; Ao contrário; Agora; Apenas; Constantemente; Depois que; Desde que; Enquanto; Em seguida; Ainda mais; Do mesmo modo; Bem como; Contudo; Juntamente com; Apesar disso; Em outras palavras; Nesse sentido; Enfim; Em síntese; Em suma; Definitivamente; Afinal; Ainda mais; Do mesmo modo; Bem como; Contudo; Juntamente com; Apesar disso; Em outras palavras; Nesse sentido; Por exemplo;

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.