Pular para o conteúdo


ENTREGA O TEU CAMINHO AO SENHOR

“Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e o mais ele fará – Salmo 37.5.”

“ENTREGA O TEU CAMINHO AO SENHOR” é o título desta mensagem de encorajamento baseada neste belíssimo verso bíblico.

Quase todo mundo diz que confia em Deus, mas, quando vêm as provas, as lutas e as dificuldades, muitos ficam confusos, desanimados, ansiosos e cheios de dúvida em relação a Deus. Esta declaração do salmista tem três PARTES distintas, cujos ensinamentos podem aumentar a nossa confiança em Deus:

  • Entrega o teu caminho ao Senhor.
  • Confia nele.
  • E o mais ele fará.

1ª PARTE: ENTREGA O TEU CAMINHO AO SENHOR

A recomendação bíblica é para entregar “o” caminho. Não apenas a vida sentimental, familiar, amizades ou profissional. É para entregar TODO O CAMINHO.

Muitas vezes Deus não está agindo em nossas vidas devido ao fato de nós mesmos estarmos nos enganando, entregando a Deus somente algumas partes do nosso caminho.

C. S. Lewis, autor das Crônicas de Nárnia coloca assim esta questão: “O que Jesus nos diz é: Não quero um pouco do seu tempo e um pouco do seu dinheiro e um pouco do seu trabalho: Eu quero você por inteiro. Não vim atormentar o seu “eu” natural, eu vim matá-lo. Nenhum meio sacrifício é bom” (adaptado).


2ª PARTE: CONFIA NELE

Confiança é a soma de duas palavras: COM + FIANÇA. Confiar em Deus é confiar no Seu caráter e esperar o Seu agir.

Deus é a nossa garantia, o nosso fiador (fiança). Deus é fiel. Confiar Nele, naquilo que Ele diz em sua Palavra é a única opção de vitória do crente diante das provações da vida e da morte.

“Deus não é como os homens, que mentem; não é um ser humano, que muda de ideia. Quando foi que Deus prometeu e não cumpriu? Ele diz que faz e faz mesmo” – Números 23.19 (BLH).

Sugestão de ilustração para este sermão: DEUS NÃO É VELHACO


3ª PARTE: E O MAIS ELE FARÁ

Em nenhum lugar das Escrituras diz que Deus fará a nossa parte, aquilo que nos cabe fazer.

Tal como no evento da ressurreição de Lázaro, coube aos homens remover a pedra e a Cristo, o milagre da ressurreição.

Uma das mais terríveis fontes das nossas preocupações é a constatação da nossa impotência diante de alguns problemas e provações. O “mais Ele fará” aplica-se a estas situações, quando algo é impossível ou extremamente difícil para nós.

Quem, de fato, entregou o seu caminho e confia em Deus, dorme em paz, sem ansiedade, pois sabe que Ele é Deus de milagres, Deus do impossível.

“Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus? – João 11.40 (RA)”.

CONCLUSÃO

A explicação é simples, mas colocar isso em prática é outra conversa, mas, comece pelo começo, comece entregando TODO o se caminho ao Senhor.

– É um desafio e tanto, né? Você aceita o desafio?

 

Título: Entrega o teu caminho ao Senhor
Autor: Pr Ronaldo Franco
Data: 27/09/2014

Deixe seu comentário logo abaixo.

Veja também nossos demais esboços: Esboços

Entrega o teu caminho ao Senhor

Por outro lado; Assim como; Em contrapartida; Igualmente; Ao contrário; Agora; Apenas; Constantemente; Depois que; Desde que; Enquanto; Em seguida; Ainda mais; Do mesmo modo; Bem como; Contudo; Juntamente com; Apesar disso; Em outras palavras; Nesse sentido; Enfim; Em síntese; Em suma; Definitivamente; Afinal; Ainda mais; 

1 comentário em “Entrega o teu caminho ao Senhor”

  1. Sidney Ribeiro Balut

    Entregar o nosso caminho ao Senhor é lançarmos o nosso fardo sobre Ele e esperarmos que Ele haja em nosso favor.Entregue ao Senhor tudo o que você é,tem ou faz e Ele cuidará de tudo em sua vida e em seu ser.

    Quando formos injustiçados,perseguidos,difamados,caluniados;quando tivermos o nosso caráter atacado e denegrido;e se as tramas dos ímpios desgraçarem a nossa pessoa e não pudermos suportar mais,entregue sua causa a Deus e Ele protegerá o seu caráter,alvejará a sua alma e limpará tudo a seu respeito.

    O salmo 37 é um salmo de sabedoria e nos exorta a mantermos a paciência em meio a muitos problemas nossos,pois o Senhor agirá a nosso favor mesmo que de forma invisível aos nossos olhos físicos.Mas depois percebemos que eventos que aconteceram e que nos beneficiaram não podem ser obra do acaso.Aí,nossos olhos espirituais vão nos dizer:”é o dedo de Deus”.Lance a sua vida sobre o Senhor,eis a questão!

    Quanto a confiar no Senhor,o próprio verso 3 nos diz:”Confia no Senhor e faze o bem;habita na terra e alimenta-te da verdade”.Confiar no Senhor é ficar tranquilo,calmo e sereno e ter condições mentais e espirituais de fazer o bem e se alimentar da verdade.Não olhe para o ímpio,não fique reparando sua roupa,seu status na sociedade.Olhe para Jesus.Só Ele cuida bem de você ,melhor do que você mesmo cuida de si próprio!

    E o mais Ele fará:”Todas as cousas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus,daqueles que são chamados segundo o seu propósito”(Rm 8.28).Se vão cooperar,isso é devido à ação divina.De nossa parte devemos amar a Deus e fazer a Sua obra o mais fiel possível.

    Conselho prático:Não inveje os ímpios pois o tempo deles está chegando ao fim.As bençãos e segurança estão reservados apenas para o povo de Deus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.