Pular para o conteúdo

 


DOIS TIÇÕES FUMEGANTES

Isaías 7.1-7

“DOIS TIÇÕES FUMEGANTES” é o título desta mensagem baseada no texto bíblico acima que descreve a resposta de Deus a uma grande ameaça contra Seu povo: “O Senhor Deus disse a Isaías: — Diga ao rei que fique alerta, mas que não perca a calma; que não tenha medo, nem fique desanimado por causa do ódio do rei Rezim, dos sírios e do rei Peca. Eles são menos perigosos do que dois tições soltando fumaça. Eles combinaram o atacar o Reino de Judá e conquistar o seu povo. Porém eu, o Senhor, afirmo que isso não acontecerá”.

Quando o povo soube que os seus inimigos tinham feito um acordo militar para atacá-los, diz a Bíblia que eles “tremiam mais que varas verdes”, pois quando dois ou mais problemas surgem de uma só vez, as pessoas se sentem incapazes e sem forças para resolvê-los.

Como diziam os antigos, “desgraça vem à cavalo e nunca vem sozinha”. Quando dois ou mais problemas surgem de uma só vez, a luta é muito grande.

Deus manda o profeta Isaías entregar uma palavra para rei, de orientação, conforto e esperança:


PALAVRA DE ORIENTAÇÃO

“… fique alerta… não perca a calma… não tenha medo… nem fique desanimado…”

  • Fique alerta (vigia).
  • Não perca a calma (não tome decisões precipitadas).
  • Não tenha medo.
  • Nem fique desanimado.

O momento era, de fato, tenso e perigoso e estas quatro orientações divinas foram muito úteis. Deus orienta o Seu povo por que Ele nos ama. Ele é um Pai de amor.


PALAVRA DE CONFORTO

“Eles são menos perigosos do que dois tições soltando fumaça”.

Naquele tempo era muito comum o uso de tochas de fogo nas batalhas para incendiar as fortalezas, as casas e até as pessoas. Mas Deus “apagou” o furor do inimigo e os transformou em tocos de pau queimado, simples tições soltando fumaça. Nem sempre onde há fumaça há fogo, pois, após um incêndio ser apagado a fumaça continua, mas o fogo já foi apagado.


PALAVRA DE ESPERANÇA

“Eles combinaram o atacar o Reino de Judá e conquistar o seu povo. Porém eu, o Senhor, afirmo que isso não acontecerá”.

Não importa o que os inimigos de Judá combinaram contra ele, Deus está garantindo que isso não acontecerá.


CONCLUSÃO

Quando dois ou mais problemas surgem ao mesmo tempo é compreensível perdermos a calma, ficar assustados, com medo e até desanimados. Mas Deus nos envia palavras de orientação, conforto e esperança por que Ele ama e cuida do Seu povo.

– E quanto à você, também fica super estressado quando dois ou mais problemas aparecem? Aproprie-se, então, desta mensagem divina.

 

Título: Dois tições fumegantes
Autor: Pr Ronaldo Franco
Data: 15/02/2015

Deixe seu comentário logo abaixo.

Veja também nossos demais esboços: Esboços

Dois tições fumegantes

Por outro lado; Assim como; Em contrapartida; Igualmente; Ao contrário; Agora; Apenas; Constantemente; Depois que; Desde que; Enquanto; Em seguida; Ainda mais; Do mesmo modo; Bem como; Contudo; Juntamente com; Apesar disso;

 

8 comentários em “Dois tições fumegantes”

  1. Como é bom ter alguém que nos ensine melhor a Palavra, esse site é joia, eu não estava entendendo a Palavra mas através dele abriu meus olhos. Deus abençoe grandemente esse site as pessoas que se dedicam pra ajudar as outras para poder entender melhor a palavra.

  2. Valdeir Bueno da Silva

    A paz do Senhor Jesus….
    Sempre glorifico a Deus por conhecer esse Site e poder ler mensagens com essa e tantas outras pois nos sentimos edificados e entendemos que Deus fala conosco. Deus abençoe…

  3. Linaldo Fernando Silva

    Admiro esse saite e a linha de raciocinio dos autores , sempre inovador e rico em conhecimento biblico …Deus em Cristo os abençoe

  4. Jonas Carvalho de Santana.

    Excelente a linha de raciocínio do autor desta mensagem entitulada “Dois Times Fumegantes.” Adimirei os ensinamentos apresentados, bem como, as mensagens apresentadas. Obrigado.

  5. “Deus é o nosso refúgio e fortaleza,socorro bem presente na tribulação”(Sl 46.1).

    Quando povos,nações,reis e pessoas se opõem aos planos de Deus,sofrem revezes,derrotas e,muitas vezes,são destruídos para sempre.Aqui vemos dois reis se unindo na política para combater a Assíria e,no seu plano,intentaram colocar um rei fantoche em Judá para que este faça parte da aliança contra a Assíria.Os “dois tocos de tições fumegantes”(v. 4) significam que não farão o mal que intentam fazer ao reino de Judá,serão inofensivos.”Filho de Remalias”(v. 4) é sinal de desprezo da parte do Senhor ao rei do norte significando ‘tu não és importante’.

    Por trás desse plano desses dois reis,está Satanás usando a Síria e o reino do norte contra o reino de Judá pois,se tivesse dado certo,o diabo teria conseguido interromper a linhagem de Davi e assim,por isso mesmo,teria feito de Deus um ‘mentiroso’ porque não conseguiu manter a promessa do que prometeu a Davi.O intuito de Satanás era o de frustrar a profecia dada com relação ao Messias que viria da sua família(2 Sm 7.12-16).

    Existe uma aliança eterna firmada entre o Senhor e Davi na qual deus jurou e prometeu deixar ao Seu servo,uma semente,um trono e um reino eterno(2 Sm 7.16;Sl 89.19-37).O Senhor não permite que o inimigo anule Sua Palavra!

    Deus usou o profeta Isaías naquele tempo.Hoje,cada cristão tem uma função dada por Deus.Cada um de nós tem a responsabilidade de entregar ao mundo a mensagem do Evangelho.Cada um de nós tem dever diante de Deus.

    “A responsabilidade de despenseiro me está confiada”(1 Co 9.17);”Ora,o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel”(1 Co 4.2).O Dicionário de Estudos Bíblicos,PAE Editora,2012,página 111 diz:”despenseiro=o cristão como administrador dos seu dons(1 Pe 4.10);o obreiro como responsável por cuidar das coisas de Deus(1 Co 4.1;Tt 1.7).

    Nos dias atuais,muitas ovelhas estão desanimadas,sem forças para caminhar.Cabe aos despenseiros levar-lhes palavras encorajadoras,curadoras,animadoras,consoladoras,fortalecedoras…Assim como o profeta Isaías animou e fortaleceu o povo de Judá naquela época,hoje,devemos fazer algo semelhante.

    “A fraca não fortalecestes,a doente não curastes,a desgarrada não tornastes a trazer e a perdida não buscastes”(Ez 34.4).Que o Senhor não diga isso a nosso respeito no dia do juízo!Os pastores,presbíteros e pregadores têm todos grande responsabilidade diante do Senhor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.