SE DEUS É POR NÓS
Romanos 8
“SE DEUS É POR NÓS” foi o título escolhido para este esboço de sermão, escrito para animar e encorajar a igreja e os irmãos que estão passando por lutas, privações e incertezas.
Pano de Fundo Histórico: Nos capítulos anteriores, o apóstolo Paulo, por divina revelação, vinha apresentando a problemática do pecado e a importantíssima doutrina da Justificação pela Fé: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 5.1).
Apesar de afirmar, com toda a razão, que o pecado [ainda] habita em nós, o apóstolo nos traz (da parte de Deus) este magnífico Capítulo 8 de Romanos, conhecido como “O cântico da vitória”.
Este texto bíblico é de uma densidade teológica impressionante, fonte inesgotável de conhecimento, por isso, para viabilizar uma breve mensagem de encorajamento, dele iremos extrair apenas os DESTAQUES abaixo:
- Em relação ao passado: Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus
- Ao presente: Tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus.
- E ao futuro: Se Deus é por nós, quem será contra nós?
1º DESTAQUE: NENHUMA CONDENAÇÃO HÁ PARA OS QUE ESTÃO EM CRISTO JESUS
[passado]
“Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte”. (vs 1,2)
Pela lei do pecado, estávamos mortos e em conflito eterno com Deus, mas o sangue de Jesus, derramado no calvário, nos purificou dos nossos pecados, nos livrou de andar segundo a carne e nos livrou da condenação.
É fantástico poder olhar para trás, olhar para o nosso passado, e termos certeza de que nenhuma condenação paira sobre as nossas cabeças. Isto nos enche de esperança e nos fortalece para viver o hoje e o futuro com esperança e convicção de vitória.
2º DESTAQUE: TUDO CONTRIBUI PARA O BEM DAQUELES QUE AMAM A DEUS.
[presente]
“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. (vs 31).
O apóstolo reconhece que este tempo presente é cheio de aflições, mas nos dá certeza de que:
- Os sofrimentos da vida não se comparam “com a glória que em nós há de ser revelada” (vs 18).
- O Espírito Santo ajuda nos ajuda em nossas fraquezas (vs 26).
- O Espírito Santo intercede por nós (vs 26).
Em síntese, os sofrimentos do presente, por comparação, nos ajudam a valorizar a glória que há de ser revelada e, sempre que estamos enfraquecidos, o Espírito Santo nos ajuda e intercede por nós.
Sim, é verdade, “todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus”.
3º DESTAQUE: SE DEUS É POR NÓS, QUEM SERÁ CONTRA NÓS?
[futuro]
“Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou” (vs 37). Chegamos agora ao coração deste Cântico da Vitória: Nada pode nos separar do amor de Cristo:
3.1 – Éramos pecadores perdidos, sem merecimento algum, mas Deus, graciosamente, nos predestinou, nos chamou, nos justificou e nos glorificou (vs 30).
3.2 – Deus não faz poupança: Ele entregou Seu Filho por nós e, juntamente com Ele, nos deu todas as coisas que precisamos para vencer o mundo e o pecado (vs 32-34).
3.3 – Nada pode nos separar do amor de Cristo:
- Nenhuma ameaça física (vs 35, 36).
- Nem o medo da morte ou da vida (vs 38).
- Nenhuma ameaça espiritual (vs 38).
- Nem os fatos do presente nem do futuro (vs 38).
CONCLUSÃO
Em relação ao passado: Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.
Ao presente: Tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus.
E ao futuro: Se Deus é por nós, quem será contra nós?
Esta mensagem nos encoraja bastante, não é mesmo?
– E você, continua encorajado a perseverar? Ficou mais fácil agora?
Título: Se Deus é por nós
Autor: Pr Ronaldo Franco
Data: 21/12/2021
Deixe seu comentário logo abaixo.
Veja também nossos demais esboços: Esboços
Por outro lado; Assim como; Em contrapartida; Igualmente; Ao contrário; Agora; Apenas; Constantemente; Depois que; Desde que; Enquanto; Em seguida; Ainda mais; Do mesmo modo; Bem como; Contudo; Juntamente com; Apesar disso; Em outras palavras;
Excelente
Muito bom, encorajador, é deste tipo de palavra que a Igreja de Cristo precisa.
muito edificante que Deus continue abençoando o pastor Ronaldo Franco .
Muito bom