FALEMOS DE CRISTO
Romanos 10.9, 10, 13, 14


“FALEMOS DE CRISTO” é título deste sermão/estudo, escrito para nos relembrar da importância do evangelismo pessoal e nos incentivar à volta desta prática milenar tão saudável e necessária.

Muitos cristãos falam de política, futebol, economia, receitas, pescaria e de tantos outros assuntos com uma paixão impressionante, mas não falam de Cristo de jeito nenhum.

É muito triste vê-los gastando todo o seu tempo e a sua energia em assuntos terrenos. Talvez este seja um dos motivos porque são tão fracos na hora de falar de Cristo.

Observe esta lista com alguns QUESTIONAMENTOS que podem nos incentivar à volta do evangelismo pessoal:

  • Por que devemos falar de Cristo?
  • O quê devemos falar de Cristo?
  • Para quem devemos falar de Cristo?
  • Quando devemos falar de Cristo?

1º QUESTIONAMENTO: POR QUE DEVEMOS FALAR DE CRISTO?
1.1 – Porque é um mandamento de Cristo

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado”. Marcos 16:15,16

Não adianta confessar que Cristo é o seu Senhor se você não obedece aos seus mandamentos. Isso é hipocrisia: “E por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?” – Lucas 6:46 

1.2 – Porque a boca fala daquilo que está no coração.

“Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca”. – Mateus 12:34b

Se Cristo, de fato, está em seu coração, falar dele deveria ser uma prática natural.

1.3 – Porque falar de Cristo, o Senhor, é essencial à nossa salvação

“A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação”. (Rm 10.9-10)

Confessar a Cristo como Senhor não é uma prática ritualística exigida no batismo, mas, sim, uma confissão de alma que deve permear todas as nossas decisões e ações. Quando o cristão pratica o evangelismo pessoal, seja com amigos, conhecidos ou desconhecidos, ele está confirmando que Cristo é o seu Senhor.

1.4 – Porque é essencial à salvação do outro

“Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?” (Rm 10.13-14)

Imagine lá no último dia, diante do trono do juízo final, seu melhor amigo ou aquele parente que você tanto ama indo para a perdição eterna e você, sabendo que poderia tê-los levado à Cristo, nem tentou salvá-los? Que situação, né? Que constrangimento!

2º QUESTIONAMENTO: O QUÊ DEVEMOS FALAR DE CRISTO?

2.1 – Fale o que a Bíblia fala Dele.
A Bíblia fala de Jesus do Gênesis ao Apocalipse. Exemplos: Ele é o Filho de Deus. É o Messias prometido. Ele é o Salvador, o nosso Redentor. Ele é Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Ele é o socorro presente na angústia. Ele é o Leão de Judá. O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Ele é o amigo, o juiz, o amparo. Ele é o caminho, a verdade e a vida. O alfa e o ômega. O princípio e o fim. Ele voltará. Etc.

(estude as Escrituras)

2.2 – Fale o que Ele é para você (testemunhe de Cristo).
O que Ele significa para você? O que Ele fez, faz e ainda fará por você?

Alguém já disse que o cristão é a única “bíblia” que muitos irão ler. Sua ética e o seu testemunho verbal são práticas incrivelmente eficientes.

3ºQUESTIONAMENTO: PARA QUEM DEVEMOS FALAR DE CRISTO?

Para todos, pois Deus ama e deseja salvar a todos.
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” – João 3:16.

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” – Mc 16:15.

Falemos de Cristo para o rico e para o pobre, para o “bonzinho” e para o bandido, para a criança e para o adulto, para o que crê e para o que não crê, para quem está buscando e para aquele que não está buscando etc.

4ºQUESTIONAMENTO: QUANDO DEVEMOS FALAR DE CRISTO?

A todo o tempo, em todas as ocasiões: “Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina” – 2 Tm 4:2.

CONCLUSÃO

É, de fato, falar de Cristo é muito importante. FALEMOS DE CRISTO!

– Você, quando foi a última fez que fez evangelismo pessoal?

 

Título: Falemos de Cristo
Autor: Pr Ronaldo Franco
Data: 24/02/2015

Deixe seu comentário logo abaixo.

Veja também nossos demais esboços: Esboços

Falemos de Cristo

Por outro lado; Assim como; Em contrapartida; Igualmente; Ao contrário; Agora; Apenas; Constantemente; Depois que; Desde que; Enquanto; Em seguida; Ainda mais; Do mesmo modo; Bem como; Contudo; Juntamente com; Apesar disso; Em outras palavras; Nesse sentido; Enfim; Em síntese; 

 

 

1 comentário em “Falemos de Cristo”

  1. Charles Haddon Spurgeon disse duas frases muito fortes:”Para um homem que vive para Deus,nada é secular,tudo é sagrado”.O mundo é um sagrado campo de batalha para o cristão.E mais:”Todo cristão ou é um missionário ou é um impostor”.Crente que não evangeliza fora da igreja não agrada a Deus.

    Diz-nos a psicologia que quando o amor arde no coração de alguém,esse alguém não consegue guardar segredo nem ficar calado.A toda hora,as pessoas ouvem esse alguém falar do amor que está no seu coração.

    E o que dizer do crente que não fala de Jesus para os outros?No mínimo,ele não tem amor!Se a boca fala do que está cheio no coração e se a pessoa não fala de Jesus,então pensa-se que Jesus não está nesse coração.

    O crente pode ser medroso,tímido,envergonhado,despreparado,pouco letrado,não importa,mas se o amor por Jesus esquenta seu coração,tal crente não consegue ficar calado!

    Imagine uma situação que certa feita ocorreu de verdade:”fui seu amigo por anos e anos e você nunca me falou de Jesus!Nunca pregou o Evangelho para mim”.Mas Deus me converteu usando um outro instrumento!Isso vai pesar contra você no dia do juízo para a sua vergonha!”.

    “Todo aquele que me confessar diante dos homens,também Eu o confessarei diante de meu Pai que está nos céus;mas aquele que me negar diante dos homens,também Eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus”(Mt 10.32-33).O discípulo de Cristo não deve ter vergonha ou medo de confessar a Jesus Cristo diante dos homens,da sociedade e do mundo!Você crente,não negligencie o nome de Jesus!

    “Quando eu disser ao perverso:Certamente morrerás;e tu não o avisares,e nada disseres para o advertir do seu mau caminho,para lhe salvar a vida,esse perverso morrerá na sua iniquidade mas o seu sangue da tua mão o requererei.Mas se avisares o perverso,e ele não se converter da sua maldade e do seu caminho perverso,ele morrerá na sua iniquidade,mas tu salvaste a tua alma”(Ez 3.19-20).Crente calado que não evangeliza nem fala de Jesus está correto?

    A mais importante decisão de um ser humano é a questão de sua atitude para com Jesus Cristo.Disso depende tudo,se vai para o céu ou para o inferno,na eternidade.Cristo é o centro e o âmago da Bíblia,centro e âmago da História e ele é o cento e âmago de nossas vidas.O nosso destino eterno está em suas mãos tanto para os que serão salvos quanto para os que se perderão!De aceitá-LO ou rejeitá-LO depende,para cada um de nós,glória eterna ou a ruína eterna,o céu ou o inferno;ou um,ou outro.

    Como bons soldados de Cristo,falemos de Jesus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.