Pular para o conteúdo

O NATAL LÁ EM CASA VAI SER ASSIM…
Lucas 2.8-14

Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho. E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura. E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens”.


“O NATAL LÁ EM CASA VAI SER ASSIM…” é o título desta mensagem de Natal disponibilizada para os pregadores que desejam instruir os membros das suas igrejas em como se deve comemorar esta data.

Muitos se perguntam: – Quem vamos convidar? – Vai ter peru? – Vai ter “amigo secreto”? – Com que roupa que eu vou? – E os presentes das crianças? Etc.

No entanto, sem perceber (ou até percebendo, mas sem forças para resistir), a maioria acaba arrastada para um natal consumista e pagão, pois as perguntas mais importante não são feitas. Para um bom planejamento de um Natal verdadeiramente cristão, de um Natal semelhante ao primeiro Natal, conforme relatado aí em Lucas, precisamos de respostas a algumas  PERGUNTAS, como estas abaixo, por exemplo:

  • Deus estará presente entre nós?
  • A alegria de Deus estará presente?
  • A adoração a Deus estará presente?

1ª PERGUNTA: DEUS ESTARÁ PRESENTE ENTRE NÓS?

E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor”. Lucas 2:8,9

O menino que nasceu não era um menino comum, era o próprio Deus encarnado na Terra. Como disse o Apóstolo João, no capítulo 1 do seu Evangelho, Ele é o verbo encarnado.

Em Cristo, Deus veio a este mundo para salvar a humanidade da maldição do pecado, pois a humanidade pecadora JAMAIS conseguiria chegar ao DEUS SANTO, uma vez que todas as suas boas obras e religiosidades estão contaminadas pelo pecado.

O Cristianismo é a única religião que pode pregar que DEUS VEIO ATÉ NÓS PARA NOS SALVAR (todas as demais só conseguem pregar estratégias de como os homens procuram chegar à Deus).

Logo, a resposta à esta primeira pergunta deveria ser óbvia, mas não é. Em muitos lares é bem mais fácil encontrar coisas erradas, como brigas, ofensas, lavação de “roupa suja”, desentendimentos, dissenções, exageros de comida, bebida e consumismo, etc., do que encontrar Deus.

– E quanto a você, Deus estará presente em sua casa neste Natal?


2ª PERGUNTA: A ALEGRIA ESTARÁ PRESENTE ENTRE NÓS?

“E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor”. Lucas 2:10,11

Muitas pessoas não gostam do Natal, em parte, devido aos natais miseráveis que tiveram em suas infâncias ou a decepções e traumas associados a esta data.

Porém, a alegria do Natal não pode estar atrelada a nós, seres humanos. O anjo lhes disse que o motivo da alegria era a notícia do nascimento do SALVADOR.

Mesmo que uma família esteja num momento difícil, com problemas de todos os tipos, inclusive de relacionamentos, se Jesus é o seu Salvador, esta família tem motivos de sobra para experimentar uma grande alegria, pois tudo nesta vida passa — inclusive a própria vida — mas a nossa Salvação em Cristo é ETERNA:

“Aquele que crê no Filho tem a vida eterna”João 3:36

– E quanto à sua família, qual é a base da sua alegria?


3ª PERGUNTA: A ADORAÇÃO ESTARÁ PRESENTE ENTRE NÓS?

“E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura. E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens”. – Lucas 2:12-14

Geralmente as famílias têm o momento da ceia de natal, o momento das trocas de presentes etc., mas, muitas delas não têm o momento de adoração a este Deus santo e maravilhoso que saiu da sua glória e veio habitar entre nós, disposto a nos suportar e morrer pelos nossos pecados.

Natal sem um bom momento de adoração não é Natal. É paganismo.

– E quanto a este Natal em sua casa, haverá um momento de verdadeira adoração?


CONCLUSÃO

Em síntese, muito mais importante que planejar os detalhes desta maravilhosa festa cristã, o Natal precisa garantir a presença de Deus, da alegria e de um verdadeiro momento de adoração?

– E lá na sua casa, como será o Natal?

 

Título: O Natal lá em casa vai ser assim…
Autor: Pr Ronaldo Franco
Data: 17/12/2021

Deixe seu comentário logo abaixo.

Veja também nossos demais esboços: Esboços

O Natal lá em casa vai ser assim...

 

Por outro lado; Assim como; Em contrapartida; Igualmente; Ao contrário; Agora; Apenas; Constantemente; Depois que; Desde que; Enquanto; Em seguida; Ainda mais; Do mesmo modo; Bem como; Contudo; Juntamente com; Apesar disso; Em outras palavras; Nesse sentido; Enfim; Em síntese; Em suma; Definitivamente; Afinal; Ainda mais; Do mesmo modo; Bem como; Contudo; Juntamente com; Apesar disso; Em outras palavras; Nesse sentido; Por exemplo;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.