Pular para o conteúdo

 

JESUS CHOROU
João 11.35

“JESUS CHOROU” é o título desta intrigante mensagem. Dizemos que é intrigante, pois, se Jesus tem todo o poder nos céus e na terra, por que chorar?

Se Ele já sabia que logo iria ressuscitar Lázaro, por que chorou?

Quais são os POR QUÊS deste choro?

  • Porque Ele tem compaixão das pessoas.
  • Ele é um Deus misericordioso.
  • Ele é empático com a dor da humanidade.
  • Porque a morte é separação causada pelo pecado.
  • E o choro é a forma mais humana que Deus encontrou para expressar seu sentimento.

1º POR QUÊ: Ele tem compaixão das pessoas.

Quando o mal-humorado e resistente profeta Jonas (que não tinha compaixão alguma pelos pecadores de Nínive) lamentou a morte de uma planta, o SENHOR aproveitou a ocasião para revelar-lhe sua compaixão e lhe perguntou:

“Tens compaixão da planta que te não custou trabalho, a qual não fizeste crescer; que numa noite nasceu e numa noite pereceu; e não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive?” – Jonas 4.10-11.

Apesar disso, apesar dos nossos pecados e fraquezas, Deus sempre nos trata com compaixão (com + paixão).

Isso não nos dá “licença para errar”, mas, certamente nos dá força para nos achegarmos à Sua presença com confiança.


2º POR QUÊ: Ele é um Deus misericordioso.

“O Senhor é bondoso e misericordioso; é paciente e muito amoroso” – Salmo 103:08.

Este salmo aproxima de forma maravilhosa estas quatro características de Jesus: Bondade + Misericórdia + Paciência + Amor.

As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. Lamentações 3:22,23 


3º POR QUÊ: Ele é empático com a dor da humanidade.

Deus sente a dor da humanidade. Mesmo sabendo que logo iria ressuscitar Lázaro, ele chorou pelo sofrimento das irmãs e amigos de Lázaro.

“Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças; contudo nós o consideramos castigado por Deus, por Deus atingido e afligido. Mas ele foi traspassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe a paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados” – Isaias 53:4­6.

Deus criou todas as coisas, criou o mundo e a humanidade, e, apesar da nossa rebeldia, Ele continua sendo empático conosco.

Jesus se importa com a nossa dor.


4º POR QUÊ: Porque a morte é separação causada pelo do pecado.

Assim como a morte física causa tanta dor em nós, devido a separação de pessoas queridas e amadas, a morte espiritual causa muita dor em Deus, pois faz que o pecador esteja separado de dele.

“Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” – Romanos 6.23.

“Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá” – Isaías 52:09.

Morte é separação que causa tristeza.

5º POR QUÊ: O choro foi a forma mais humana que Deus encontrou para expressar seu sentimento.

Este choro (antes de fazer o impressionante milagre da ressurreição de Lázaro) nos mostra a verdade bíblica que Jesus é, de fato, 100% Deus e 100% homem. É a encarnação divina. Ele é a Palavra que “se carne e viveu entre nós” – João 1:14.

O choro genuíno, verdadeiro, é uma das formas humanas mais eficientes de expressar nosso pesar.


CONCLUSÃO

Jesus chorou porque tem compaixão das pessoas, é misericordioso, tem empatia com a dor da humanidade, sofre com a separação (morte) que o pecado provoca, e sabe que o choro é a forma mais humana para expressar sentimentos de tristeza e pesar.

– E quanto a você, ainda consegue chorar com os que choram ou seu choro “secou”?

 

Título: Jesus chorou
Autor: Pr Luis Fernando Matoso
Data: 05/05/2015

Deixe seu comentário logo abaixo.

Veja também nossos demais esboços: Esboços

Jesus chorou

 

2 comentários em “Jesus chorou”

  1. “Recolheste as minhas lágrimas no teu odre;não estão elas inscritas no teu livro?”(Sl 56.8)
    Deus valoriza nossos sentimentos,choros,tristezas e lágrimas.O SENHOR registra nossas lágrimas como um memorial ao próprio indivíduo.Ele não esquece nenhum de nossos sofrimentos aqui na terra(Ml 3.16)Cada luta,cada batalha travada,cada choro nosso,está sendo registrado para ser devidamente recompensado depois.

    Deus é um Deus de sentimentos pois “com amor eterno ,Eu te amei”(Jr 21.3) e “Deus é amor”(1 Jo 4.8).A psicologia moderna nos ensina a valorizarmos cada sentimento de nossos filhos para lhes desenvolver a “inteligência emocional”.Quanto mais Deus que criou a raça humana com coração e alma.

    “Jesus,vendo-a chorar e bem assim os judeus que a acompanhavam,agitou-se no espírito e comoveu-se”(Jo 11.33).Quem pode discernir completamente todo o cabedal de sentimentos que passou no coração de Jesus?Por um lado,sentimentos de amor,solidariedade,empatia pela dor que as pessoas estavam sentindo pela morte de um ente querido.E,por outro lado,quem sabe?,ira,indignação contra o mal,contra as trevas,contra o pecado por causa de tanta dor,sofrimentos e tristezas que o pecado causa ao ser humano.E talvez contra até mesmo aquele grupo de israelitas que agi em aparente desespero,indicando com isso descrença em Deus ,uma tácita negação da ressurreição e da Escritura que a promete.O grupo estava agindo como os pagãos que não têm esperança(1 Ts 4.13).

    Os pagãos criam que os deuses eram indiferentes,que não se importavam e não se envolviam com os humanos.Mas Jesus nos mostrou um Deus que Se importa e que tem sentimentos para conosco(amor,compaixão,indignação,tristeza,ira,carinho,etc).Então jamais deveremos ter medo de revelar nossos sentimentos a Deus.

    O choro de Jesus evidencia que Ele era ,e é ainda!,humano.Se Jesus chorou na presença da morte,então não nos é impróprio nem vergonhoso nós também chorarmos quando nossos amados são levados.Porém,não devemos nos entristecer como os outros que não têm esperança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.