Pular para o conteúdo

PROVAS DO AMOR DE DEUS
Lucas 15.11-24

“PROVAS DO AMOR DE DEUS” foi o título escolhido para este esboço de sermão baseado na parábola do Filho Pródigo.

De forma magistral, Jesus nos dá PROVAS do Seu amor por meio desta bela história que tem inspirado gerações:

  • LIVRE ARBÍTRIO (o Pai respeitou a decisão do filho).
  • PERDÃO (o Pai o recebeu de volta de braços abertos).
  • RESTAURAÇÃO (o Pai restaurou algumas de suas perdas).


1ª PROVA DE AMOR: O LIVRE ARBÍTRIO

O livre arbítrio é prova do amor de Deus, pois quem ama respeita as decisões do outro.

Por mais que este pai amasse o seu filho, ele não criou barreiras para tentar impedi-lo de sair da casa paterna. Somos livres para tomar decisões, pois Deus nos ama.

Esta prova de amor pode ser verificada na história de outros personagens bíblicos, tais como Jonas, Pedro e o jovem rico, em que Deus os deixou tomar suas decisões, por mais equivocadas que elas fossem.

Podemos ver o livre arbítrio também na história de Jesus, que voluntariamente escolheu morrer por nós: “E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.” Filipenses 2:8. 

E quanto a você, tem feito as escolhas certas em sua vida ou, ao contrário, tem agido como o filho pródigo?


2ª PROVA DE AMOR: PERDÃO

Jesus respeita as nossas decisões, por pior que sejam elas, mesmo sabendo que muitas vezes vamos quebrar a cara e desejar voltar à comunhão com Ele.

Neste momento, muitos de nós, provavelmente, não perderíamos a chance de “pisar” no filho pródigo, dizendo coisas como: “Eu avisei!”.

Mas o Pai não agiu assim. Ele caminhou de encontro ao filho que voltava para casa, o abraçou e o perdoou.

Somente o perdão é capaz de acertar as contas perfeitamente. Somente o perdão é capaz de virar a página. 

Somente o perdão é capaz de proporcionar reconciliação.

“Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação”. (2 Co 5:19)

Perdão é prova de amor.

E quanto a você, tem provado deste maravilhoso amor que perdoa, reconcilia? Reconciliai-vos, já, com Deus!


3ª PROVA DE AMOR: RESTAURAÇÃO

Quando o filho pródigo voltou à casa do Pai, ele estava arrebentado, fracassado, desorientado.

O Pai o abraça e o perdoa, mas as consequências dos seus pecados ainda pesavam sobre ele, pois já tinha pego a sua parte na herança e gastado tudo. Neste momento ele estava perdoado, mas estava empobrecido.

Mas o amor do Pai restaura algumas das suas perdas: Ele é restaurado à posição de filho dentro da casa.

RESTAURAÇÃO É PROVA DE AMOR.

Muitas perdas na vida de um filho desobediente não têm como serem restauradas. Por exemplo, todo o dinheiro que ele “torrou”, não tinha mais como recuperar.

Mas, com a ajuda e o apoio do Pai, ele certamente recuperaria o que perdeu, trabalhando.

Na cruz, Cristo concerta a relação do homem com Deus e restitui a glória de Deus sobre ele (Rm 3.23).

Em sua vida, restauração e restituição são uma realidade? Ou a sua realidade é de alguém afastado de Deus, com perdas irreparáveis?

 

CONCLUSÃO
A parábola do filho pródigo nos mostra 3 provas do amor de Deus:
– Livre arbítrio (respeito às decisões do outro).
– Perdão
– Restauração

E quanto a você, tem experimentado este amor maravilhoso no seu dia a dia?

 

Título: Provas do amor de Deus
Autores (grupo de estudo): Pr Eduardo Brasil e sua esposa Neila, Vanildo, Evangelista Maurílio, Missionário Cristiano e Wisler.
Data: 02/07/2017

Deixe seu comentário logo abaixo.

Veja também nossos demais esboços: Esboços

Provas do amor de Deus

Igualmente; Ao contrário; Agora; Apenas; Constantemente; Depois que; Desde que; Enquanto; Do mesmo modo; Bem como; Apesar disso; Em outras palavras; Enfim; Em síntese; Afinal; Ainda mais; Do mesmo modo; Bem como; 

1 comentário em “Provas do amor de Deus”

  1. Muito boa e edificante leitura. A maior prova de amor que podemos dar aos nossos filhos é deixa-los ir, respeita-los em suas decisões. Nos preparar pelo que há de vir, e se preciso for acolhe-los na necessidade. Não podemos esquecer que as nossas orações serão necessárias diariamente para que Deus aplane os caminhos deles. Este é o segredo, liberdade, porém; abraçando-os sempre com as nossas orações. DEUS TEM PROMESSAS INCRÍVEIS PARA OS NOSSOS FILHOS, NÃO DESISTAMOS! ❣️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.