Pular para o conteúdo

SAPATEIRO IMPACIENTE

Havia um ajudante de sapateiro que trabalhava para um patrão muito paciente e compreensivo. Apesar de sua falta de habilidade e eficiência no trabalho, o patrão decidiu mantê-lo empregado, dando-lhe uma chance de melhorar. A cada manhã, o ajudante iniciava seu dia com uma atitude negativa, lançando blasfêmias e maldições ao seu destino, lamentando a necessidade de trabalhar duro para ganhar o pão.

Sua insatisfação refletia-se em suas ações, pois, com raiva e desdém, jogava os sapatos recém-feitos contra as paredes, sem se importar com o resultado. No entanto, algo surpreendente aconteceu em sua vida. Ele encontrou Cristo e sua perspectiva começou a mudar gradualmente.

A partir do momento em que aceitou Cristo em sua vida, o ajudante de sapateiro passou a experimentar uma transformação profunda. Sua mente e coração começaram a refletir a mente do próprio Cristo, que também havia sido um trabalhador, abençoando com sua dignidade a profissão de carpinteiro. O ajudante começou a descobrir novos significados e interesses em seu trabalho diário.

A partir desse momento, o trabalho se tornou uma fonte de alegria e bênção para ele. Cada sapato que criava era uma oportunidade para expressar sua gratidão a Deus pelo dom da habilidade e pela oportunidade de sustentar a si mesmo e sua família. Ele começou a trabalhar com dedicação e diligência, colocando todo o seu esforço e talento em cada par de sapatos que produzia.

Nos domingos, agora ele desfrutava de um descanso com alegria, honrando o mandamento divino de dedicar um dia à adoração e ao descanso. Em vez de gastar seu tempo praguejando, ele dedicava esses momentos à meditação, reflexão e louvor a Deus, nosso Pai. Sua aparência e comportamento também mudaram. Onde antes havia frustração e ressentimento, agora havia paz e serenidade em seu rosto. Seu trabalho tornou-se um testemunho vivo de sua nova fé.

O ajudante de sapateiro aprendeu que, quando permitimos que a presença de Deus entre em nossas vidas, até mesmo as tarefas mais simples e mundanas podem se tornar significativas. Ele descobriu a alegria de trabalhar com propósito, honrando a Deus através de suas ações diárias. Sua história se espalhou pela cidade, inspirando outras pessoas a encontrarem a verdadeira paz e satisfação em seu próprio trabalho, independentemente das circunstâncias.

Assim, o ajudante de sapateiro nos ensina que, quando nossa perspectiva muda e permitimos que a fé e a gratidão permeiem nossas vidas, o trabalho pode se tornar uma fonte de alegria, significado e bênção.

“E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens”. – Colossenses 3:23

 

 

Título: Sapateiro impaciente
Fonte: Coletânea de Ilustrações do Pr. Natanael de Barros Almeida
Data da publicação: 20/06/2023

Deixe seu comentário logo abaixo.

Veja também nossos demais esboços: Esboços

Sapateiro impaciente

2 comentários em “Sapateiro impaciente”

  1. Sou um ávido leitor deste site. O qual enriquece a minha vida cotidiana no meu ministério pastoral e campo missionário. Eu sou um ex-padre da Igreja Católica Brasileira. Da Ordem Das Santas Missões. Contato no WhatsApp [email protected]

  2. Sidney Ribeiro Balut

    ” O homem não pode receber coisa alguma se lhe não for dada do céu” ( Jo 3.27 ).

    Acredito que o dom espiritual que um cristão tem, foi-lhe dado por Deus. E acredito também que as habilidades chamadas naturais, que cada ser humano possui, também lhe foram dadas por Deus.

    Agora, quando nos convertemos, tudo na nossa vida deve ser voltado para produzir glória e honra ao nosso Deus! Então, é da vontade de Deus que os cristãos sejam caracterizados pela diligência no trabalho fazendo, se possível, até mais do que é esperado.

    Sendo Deus a fonte de todas as nossas habilidades, usemo-las para melhorar nossas capacidades e engrandecer o nome de Cristo. Deus colocou ordem e beleza no universo. Então, trabalhemos para que, seja qual for o nosso trabalho, ele seja caracterizado pela qualidade e beleza e assim o nome de Cristo seja visto através da qualidade e beleza do nosso serviço.

    Até mesmo nas responsabilidades pequenas e aparentemente insignificantes, façamos o nosso melhor. Se fizermos mal feito, vão criticar mais a Deus do que a nós mesmos!

    Muitas pessoas pensam que servir a Deus é somente serviço religioso nas igrejas. Errado! A nossa vida toda é o nosso culto racional ( Rm 12.1 ). Os antigos puritanos não faziam distinção entre trabalho secular e religioso. E eu também não faço distinção. Ambos fazem parte do mesmo culto a Deus!

    Em tudo o que você fizer, mostre que você está servindo a Deus e não às pessoas. Faça o seu trabalho religioso, espiritual ou secular tendo sempre Jesus Cristo em sua mente e no seu coração!

    Que as pessoas olhem para você e seu trabalho e digam : ” Deus seja louvado!” .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.