Pular para o conteúdo

UM CORAÇÃO PURO

“Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.” – Salmos 51:10 

O Salmo 51, escrito por David depois do seu pecado horroroso (depois de ter sentenciado Urias à morte para ficar com a sua esposa, Bate-Seba), é o mais notável cântico de confissão e arrependimento, que muito tem a nos ensinar.

Quando uma pessoa chega ao fundo do poço da imoralidade, como aconteceu com David, ela descobre a verdade acerca da sua natureza pecaminosa: “— Sou e estou totalmente corrompido”. A pessoa sabe que o seu problema não tem solução do ponto de vista humano, faz-se necessária uma intervenção divina radical. Remendos não podem mais ajudar. É necessário algo absolutamente diferente.

Este verso 10 nos mostra alguns SENTIMENTOS que surgem quando temos tal consciência dos estragos que o pecado causa nos outros e em nós:

1º SENTIMENTO) UM PROFUNDO DESEJO DE MUDANÇA DE VIDA

“Cria em mim, ó Deus, um coração puro…”

Repare que o salmista está pedindo algo mais profundo que o perdão dos seus pecados. Ele deseja o perdão, é claro, mas deseja e clama por mudanças profundas, ele deseja santificação de vida, pureza. 

Ao chegar no fundo do poço da imoralidade, David sabia que a sua natureza pecaminosa o levaria a pecar de novo e de novo e de novo, e pecados cada vez mais grotescos. O salmista compreende perfeitamente que precisa de um novo coração, uma nova mentalidade de vida, um novo psiquismo.

O coração moral: A palavra hebraica para coração, lev (לב) é encontrada centenas de vezes na Bíblia. Na mentalidade bíblica, lev é muito mais do que o órgão que incansavelmente bombeia sangue em nossas veias. O lev é o órgão humano central. Representa o ser interior. É o que nos faz amar, chorar, pecar e ter empatia. Um melhor equivalente em português seria “psique”. Por esse motivo, no hebraico original da Bíblia, inúmeras qualidades morais são expressas usando a palavra lev. (hebraico)

Somente a graça de Deus, revelada por Cristo lá na cruz, pode fazer de nós novas criaturas: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” – 2 Coríntios 5:17

2º SENTIMENTO) UMA PROFUNDA CONSCIÊNCIA DA NECESSIDADE DE RENOVAÇÃO

“… e renova em mim um espírito reto.”

A grosso modo podemos afirmar que alma é a personalidade individual da pessoa (psique) e o espírito é a parte da pessoa que está ligada a Deus.

A corrupção do pecado atinge tanto a alma quanto o espírito humano.

Mesmo que as muitas terapias e filosofias humanas possam ajudar o psiquismo (a alma) do homem, somente a graça de Deus e o sacrifício de Jesus podem RELIGAR o homem a Deus, pois somente a sua morte sacrificial pode satisfazer a justiça divina.

Quando o espírito está afastado do Espírito de Deus, é como se estivesse morto, porque Deus é a fonte de toda a vida. Só podemos conhecer Deus espiritualmente e o verdadeiro louvor vem da ligação do espírito humano com o Espírito Santo (João 4:24).

Somente a graça de Deus, revelada em Cristo lá na cruz, pode nos trazer de volta à verdadeira comunhão com Deus: “E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência; entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos).” – Efésios 2:1-5

3º SENTIMENTO) A CERTEZA DE QUE SÓ DEUS PODE NOS TRANSFORMAR

“Cria em mim, ó Deus…”.

O verbo utilizado no Salmo 51.10 é o mesmo verbo que foi usado em Gênesis 1:1 (“No princípio criou Deus o céu e a terra.”), numa clara demonstração da certeza que salmista tinha de que só Deus podia criar algo novo em sua vida, só Deus podia criar um coração novo para ele. Em resumo, David está admitindo: SÓ POR DEUS.

Só por Deus! Confie somente no Senhor: “Confiem para sempre no Senhor, pois o Senhor, somente o Senhor, é a Rocha eterna.”Isaías 26:4

CONCLUSÃO

O Salmo 51.10 nos mostra alguns SENTIMENTOS que surgem quando temos consciência dos estragos que o pecado causa nos outros e em nós:

— UM DESEJO PROFUNDO DE MUDANÇA DE VIDA
— UMA PROFUNDA CONSCIÊNCIA DA NECESSIDADE DE RENOVAÇÃO
— A CERTEZA DE QUE SÓ DEUS PODE NOS TRANSFORMAR

 

Título: Um coração puro
Autor: Pr Ronaldo Franco
Data: 19/06/2022

Deixe seu comentário logo abaixo.

Veja também nossos demais esboços: Esboços

Um coração puro

 

2 comentários em “Um coração puro”

  1. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque “SEM MIM NADA PODEIS FAZER.”
    (João 15:5) ️

    Jesus ja sabia da nossa pequenes, e sabe o quanto somos necessitados d’Ele. Nós também sentimos isso no coração desde quando fomos verdadeiramente circunscidado. Esta é a necessidade básica para o cristão chegar no céu. Sem santificação não veremos a Deus:

    Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; SEM SANTIFICAÇÃO NINGUÉM VERA O SENHOR. (Hebreus 12:14) ️

    Precisamos ser humildes e reconhecer Sua soberania sobre TUDO e TODOS.

    Gratidão por esta linda e providêncial palavra …Grande Abraço … ️

  2. Enquanto tivermos a natureza pecaminosa em nosso ser, nosso coração será impuro e devemos estar constantemente exercendo vigilância sobre ele. O pecado sempre produz impurezas no coração. E muitas vezes queremos agradar a nós mesmos e não ao SENHOR.

    O verso citado diz ” espírito reto “. Para termos espírito reto temos de confessar nossos pecados a Deus pois pecado não confessado impede de nosso espírito ser reto. Se há pecado oculto, então não é ‘reto’. A versão ARA diz ‘espírito inabalável’. O sentido é o mesmo pois se o coração não estiver afinado com a vontade de Deus, o espírito não é inabalável.

    O salmo 51 é uma oração de Davi, um pedido sincero a Deus para transformar seu coração e renovar seu espírito. Se Deus não fizer a obra dentro de nós, nada conseguiremos.

    Se Deus não transformar nosso coração, voltaremos a cair. Nenhum servo de Deus afirma conseguir sozinho ser santo. Por isso, sempre clamamos nossa dependência do SENHOR para nos transformar e proteger.

    ” Ensina-me a fazer a tua vontade pois tu és o meu Deus; guie-me o teu bom Espírito por terreno plano” ( Salmo 143.10 ). Se Deus não começar e continuar conosco, seremos derrotados.

    Não devemos ser orgulhosos e sim humildes e reconhecer que precisamos ser continuamente cuidados, orientados , protegidos e energizados pelo SENHOR para termos coração puro e espírito reto enquanto tivermos aqui na terra essa natureza pecaminosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.