DOIS TIÇÕES FUMEGANTES
Isaías 7.1-7
“DOIS TIÇÕES FUMEGANTES” é o título desta mensagem baseada no texto bíblico acima que descreve a resposta de Deus a uma grande ameaça contra Seu povo: “O Senhor Deus disse a Isaías: — Diga ao rei que fique alerta, mas que não perca a calma; que não tenha medo, nem fique desanimado por causa do ódio do rei Rezim, dos sírios e do rei Peca. Eles são menos perigosos do que dois tições soltando fumaça. Eles combinaram o atacar o Reino de Judá e conquistar o seu povo. Porém eu, o Senhor, afirmo que isso não acontecerá”.
Quando o povo soube que os seus inimigos tinham feito um acordo militar para atacá-los, diz a Bíblia que eles “tremiam mais que varas verdes”, pois quando dois ou mais problemas surgem de uma só vez, as pessoas se sentem incapazes e sem forças para resolvê-los.
Como diziam os antigos, “desgraça vem à cavalo e nunca vem sozinha”. Quando dois ou mais problemas surgem de uma só vez, a luta é muito grande.
Deus manda o profeta Isaías entregar uma palavra para rei, de orientação, conforto e esperança:
PALAVRA DE ORIENTAÇÃO
“… fique alerta… não perca a calma… não tenha medo… nem fique desanimado…”
- Fique alerta (vigia).
- Não perca a calma (não tome decisões precipitadas).
- Não tenha medo.
- Nem fique desanimado.
O momento era, de fato, tenso e perigoso e estas quatro orientações divinas foram muito úteis. Deus orienta o Seu povo por que Ele nos ama. Ele é um Pai de amor.
PALAVRA DE CONFORTO
“Eles são menos perigosos do que dois tições soltando fumaça”.
Naquele tempo era muito comum o uso de tochas de fogo nas batalhas para incendiar as fortalezas, as casas e até as pessoas. Mas Deus “apagou” o furor do inimigo e os transformou em tocos de pau queimado, simples tições soltando fumaça. Nem sempre onde há fumaça há fogo, pois, após um incêndio ser apagado a fumaça continua, mas o fogo já foi apagado.
PALAVRA DE ESPERANÇA
“Eles combinaram o atacar o Reino de Judá e conquistar o seu povo. Porém eu, o Senhor, afirmo que isso não acontecerá”.
Não importa o que os inimigos de Judá combinaram contra ele, Deus está garantindo que isso não acontecerá.
CONCLUSÃO
Quando dois ou mais problemas surgem ao mesmo tempo é compreensível perdermos a calma, ficar assustados, com medo e até desanimados. Mas Deus nos envia palavras de orientação, conforto e esperança por que Ele ama e cuida do Seu povo.
– E quanto à você, também fica super estressado quando dois ou mais problemas aparecem? Aproprie-se, então, desta mensagem divina.
Título: Dois tições fumegantes
Autor: Pr Ronaldo Franco
Data: 15/02/2015
Deixe seu comentário logo abaixo.
Veja também nossos demais esboços: Esboços
Por outro lado; Assim como; Em contrapartida; Igualmente; Ao contrário; Agora; Apenas; Constantemente; Depois que; Desde que; Enquanto; Em seguida; Ainda mais; Do mesmo modo; Bem como; Contudo; Juntamente com; Apesar disso;
Como é bom ter alguém que nos ensine melhor a Palavra, esse site é joia, eu não estava entendendo a Palavra mas através dele abriu meus olhos. Deus abençoe grandemente esse site as pessoas que se dedicam pra ajudar as outras para poder entender melhor a palavra.
A paz do Senhor Jesus….
Sempre glorifico a Deus por conhecer esse Site e poder ler mensagens com essa e tantas outras pois nos sentimos edificados e entendemos que Deus fala conosco. Deus abençoe…
Adorei, aprendi muito
amem…..como e´ bom encontrar estudos baseados na palavra de Deus.
Obrigado Pr.
Admiro esse saite e a linha de raciocinio dos autores , sempre inovador e rico em conhecimento biblico …Deus em Cristo os abençoe
Excelente a linha de raciocínio do autor desta mensagem entitulada “Dois Times Fumegantes.” Adimirei os ensinamentos apresentados, bem como, as mensagens apresentadas. Obrigado.
estas colocações de fundo histórico são muito preciosas… obrigado, Sidney
“Deus é o nosso refúgio e fortaleza,socorro bem presente na tribulação”(Sl 46.1).
Quando povos,nações,reis e pessoas se opõem aos planos de Deus,sofrem revezes,derrotas e,muitas vezes,são destruídos para sempre.Aqui vemos dois reis se unindo na política para combater a Assíria e,no seu plano,intentaram colocar um rei fantoche em Judá para que este faça parte da aliança contra a Assíria.Os “dois tocos de tições fumegantes”(v. 4) significam que não farão o mal que intentam fazer ao reino de Judá,serão inofensivos.”Filho de Remalias”(v. 4) é sinal de desprezo da parte do Senhor ao rei do norte significando ‘tu não és importante’.
Por trás desse plano desses dois reis,está Satanás usando a Síria e o reino do norte contra o reino de Judá pois,se tivesse dado certo,o diabo teria conseguido interromper a linhagem de Davi e assim,por isso mesmo,teria feito de Deus um ‘mentiroso’ porque não conseguiu manter a promessa do que prometeu a Davi.O intuito de Satanás era o de frustrar a profecia dada com relação ao Messias que viria da sua família(2 Sm 7.12-16).
Existe uma aliança eterna firmada entre o Senhor e Davi na qual deus jurou e prometeu deixar ao Seu servo,uma semente,um trono e um reino eterno(2 Sm 7.16;Sl 89.19-37).O Senhor não permite que o inimigo anule Sua Palavra!
Deus usou o profeta Isaías naquele tempo.Hoje,cada cristão tem uma função dada por Deus.Cada um de nós tem a responsabilidade de entregar ao mundo a mensagem do Evangelho.Cada um de nós tem dever diante de Deus.
“A responsabilidade de despenseiro me está confiada”(1 Co 9.17);”Ora,o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel”(1 Co 4.2).O Dicionário de Estudos Bíblicos,PAE Editora,2012,página 111 diz:”despenseiro=o cristão como administrador dos seu dons(1 Pe 4.10);o obreiro como responsável por cuidar das coisas de Deus(1 Co 4.1;Tt 1.7).
Nos dias atuais,muitas ovelhas estão desanimadas,sem forças para caminhar.Cabe aos despenseiros levar-lhes palavras encorajadoras,curadoras,animadoras,consoladoras,fortalecedoras…Assim como o profeta Isaías animou e fortaleceu o povo de Judá naquela época,hoje,devemos fazer algo semelhante.
“A fraca não fortalecestes,a doente não curastes,a desgarrada não tornastes a trazer e a perdida não buscastes”(Ez 34.4).Que o Senhor não diga isso a nosso respeito no dia do juízo!Os pastores,presbíteros e pregadores têm todos grande responsabilidade diante do Senhor!