Pular para o conteúdo

DEUS INSISTE EM NOS USAR
Êxodo 3.1 a 4.17

“Deus insiste em nos usar”, é um sermão baseado em Êxodo 3.1 a 4.17, que nos conta os detalhes do chamado divino a Moisés para voltar ao Egito e libertar o povo.

No entanto, Moisés se mostrava bastante relutante, pois, lá atrás, quando ainda era um homem forte, com cerca de 40 anos de idade, ele já havia tentado realizar esta missão e fracassou feio. Imagine, agora, velho, com cerca de 80 anos, e com um “mandado de prisão” por assassinato ainda em aberto contra ele no Egito.

A cada fala de Deus, Moisés arranjava uma desculpa para ficar exatamente onde estava, no deserto.

Uma das maiores verdades deste texto bíblico é esta: Apesar dos nossos fracassos anteriores, de nossas deficiências pessoais e nossos medos, Deus insiste em nos usar. E por que Deus insiste em nos usar, apesar de sermos tão fracos? Pelos seguintes MOTIVOS:

  • POR QUE ELE É SOBERANO
  • ELE DESEJA COMPLETAR A NOSSA HISTÓRIA
  • E SE IMPORTA COM O SOFRIMENTO DO SEU POVO
1º MOTIVO: PORQUE DEUS É SOBERANO

“Porque eu estenderei a minha mão, e ferirei ao Egito com todas as minhas maravilhas que farei no meio dele; depois vos deixará ir.” – Êxodo 3:20

Gostamos de pensar que Deus é Soberano, que Ele está no comando de todas as coisas, que Ele pode fazer o que quiser com o ímpio, mas não gostamos de admitir que Deus, em sua Soberania, pode, sim, forçar alguém do seu povo a fazer algo que esta pessoa não quer fazer!

Mas a verdade é que Ele escolhe a quem quer, e se julgar necessário, Ele força, sim!

Esta foi a óbvia conclusão de Jó: “Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.” – Jó 42:2

“Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.” – Filipenses 2:13
“Porque o amor de Cristo nos constrange” –
2 Coríntios 5:14a
“Logo em seguida, Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem no barco e fossem adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia a multidão.” Mt 14.22

Deus tem um chamado pessoal para cada um de nós (Romanos 8.30), uma missão que somente cada um de nós, individualmente, com a nossa história de vida e os nossos contatos pessoais, podemos realizar.

Não espere que Deus o force a cumprir suas ordens. Seja obediente e aceite os desafios de Deus.
Diga para Deus, agora: “Eis-me aqui, meu Soberano Senhor!”.

2º MOTIVO: PORQUE DEUS DESEJA COMPLETAR A NOSSA HISTÓRIA

Imagine como seria totalmente sem graça a história de Moisés se ele não tivesse voltado ao Egito. Seria apenas a história de um menino que nasceu para ser grande mas terminou pequeno, como um assassino foragido, escondido no deserto até os seus últimos dias, remoendo os seus fracassos.

Deus quer completar a nossa história, dar-lhe um sentido maior. Jesus não nos livrou da escravidão do pecado para vivermos como medíocres egoístas, num eterno estado de “esquenta banco de igreja, com um chapéu de pedinte na mão”, sem nunca experimentar o poder de Deus em nós e através de nós.

“Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites? Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste.”Salmos 8:4,5
“O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.”João 10:10

Deus insistem em nos usar, pois deseja completar a nossa história. Não importa aonde nem como estamos, Ele nos chama de volta aos eixos da Sua vontade.
Diga agora para o seu SENHOR: “Sim! Usa-me para Sua glória!”.

3º: PORQUE DEUS SE IMPORTA COM O SOFRIMENTO HUMANO

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.”João 3:16,17

Deus enviou Moisés para libertar especificamente o Seu povo da escravidão do Egito, mas, quanto à Jesus, Deus o enviou para SALVAR O MUNDO!

Apresente para os seus ouvintes os números mundiais das enfermidades, da violência, da fome, dos divórcios, dos suicídios, das guerras, etc. Não deixe dúvidas de que o mundo está realmente sofrendo nas mãos do maligno (João 8.34; Efésios 2.1-3), mas lance esperança em seus corações, pois o homem não precisa mais sofrer debaixo desta escravidão, uma vez que Cristo já despojou os principados e as potestades na cruz – Cl 2.15a.

Deixe Deus te usar para libertar o mundo das garras de Satanás.
Responda para Deus: “Sim, Senhor, quero ser um instrumento de salvação em Tuas mãos. Usa-me com poder!”.

CONCLUSÃO

Em sua soberania, Deus insiste em nos usar em sua obra para, num só golpe, completar a nossa história e libertar os bilhões de seres humanos que permanecem na escravidão do pecado; portanto, a única resposta piedosa que podemos lhe dar é esta: “Eis-me aqui, Soberano Senhor, usa-me a mim”.

Consagre agora todo o teu ser para Deus e obedeça ao seu chamado, envolvendo-se imediatamente na Sua obra.

 

Título: Deus insiste em nos usar
(título de autoria do Pr José Godoy Filho)
Autoria: Pr Ronaldo Franco
Data: 10/09/2005

Deixe seu comentário logo abaixo.

Veja também nossos demais esboços: Esboços

Deus insiste em nos usar

 

4 comentários em “Deus insiste em nos usar”

  1. olá, Pr Silvano, obrigado por interagir como Site do Pastor e obrigado, também, pelo seu comentário incentivador.

  2. Tremendo este sermão, Deus vai despertar a muitos.
    Sou Pastor Silvano Lopes, da terceira Igreja Presbiteriana Renovada de Colombo/PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.