Pular para o conteúdo

CORPO DE CRISTO

“Corpo de Cristo” é o título desta mensagem baseada nos escritos do apóstolo Paulo, divinamente inspirados, em I Coríntios 12, para Doutrinar e Exortar aqueles irmãos.

Como sempre, convém relembrar o que estava acontecendo por lá:

  1. Este livro foi escrito para os cristãos de Corinto, capital da Acaia, por volta do ano 55, pois esta igreja, dentre vários outros problemas, estava dividida em dois grupos:
    a) Um grupo que defendia que a associação do cristão com os pecadores era permissível e necessária (despencando para uma extrema frouxidão moral);
    b) E o outro grupo, que defendia que o isolamento era essencial para preservar a santidade (despencando para um ascetismo doentio);
    c) Cada grupo julga-se mais inteligente ou espiritual que o outro, ameaçando o futuro daquela congregação pela falta de amor e pelo “orgulho espiritual”.
  2. Paulo escreveu para tratar os problemas daquela igreja, para repreendê-los (por deixar a situação chegar ao ponto em que chegou) e para instruí-los doutrinariamente.

Para resolver o problema da divisão dentro da igreja, Paulo lhes apresenta o ensinamento da unidade orgânica da igreja, comparando-a ao “corpo de Cristo” (“Vós sois o corpo de Cristo”)E apresenta algumas EVIDÊNCIAS de que esta unidade orgânica é real e não somente um conceito.

  • 1ª Evidência: A unidade pode ser vista na diversidade de dons.
  • 2ª Evidência: A unidade pode ser vista no agir do Espírito Santo.
  • 3ª Evidência: A unidade pode ser vista na interdependência dos membros.

1ª EVIDÊNCIA: A UNIDADE PODE SER VISTA NA DIVERSIDADE DE DONS

“Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.” – 1 Coríntios 12:4

Preste bem atenção à Palavra de Deus: Não se trata de unidade na diversidade pessoal ou doutrinária. Trata-se de unidade na Diversidade de Dons.

Geralmente, DIVERSIDADE é sinônimo de ADVERSIDADE. Na igreja cristã genuína, no entanto, a diversidade dos dons é uma benção celestial, pois, tal como num corpo físico, cada membro tem suas funções específicas.

Por exemplo, o pé e a mão de um corpo são diferentes, ambos são do corpo, mas cada um tem um lugar e uma função diferente.

Acredito que a ideia predominante sobre a Trindade Divina pode nos ajudar neste assunto: Pai, Filho e Espírito são UM, mas com ministérios (funções?) diferentes. Leia com atenção a oração de Jesus, a seguir:

“E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim; para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.” – João 17:20-23

É nosso dever tanto apreciar quanto defender a plena diversidade de dons na igreja, pois eles são evidências  da unidade orgânica da igreja. Devemos rechaçar qualquer tentativa de quebrar isso, portanto, meu irmão, não queira “enquadrar” os membros de sua igreja. Respeite as suas diferenças. Longe de ser um problema, esta diversidade de dons é a sua riqueza. Foi Deus quem a fez assim. Aceite, respeite e defenda de todo o seu coração esta maravilha!

2ªEVIDÊNCIA: A UNIDADE PODE SER VISTA NO AGIR ESPÍRITO SANTO

“Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.” – 1 Coríntios 12:4-7

Somente a presença e o poder do Espírito Santo podem unir homens de forma real e verdadeira, sem importar raça, escolaridade, extrato social ou estado anterior. Este poder os transforma e os une. 

“Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.” – 1 Coríntios 12:11

“Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.” 1 Coríntios 12:13

Entenda esta maravilha e abra seu coração. Deixe o poder do Espírito Santo inundar seu interior, transformá-lo e uni-lo à Sua igreja. O agir do Espírito Santo é evidência da unidade orgânica da igreja.

3ª EVIDÊNCIA: A UNIDADE PODE SER VISTA NA INTERDEPENDÊNCIA DOS MEMBROS

“Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.” – 1 Coríntios 12:12

Diferentemente de outros tipos de organizações, tais como clubes, empresas, escolas etc., que são máquinas frias, sem afeto e sem amor (por exemplo, se uma das suas partes desgasta, quebra, morre ou apresenta defeito, logo é descartada, esquecida e substituída por outra), a igreja, tal como todos os organismos vivos, procura preservar os seus membros a todo custo, mesmo que eles apresentem problemas.

Não pode haver auto exclusão:
“Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo? E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo? – 1 Coríntios 12:15,16

Não pode haver exclusão do outro:
“E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós.” – 1 Coríntios 12:21

Não pode haver enquadramento:
“Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato?” – 1 Coríntios 12:17

♪♪♪ Eu preciso de você, você precisa de mim. Nós precisamos de Cristo, até o fim. ♪♪♪

Convém que todos os  membros sejam saudáveis e ativos em cuidar uns dos outros. De nada adianta a uma igreja ter um pastor sério, competente, ativo, se os demais membros não cumprem a sua função. Torna-se semelhante àquele corpo que está doente porque a vesícula ou o intestino é “preguiçoso”.

Irmãos, façamos nossa parte e cuidemos uns dos outros, pois isto também é evidência da unidade orgânica da igreja.

CONCLUSÃO

Estas evidências apresentadas pelo apóstolo nesta passagem bíblica confirmam, sem dúvida alguma, que a unidade orgânica da igreja e real, e que pode ser vista:

  • Na diversidade de dons.
  • No ministério do Espírito Santo.
  • Na interdependência dos membros.

 

Título: Corpo de Cristo
Autor: Pr Ronaldo Franco
Data: 13/02/2007

Deixe seu comentário logo abaixo.

Veja também nossos demais esboços: Esboços

Corpo de Cristo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.