Pular para o conteúdo

CRISTÃO PACIFISTA

“Cristão Pacifista” é o nome dado a esta bela e verídica história perpetuada para nos lembrar os ensinamentos de Cristo, que devemos observar à todo custo.

“Eu tinha apenas 18 anos. Domingo pela manhã, alegre, num culto dominical, ouvia a mensagem bíblica que estava sendo pregada. Então notei a rápida menção de um exemplo extraordinário de amor ao próximo.

O pregador mencionou a história de um anabatista que salvou seu perseguidor. Aquilo me atingiu. O pensamento viajou no tempo e o coração sentiu muito. Que história era aquela? Fui atrás. Logo descobri.

Era o ano de 1569, um jovem holandês de Asperen recebeu a fé em Cristo e foi batizado, discordando do batismo infantil e de outras práticas do perfil religioso católico e protestante. Por esse motivo, por suas convicções anabatistas (de perfil menonita), Dirk Willems foi encarcerado, sob a perseguição religiosa espanhola.

No entanto, naquele inverno terrível, com esforço, conseguiu escapar da prisão e fugiu, correndo sobre o lago congelado, o Hondegat. Mas, Willems foi notado por um dos guardas, que passou a persegui-lo. Durante a perseguição, o cruel perseguidor rompeu o gelo fino e começou a gritar, pedindo socorro.

Willems estava livre e podia até ver juízo divino sobre seu inimigo. Mas, não. Voltou para salvá-lo e o tirou das águas congelantes. Assim, ele logo foi novamente preso e depois, foi julgado e condenado à morte. Com seus bens confiscados, Willems foi queimado na fogueira, no dia 16 de maio de 1569.

Que loucura. Tudo feito em nome de Jesus! O cristão pacifista Willems entendeu o Sermão do Monte: “Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que vos perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos”. (Mt 5.44-45).

Jamais pude esquecer esta história, tão preciosa e inspiradora, que me ajudou a não afundar no gelo da amargura e do ressentimento. Mas, tudo isso me faz lembrar de uma pergunta que me fizeram em Israel: – Por que os judeus não aceitam Jesus? Na hora, respondi com dor no coração: – Eles estão esperando que os cristãos o  aceitem primeiro.

Luiz Sayão

 

Título: Cristão Pacifista
Colaborador: Luiz Sayão
Data desta postagem: 18/06/2022

Deixe seu comentário logo abaixo.

Veja também nossos demais esboços: Esboços

Cristão Pacifista

Por outro lado; Assim como; Em contrapartida; Igualmente; Ao contrário; Agora; Apenas; Constantemente; Depois que; Desde que; Enquanto; Em seguida; Ainda mais; Do mesmo modo; Bem como; Contudo; Juntamente com; Apesar disso; Em outras palavras; Nesse sentido;

Enfim; Em síntese; Em suma; Definitivamente; Afinal; Ainda mais;

Do mesmo modo; Bem como; Contudo; Juntamente com; Apesar disso; Em outras palavras; Nesse sentido; Por exemplo;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.