Pular para o conteúdo

ACEPÇÃO? ISSO, NÃO!
Tiago 2.1-13

“ACEPÇÃO ISSO NÃO!” é o título deste estudo bíblico em forma de esboço de sermão, com denúncias gravíssimas contra a igreja, especialmente aquelas “segmentadas”, isto é, aquelas igrejas “especializadas” numa certa classe socioeconômica ou faixa etária, política, racial, sexual, interesses em comum, esportes etc.).

Infelizmente, o ensinamento deste estudo bíblico está sendo deliberadamente “esquecido” em MUITAS igrejas que se julgam evangélicas, mas que há muito tempo já caíram da graça, quando deixaram este mal entrar por suas portas.

A ACEPÇÃO DE PESSOAS É UM PECADO COLETIVO DOS MAIS  GRAVES E DESASTROSOS QUE PODE TER EM UMA IGREJA.

— Por quais MOTIVOS a igreja deve lutar com unhas e dentes contra este pecado?

  • Porque é contrária à vontade de Deus.
  • Corrompe a igreja.
  • Faz a igreja perder os ricos na fé.
  • É uma tremenda falta de vergonha na cara.
  • Trata-se de uma transgressão contra a lei do amor.
  • E é um pecado grave aos olhos de Deus.

1º MOTIVO: PORQUE É CONTRÁRIA À VONTADE DE DEUS

“Meus irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas. Porque, se no vosso ajuntamento entrar algum homem com anel de ouro no dedo, com trajes preciosos, e entrar também algum pobre com sórdido traje, e atentardes para o que traz o traje precioso, e lhe disserdes: Assenta-te tu aqui num lugar de honra, e disserdes ao pobre: Tu, fica aí em pé, ou assenta-te abaixo do meu estrado, porventura não fizestes distinção entre vós mesmos…?” Tiago 2:1-4a

A Bíblia expressa a vontade de Deus, que é boa, agradável e perfeita. A vontade de Deus é que TODOS se salvem.

A acepção de pessoas é oposta à vontade Deus, é uma prática muito ruim, muito desagradável e miseravelmente imperfeita, pois afasta da igreja as pessoas que justamente mais precisam dela.

Como uma igreja pode pressupor que tem a aprovação de Cristo, se ela está desprezando/afastando o pobre, o doente, o necessitado, o estrangeiro, o problemático etc.?

2º MOTIVO: CORROMPE A IGREJA

“… e não vos fizestes juízes de maus pensamentos?” Tiago 2:4b

Uma das piores coisas que existem neste mundo são os juízes corruptos, pois são sem-vergonhas que pervertem o direito e a ordem social, roubam a esperança dos pobres, desqualificam a sua honra e vendem a sua dignidade. 

“A pior ditadura é a ditadura do Poder Judiciário. Contra ela, não há a quem recorrer.” Rui Barbosa.

Ao bajular o rico e desprezar o pobre, por exemplo, estamos agindo como os juízes corruptos, como aqueles que favorecem os ricos em seus tribunais, em detrimento dos pobres. Uma igreja assim já caiu da graça.

Leia Dt 24.17, Dt 27.19, Sl 68.5, Is 1.17, Is 10.2.

3º MOTIVO:  FAZ A IGREJA PERDER OS RICOS NA FÉ

“Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam? Mas vós desonrastes o pobre…”. Tiago 2:5,6

É muito comum vermos nas igrejas que as pessoas mais pobres financeiramente são as mais ricas na fé. Isso não é coincidência. Deus faz assim para nos fazer ver o valor de cada membro da igreja.

Desprezar os pobres da igreja é o mesmo que jogar fora os “ricos na fé” para ficar com os ricos deste mundo.

Uma igreja assim certamente terá dinheiro em seu caixa, mas não terá o poder da fé para fazer a obra de Deus.

Leia: Rm 2.10, Rm 9.21, Rm 12.10, Rm 13.7, I Co 12.23-26, Fp 2.29, I Tm 5.17, II Tm 2.20, I Pe 3.7.

4º MOTIVO: É UMA TREMENDA FALTA DE VERGONHA NA CARA

“Porventura não vos oprimem os ricos, e não vos arrastam aos tribunais? Porventura não blasfemam eles o bom nome que sobre vós foi invocado?” Tiago 2:6,7

Para bom entendedor, meia palavra basta. Inspirado pelo Espírito Santo, o apóstolo está dizendo que precisamos ter vergonha na cara.

Porque honrar os ricos em detrimento dos pobres, se são eles, os ricos, os que têm um “enxame” de advogados para nos arrastar aos tribunais? Por ventura não são eles que  blasfemam o bom nome de Jesus?

Evidentemente a Palavra está se referindo aos ricos deste mundo, pois, certamente, há muitos evangélicos ricos que são bênção em suas igrejas, porém, é bom lembrar que estes evangélicos ricos que são bênção NÃO GOSTAM DE BAJULAÇÃO. São pessoas simples, apesar da sua riqueza material.

Leia: II Cr 30.15, Esdras 8.22, Esdras 9.6, Sl 83.16, Ap 3.18.

5º MOTIVO: TRATA-SE DE UMA TRANSGRESSÃO CONTRA A LEI DO AMOR

“Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis. Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redarguidos pela lei como transgressores.” Tiago 2:8,9

Quem faz acepção de pessoas é um transgressor da lei de Deus, pois o amor não faz isso, antes trata a todos com o mesmo respeito.

Leia Mt 24.12, Jo 5.42, Rm 5.5, Rm 12.9-10, Rm 13.10, I Jo 4.7

6º MOTIVO: E É UM PECADO GRAVE AOS OLHOS DE DEUS

“Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei. Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade. Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo.” Tiago 2:10-13

Para que não fiquem dúvidas quanto à gravidade desta prática aos olhos de Deus, a Bíblia nos diz que acepção de pessoas é comparável a adultério e assassinato.

Veja algo semelhante em I Sm 15.23: “A rebelião é como pecado de feitiçaria,  e o porfiar é como iniquidade e idolatria”.

Ao agir desta maneira reprovável, a igreja cai da graça e passa a ser redarguida pela lei como transgressora e “o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia”. Torna-se uma igreja desgraçada, caiu da graça, e vive às margens da misericórdia de Deus.

Leia Hb 12.16-17, I Co 10.12.

CONCLUSÃO

Sim, temos motivos de sobra para lutar contra a acepção de pessoas dentro da igreja. Devemos gritar dentro das nossas quatro paredes: ” — Acepção? Isso, não!”

  • Porque é contrária à vontade de Deus.
  • Corrompe a igreja.
  • Faz a igreja perder os ricos na fé.
  • É uma tremenda falta de vergonha na cara.
  • Trata-se de uma transgressão contra a lei do amor.
  • E é um pecado grave aos olhos de Deus.

E quanto a você, qual é a sua posição diante desta denúncia?

Título: Acepção? Isso, não!
Auto: Pr Ronaldo Franco.
Data: 05/02/2007

Deixe seu comentário logo abaixo.

Veja também nossos demais esboços: Esboços

Acepção Isso não!

Enquanto; Em seguida; Ainda mais; Do mesmo modo; Bem como; Contudo; Juntamente com; Apesar disso; Em outras palavras; Nesse sentido; Enfim; Em síntese; Em suma;