Pular para o conteúdo

A POBREZA É MENTAL

“A POBREZA É MENTAL” foi o título escolhido para esta belíssima história que nos alerta sobre os cuidados que devemos ter para com a formação da estrutura mental dos nossos filhos e netos.

É o próprio Edgar Bledsoe quem nos conta a sua história: Era o ano de 1933, eu havia sido demitido de meu emprego de meio expediente e não podia mais contribuir para a despesa familiar. Nossa única renda era o que mamãe conseguia ganhar fazendo roupa para os outros.

Então mamãe ficou doente durante algumas semanas e incapaz de trabalhar. A companhia elétrica veio e cortou a força quando não conseguimos pagar a conta. Depois foi a companhia de água. Mas o Departamento de Saúde os fez religar a água por motivos sanitários. A despensa ficou quase vazia. Felizmente, tínhamos uma pequena horta e podíamos cozinhar os legumes numa fogueira no quintal.

Um dia minha irmã mais nova veio saltitante da escola para casa dizendo:

– Amanhã temos que levar para a escola alguma coisa para dar aos pobres.

Mamãe começou a esbravejar, dizendo:

– Não conheço ninguém mais pobre do que nós!

Mas a minha avó, que estava morando conosco na época, a fez calar, franzindo as sobrancelhas e tocando-lhe o braço:

– Eva, disse-lhe minha avó, se você passar para uma criança a ideia de que ela é “pobre” com essa idade, ela será “pobre” para o resto da vida.

E, complementou: Sobrou um pouco daquela geleia caseira. Ela pode levar aquilo.

Vovó achou um pedaço de papel de seda e um pedacinho de fita cor-de-rosa com os quais embrulhou nosso último pote geleia, e minha irmã foi saltitando para a escola no dia seguinte levando orgulhosamente seu belíssimo “presente para os pobres”.

Aos poucos a vida foi voltando ao normal e os tempos difíceis foram ficando cada vez mais distantes.

E, para sempre, depois disso, se havia algum problema na comunidade, minha irmã naturalmente presumia que ela deveria ser parte da solução.”

 

Título: A pobreza é mental
Autor: Edgar Bledsoe
Fonte: Histórias Para Aquecer o Coração
Publicado no Site do Pastor em: 06/04/2022

Deixe seu comentário logo abaixo.

Veja também nossos demais esboços: Esboços

A pobreza é mental

Bem como; Contudo; Juntamente com; Apesar disso; Em outras palavras; Nesse sentido; Enfim; Em síntese; Em suma; Definitivamente; Afinal; Ainda mais; Do mesmo modo; Bem como; Contudo; Juntamente com; Apesar disso; Em outras palavras; Nesse sentido; Por exemplo;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.