Pular para o conteúdo


ENTREGA O TEU CAMINHO AO SENHOR

“Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e o mais ele fará – Salmo 37.5.”

“ENTREGA O TEU CAMINHO AO SENHOR” é o título desta mensagem de encorajamento baseada neste belíssimo verso bíblico.

Quase todo mundo diz que confia em Deus, mas, quando vêm as provas, as lutas e as dificuldades, muitos ficam confusos, desanimados, ansiosos e cheios de dúvida em relação a Deus. Esta declaração do salmista tem três PARTES distintas, cujos ensinamentos podem aumentar a nossa confiança em Deus:

  • Entrega o teu caminho ao Senhor.
  • Confia nele.
  • E o mais ele fará.

1ª PARTE: ENTREGA O TEU CAMINHO AO SENHOR

A recomendação bíblica é para entregar “o” caminho. Não apenas a vida sentimental, familiar, amizades ou profissional. É para entregar TODO O CAMINHO.

Muitas vezes Deus não está agindo em nossas vidas devido ao fato de nós mesmos estarmos nos enganando, entregando a Deus somente algumas partes do nosso caminho.

C. S. Lewis, autor das Crônicas de Nárnia coloca assim esta questão: “O que Jesus nos diz é: Não quero um pouco do seu tempo e um pouco do seu dinheiro e um pouco do seu trabalho: Eu quero você por inteiro. Não vim atormentar o seu “eu” natural, eu vim matá-lo. Nenhum meio sacrifício é bom” (adaptado).


2ª PARTE: CONFIA NELE

Confiança é a soma de duas palavras: COM + FIANÇA. Confiar em Deus é confiar no Seu caráter e esperar o Seu agir.

Deus é a nossa garantia, o nosso fiador (fiança). Deus é fiel. Confiar Nele, naquilo que Ele diz em sua Palavra é a única opção de vitória do crente diante das provações da vida e da morte.

“Deus não é como os homens, que mentem; não é um ser humano, que muda de ideia. Quando foi que Deus prometeu e não cumpriu? Ele diz que faz e faz mesmo” – Números 23.19 (BLH).

Sugestão de ilustração para este sermão: DEUS NÃO É VELHACO


3ª PARTE: E O MAIS ELE FARÁ

Em nenhum lugar das Escrituras diz que Deus fará a nossa parte, aquilo que nos cabe fazer.

Tal como no evento da ressurreição de Lázaro, coube aos homens remover a pedra e a Cristo, o milagre da ressurreição.

Uma das mais terríveis fontes das nossas preocupações é a constatação da nossa impotência diante de alguns problemas e provações. O “mais Ele fará” aplica-se a estas situações, quando algo é impossível ou extremamente difícil para nós.

Quem, de fato, entregou o seu caminho e confia em Deus, dorme em paz, sem ansiedade, pois sabe que Ele é Deus de milagres, Deus do impossível.

“Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus? – João 11.40 (RA)”.

CONCLUSÃO

A explicação é simples, mas colocar isso em prática é outra conversa, mas, comece pelo começo, comece entregando TODO o se caminho ao Senhor.

– É um desafio e tanto, né? Você aceita o desafio?

 

Título: Entrega o teu caminho ao Senhor
Autor: Pr Ronaldo Franco
Data: 27/09/2014

Deixe seu comentário logo abaixo.

Veja também nossos demais esboços: Esboços

Entrega o teu caminho ao Senhor

Por outro lado; Assim como; Em contrapartida; Igualmente; Ao contrário; Agora; Apenas; Constantemente; Depois que; Desde que; Enquanto; Em seguida; Ainda mais; Do mesmo modo; Bem como; Contudo; Juntamente com; Apesar disso; Em outras palavras; Nesse sentido; Enfim; Em síntese; Em suma; Definitivamente; Afinal; Ainda mais; 

2 comentários em “Entrega o teu caminho ao Senhor”

  1. Muito bom os esboço parabéns tudo na direção de Deus vocês não tem um aplicativo com os esboço seria muito bom

  2. Sidney Ribeiro Balut

    Entregar o nosso caminho ao Senhor é lançarmos o nosso fardo sobre Ele e esperarmos que Ele haja em nosso favor.Entregue ao Senhor tudo o que você é,tem ou faz e Ele cuidará de tudo em sua vida e em seu ser.

    Quando formos injustiçados,perseguidos,difamados,caluniados;quando tivermos o nosso caráter atacado e denegrido;e se as tramas dos ímpios desgraçarem a nossa pessoa e não pudermos suportar mais,entregue sua causa a Deus e Ele protegerá o seu caráter,alvejará a sua alma e limpará tudo a seu respeito.

    O salmo 37 é um salmo de sabedoria e nos exorta a mantermos a paciência em meio a muitos problemas nossos,pois o Senhor agirá a nosso favor mesmo que de forma invisível aos nossos olhos físicos.Mas depois percebemos que eventos que aconteceram e que nos beneficiaram não podem ser obra do acaso.Aí,nossos olhos espirituais vão nos dizer:”é o dedo de Deus”.Lance a sua vida sobre o Senhor,eis a questão!

    Quanto a confiar no Senhor,o próprio verso 3 nos diz:”Confia no Senhor e faze o bem;habita na terra e alimenta-te da verdade”.Confiar no Senhor é ficar tranquilo,calmo e sereno e ter condições mentais e espirituais de fazer o bem e se alimentar da verdade.Não olhe para o ímpio,não fique reparando sua roupa,seu status na sociedade.Olhe para Jesus.Só Ele cuida bem de você ,melhor do que você mesmo cuida de si próprio!

    E o mais Ele fará:”Todas as cousas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus,daqueles que são chamados segundo o seu propósito”(Rm 8.28).Se vão cooperar,isso é devido à ação divina.De nossa parte devemos amar a Deus e fazer a Sua obra o mais fiel possível.

    Conselho prático:Não inveje os ímpios pois o tempo deles está chegando ao fim.As bençãos e segurança estão reservados apenas para o povo de Deus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.