Pular para o conteúdo

QUEM CALA CONSENTE

“QUEM CALA CONSENTE” é  o título deste esboço de sermão, escrito para nos alertar sobre as consequências de se calar diante de certas situações.

A Bíblia assevera que “há tempo de estar calado, e tempo de falar” (Eclesiastes 3.7b), mas, honestamente falando, é muito difícil encontrar o equilíbrio, não é mesmo? Para nos ajudar a obter sabedoria, vamos estudar hoje algumas SITUAÇÕES em que a pessoa precisa falar, pois, se não falar, acabará consentindo com o erro.

QUEM CALA CONSENTE → COM A DOMINAÇÃO DO MAL

Mateus 9.32-33: “Quando eles foram embora, algumas pessoas levaram a Jesus um homem que não podia falar porque estava dominado por um demônio. Logo que o demônio foi expulso, o homem começou a falar”.

Uma das táticas mais eficazes dos grandes predadores (leões, tigres, ursos, tubarões etc.) é isolar a sua vítima, afastá-la do seu bando. A mesma tática é usada por satanás para dominar e destruir uma pessoa: Fazer com que ela se isole, que fique calada.

Ao ser liberto do demônio, este homem começou a falar. 

QUEM CALA CONSENTE → COM A ENFERMIDADE

Tiago 5.16: “Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e façam oração uns pelos outros, para que vocês sejam curados. A oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder”.

Quando praticamos a “Confissão Horizontal”, isto é, quando confessamos os nossos pecados “uns aos outros” (eu te conto os meus pecados e você me conta os teus) e oramos uns pelos outros, o milagre da cura acontece, para a glória do nome de Jesus.

No entanto, escolha bem com quem vai abrir se coração. Assim como nos tempos dos apóstolos, ainda hoje há falsos irmãos em nosso meio.

QUEM CALA CONSENTE → COM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Salmo 32.3-5: “Enquanto eu me calei, envelheceram os meus ossos… Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim… Confessei-te o meu pecado e a minha maldade não encobri; dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado”.

Os filhos de Deus que tentam esconder os pecados sofrem uma pressão tão grande — sob o peso da mão de Deus — que acabam envelhecendo precocemente, mas, quando praticamos a “Confissão Vertical”, isto é, quando confessamos os nossos pecados a Deus, somos perdoados e purificados pelo sangue de Jesus e a dor e o peso da nossa culpa do pecado sai de cima de nós.

CONCLUSÃO

Quando falar e quando calar? É muito difícil encontrar o equilíbrio entre estas duas coisas. No entanto, a Bíblia nos dá sabedoria a respeito destes momentos em que devemos falar:
– Não se cale diante da opressão maligna. Não se deixe dominar pelo mal.
– Jamais esconda os seus pecados de seus irmãos; a hipocrisia o deixará doente.
– Não deixe de confessar os seus pecados a Deus, isso te trará tanto sofrimento que você acabará envelhecendo precocemente.

 

Título: Quem cala consente
Autor: Pr Ronaldo Franco
Data: 20/09/2015

Deixe seu comentário logo abaixo.

Veja também nossos demais esboços: Esboços

Quem cala consente

3 comentários em “Quem cala consente”

  1. Extraordinário esboço [resumido, porém, suculento] Parabéns! e Mui grato ao Senhor por tua contribuição, Pastor Ronaldo Franco.

  2. Maria das Graças de Oliveira

    Quando falamos com a direção e a permissão do Espírito Santo de DEUS, é visível o Seu agir.

  3. Na vida secular,quando uma pessoa não argumenta a seu favor diante de sérias acusações contra si ou fica em silêncio diante de injustiça gritante ou quando não intervém em um debate ou discussão,essa pessoa fica mal vista.

    Atitude de silêncio revela ausência de conteúdo ou fraqueza moral ou consentimento com o locutor.Quem não se manifesta contra uma atitude,concorda com ela.

    No meu entender,silêncio em momentos cruciais ou é consentimento ou é covardia(medo).É um pecado de omissão.

    Que o nosso silêncio seja apenas momentâneo ,o suficiente para dominarmos as emoções e darmos uma resposta sensata,uma resposta de sabedoria e coragem contra o mal e a injustiça!

    “Tudo tem o seu tempo determinado,e há tempo para todo propósito debaixo do céu…tempo de matar,e tempo de curar…tempo de estar calado,e tempo de falar…tempo de guerra e tempo de paz”(Ec 3.1,7,8).

    Muitas vezes,o combate cristão começa em um breve silêncio meditativo e logo se irrompe em fala poderosa e em ação enérgica!Nós estamos em guerra contra as forças do mal neste mundo e calados e silenciosos é que não podemos ficar!

    Quando somos tentados a mentir ou a dizer grosserias,então é tempo de ficarmos calados.Nessa hora,o silêncio é sábio!Mas quando a obra de Deus está em curso ou em risco de ser barrada,então é tempo de falar!

    Quem nasceu de novo foi liberto das garras das trevas por Jesus!Então,tal pessoa não pode ficar calada!A mulher samaritana teve um encontro com Jesus e não ficou calada(Jo 4.28-29).

    Quem se cala diante do mal,consente com o mal ou é um covarde.E covarde não entra no reino(Ap 21.8).

    Dante Alighieri_escritor,poeta e político florentino_nos deixou esta fala:”Os lugares mais quentes do inferno estão reservados aos que permaneceram neutros em momentos críticos de crise moral”.

    Na hora de lutar contra o mal ou testemunhar de Deus para o mundo,é errado ficar calado pois “quem se cala consente com o inimigo”.”Não temas,pelo contrário,fala e não te cales”(At 18.9).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.