Pular para o conteúdo
O QUE FAZER QUANDO NÃO SE SABE O QUE FAZER
Texto: 2 Cr 20


O Que Fazer Quando Não Se Sabe O Que Fazer é o tema deste sermão que reflete a angústia e a indecisão de muitos crentes nos dias atuais frente à pandemia, desemprego e lockdown. Muitos irmãos estão desorientados e se aproximam do mundo buscando alívio em entretenimentos, guloseimas, envolvimento nas políticas, nos esportes e buscando algum escape em viagens de turismo, quando podem. Outros caem no desânimo, depressão e tristeza.

Porém, há outras ALTERNATIVAS para os filhos de Deus. 

 

1. APRENDA COM O QUE DEUS FEZ NO PASSADO

Uma grande multidão vinha contra Israel para o destruir. O rei Josafá convocou o povo para orar e jejuar e obteve a vitória por meio da confiança no nome de Deus. Esta confiança veio a partir da história da intervenção divina em favor do Seu povo.

Hoje também, circunstâncias difíceis nos vêm e muitas vezes ficamos sem domínio algum sobre a situação e sem forças para enfrentar as adversidades. Nestes momentos, devemos olhar para a nossa história, lembrar de tudo o que o Senhor já nos fez para fortalecer a nossa confiança, pois a nossa vitória está no Senhor, por meio da fé.

O que fazer quando não se sabe o que fazer? Comece relembrando e celebrando o que Deus já fez no passado.


2. RESISTA ÀS PRESSÕES DO PRESENTE

Ataques à igreja sempre existiram, mas parece que eles são muito mais intensos agora, no mundo todo, e a igreja brasileira não fica ilesa. No passado o diabo usou o imperador Nero para exterminar muitos cristãos, hoje, ele usa outros meios, mas a intenção é a mesma, sempre visa destruir ou corromper a igreja por dentro, impedi-la de ser testemunha de Jesus.

Leis e Projetos de Lei (PL), por exemplo, são elaborados todos os dias para tentar naturalizar práticas contrárias à natureza, ao Evangelho, aos valores bíblicos e ao único Deus verdadeiro. Alguns temas desta agenda afetam as igrejas, como, por exemplo, obrigá-las a celebrar casamento homossexual, ideologia de gênero, aborto, evolucionismo ateísta, exaltação de religiões anti-cristãs, proibição de símbolos cristãos em determinados espaços, feminismo radical, satanismo etc.

Hoje a igreja brasileira tem motivos de sobra, motivos demais, para orar e clamar a Deus intensamente! Um inimigo muito poderoso está vindo para mudar tudo neste país. É hora da “nação genuinamente evangélica” orar e jejuar, para quebrar o cerco. O inimigo tem de saber que o povo de Deus se une na hora da dor e da crise! O nosso Deus é também um Deus de livramento (vs 9).

O que fazer quando não se sabe o que fazer? Resista às pressões do presente, não caia na armadilha do “politicamente correto”, não queira agradar a todos. Agradar a Deus deve ser o seu objetivo maior.

 

3. LUTE COM DEUS EM ORAÇÃO

O rei ficou com medo e foi orar (vs 3). Quando nos vem uma luta maior que as nossas forças, devemos orar, porque Deus vem em nosso socorro! Uma verdade é que quando estamos bem, oramos pouco mas quando nos vêm as crises, as lutas, oramos mais. Nas horas dos problemas, as reuniões de oração são mais frequentadas.

Quem se sente forte, confia na própria força. E quem se sente frágil, impotente, ameaçado, busca Deus em oração e clamor. Quando o inimigo nos ataca, devemos orar. Oração é unir a fraqueza humana a Deus. É conectar o altar da terra, o seu coração, ao trono do céu.

O rei Josafá foi muito sincero: “Não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em Ti”.

O que fazer então quando não se sabe o que fazer?
Buscar a Deus em oração, e oração com jejum é melhor.
Crer na Palavra de Deus (vs 13-17). É como se Deus falasse: “Fica quieto e Eu vou lhe dar o livramento”. “Não tereis de pelejar; tomai posição”. O Senhor quer que entendamos que a nossa vitória não virá de nosso esforço, mas do Senhor!
Adorar a Deus e louvá-lo pela vitória antes mesmo da batalha começar, antes mesmo do problema ser removido. Isso requer fé!

O Targum Judaico nos diz que anjos apareceram no acampamento inimigo e mataram algumas pessoas. Os soldados, percebendo a matança, ficaram enlouquecidos e passaram a se matar uns aos outros.

PONTO-CRUZ (use este PC aqui)  – O que é isso?
Assim é também a nossa salvação! Ninguém entrará no céu por méritos próprios mas pelo sangue de Jesus: (Rm 5.9).
 
4. VISLUMBRE O FUTURO GLORIOSO DO POVO DE DEUS

Um dos mais recorrentes sintomas da tristeza profunda e da depressão é a falta de esperança, quando a pessoa não consegue vislumbrar o futuro, ou, então, quando a pessoa só enxerga escuridão e trevas no futuro.

A solução dos problemas pessoais ou mundiais não está no poder das armas, nem nas ideologias, nos acordos políticos, no ecumenismo religioso, na criação de uma religião mundial única ou num governo mundial. 

A solução de Deus para o problema do mal no mundo é Jesus Cristo! E a Igreja fará muito bem em proclamar esse Nome aos quatro cantos do mundo! Disse Jesus: “E Eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo”(João 12.32). 

O que fazer quando não se sabe o que fazer? Vislumbre o futuro. O futuro do povo de Deus é glorioso, em todos os sentidos. Especialmente quando clamamos ao Senhor.


CONCLUSÃO
Lutas vêm e vão, mas aquele que permanece no Senhor está firmado na rocha, não vacila. 

O que fazer quando não se sabe o que fazer?
– Aprenda com o que Deus fez no passado.
– Resista às pressões do presente.
– Lute com Deus em oração.
– Vislumbre o futuro glorioso do povo de Deus.

Que o Senhor nos ajude na fé e nos dê coragem para agirmos conforme a sua vontade! Amém.


Título: O que fazer quando não se sabe o que fazer
Autor: Sidney Balut
Site do Pastor
Data: 25/11/2020

Veja também nossos Artigos


Deixe seu comentário logo abaixo.

O que fazer quando não se sabe o que fazer

Antes de mais nada, Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz. Acima de tudo, onde houver ódio, que eu leve o amor. Discórdia, que eu leve a união. Em síntese, onde houver dúvidas, que eu leve a fé. Onde houver erros, que eu leve a verdade. Assim como, onde houver ofensa, que eu leve o perdão. Desespero, que eu leve a esperança. Tristeza, que eu leve a alegria. Trevas, que eu leve a luz.

Em síntese, onde houver dúvidas, que eu leve a fé. Onde houver erros, que eu leve a verdade. Assim como, onde houver ofensa, que eu leve o perdão. Desespero, que eu leve a esperança. Tristeza, que eu leve a alegria. Trevas, que eu leve a luz.

Antes de mais nada, Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz. Acima de tudo, onde houver ódio, que eu leve o amor. Discórdia, que eu leve a união.

4 comentários em “O que fazer quando não se sabe o que fazer”

  1. Pastor Jose Luiz Jandira/SP

    esta é a pergunta que a humanidade esta fazendo a um ano “o que fazer”
    o Senhor já respondeu:
    entrega teu caminho a Ele, confia nele e Ele te ajudara.
    obrigado pela mensagem.

  2. A paz do SENHOR, irmão Ivo. A apostasia está presente, sim, sempre esteve, mas agora de maneira intensa. Isso é sinal dos tempos. Essas crises e pandemias têm revelado os falsos e os verdadeiros. O joio não aguenta sofrer pela causa do Evangelho. Façamos a nossa parte e deixemos tudo com o SENHOR pois “Deus é o juiz; a um abate, a outro exalta” e “Abaterei as forças dos ímpios; mas a força dos justos será exaltada”(Sl 75.7,10). Que o SENHOR nos ajude a sermos fiéis!

  3. A paz do Senhor pastor Sidney, que benção o seu artigo “O que fazer quando não se sabe o que fazer”.
    Ele chama muita àtenção para tudo o que as Escrituras nos tem ensinado. Porém, temos percebido que a apostasia está presente entre aqueles que buscam a sabedoria do homem e não a de Deus.

  4. O mundo está desorientado e cheio de problemas e isso está abatendo a fé de muitos, incluindo pessoas religiosas. Esta situação é uma excelente oportunidade para nós, os crentes evangélicos, mostrarmos que existe uma realidade que transcende as circunstâncias.

    Sim, na angústia há consolo para os que se voltam para Deus e confiam nas Suas palavras!

    O mundo tem de enxergar a alegria da esperança que existe nos cristãos bíblicos, nos crentes no Deus vivo, o Eterno.

    “Mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam”(Is 40.31). Amém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.