LENTILHA FAZ MAL AO CORAÇÃO?
E Jacó cozera um guisado; e veio Esaú do campo, e estava ele cansado; e disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Então disse Jacó: Vende-me hoje a tua primogenitura.
E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura?
Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó.
E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura. – Gênesis 25:29-34
Será que lentilha faz mal para o coração? Não, claro que não, mas existem certos “temperos venenosos” que podem até matar.
Muitos cristãos podem estar desprezando a herança de Deus sem se darem conta das atitudes venenosas que os têm levado a isso.
– Jacó fez uma lentilha saudável, mas Esaú colocou “TEMPEROS VENENOS” nela, que acabaram com o seu coração:
• IRREVERÊNCIA
• ARROGÂNCIA
• INCONSEQUÊNCIA
1º TEMPERO VENENOSO: IRREVERÊNCIA
Esaú tratou assuntos sérios na brincadeira. Ele poderia ter pensado assim: “— Esse acordozinho aqui com meu irmão não vale nada, só tô tirando uma onda da cara dele”.
Mas, todo mundo já sabe que há certas coisas com as quais não se deve brincar. Todo mundo já sabe que com Deus não se brinca.
Não tempere os assuntos importantes da vida com o veneno da irreverência.
“Não te chegues para cá, tira os teus sapatos (sandálias) de teus pés, porque o lugar em que tu pisas é terra santa” – Êxodo 3.5
“Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão… irreverentes… Foge também destes.” – 2Timóteo 3:1-9
“Então, subiu dali a Betel; e, indo ele pelo caminho, uns rapazinhos saíram da cidade, e zombavam dele, e diziam-lhe: Sobe, calvo! Sobe, calvo! Virando-se ele para trás, viu-os e os amaldiçoou em nome do SENHOR; então, duas ursas saíram do bosque e despedaçaram quarenta e dois deles”. II Reis 2.23-24
Cuide do seu coração, não use o veneno da irreverência.
2º TEMPERO VENENOSO: ARROGÂNCIA
Esaú achou que jamais perderia a sua herança para o seu irmão, pois ele era o “queridinho” do papai, o seu protegido. Ele poderia ter pensado assim: “— Mesmo que esse acordo tenha algum valor, meu pai não vai dar a minha herança para Jacó, pois eu sou o ‘filhinho do papai’, o preferido dele”.
Tem muita gente achando que pode fazer o que quer pois é filho de crente, de diácono, de presbítero, de pastor… Tem muita gente achando que pode fazer o que quer pois “é filho do Rei”, é filho de Deus, e que Deus vai protegê-lo das consequências das suas brincadeira, zombarias e pecados.
Jesus, sim, era o filho amado do Pai, mas nunca fez o que lhe deu na cabeça, sempre colocou a vontade do Pai acima da sua própria.
Cuide do seu coração, não tempere as suas decisões com o veneno da arrogância.
“O temor do Senhor é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio”. – Provérbios 8:13
“E a arrogância do homem será humilhada, e a sua altivez se abaterá, e só o Senhor será exaltado naquele dia”. – Isaías 2:17
“Bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança e não pende para os arrogantes, nem para os afeiçoados à mentira.” – Salmo 40.4-5.
Cuide do seu coração, não use o veneno da arrogância.
3º TEMPERO VENENOSO: INCONSEQUÊNCIA
Esaú foi absolutamente inconsequente, não pensou nas consequências. Talvez ele tenha imaginado que poderia resolver o assunto depois. Talvez tenha pensado que poderia voltar atrás em seu juramento. Talvez tenha pensado assim: “— Ah… Não dá nada, depois eu dou um jeito de pagar essa porcaria de prato de lentilha pro meu irmão”.
Mas não teve volta. Jacó não estava brincando e fez de tudo para ficar com a sua bênção. Dizem por aí que Jacó roubou seu irmão, mas não é verdade. Esaú vendeu sua parte para ele pelo preço de um prato de lentilha.
Ainda que Esaú tenha buscado arrependimento (por ter vendido sua primogenitura), não pode voltar atrás da decisão inconsequente que tomou:
“Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou” – Hebreus 12:17.
A Bíblia não diz, mas quem sabe ele tenha chorado até na frente do seu irmão, querendo a bênção de volta, mas não adiantou.
Há consequências na vida que não têm volta. Há planos que não podem ser refeitos. Há sonhos que não podem ser sonhados novamente. Há perdas que não têm restituição. Há prejuízos sem volta. Há oportunidades que são perdidas para sempre.
Cuide do seu coração, não use o veneno da inconsequência.
CONCLUSÃO
Lentilha é muito bom pra saúde, mas, se for temperada com venenos, podem destruir um coração.
• IRREVERÊNCIA
• ARROGÂNCIA
• INCONSEQUÊNCIA
Deus seja louvado!
Título: Lentilha faz mal ao coração?
Autor: Pr Ronaldo Franco
Data: 17/06/2012
Deixe seu comentário logo abaixo.
Veja também nossos demais esboços: Esboços