Pular para o conteúdo
JESUS BOMBEIRO

Texto bíblico: “Livra os que estão destinados à morte e salva os que são levados para a matança, se os puderes retirar” – Pv 24.11 (Versão Almeida Revista e Corrigida).

jesus bombeiro

Jesus Bombeiro é um sermão que compara a obra salvífica de Jesus ao maravilhoso trabalho dos bombeiros.

Você já pensou nos sofrimentos e perdas que muitas pessoas teriam se os bombeiros falhassem em sua missão?

E quanto aos que estão indo para o inferno, você já pensou no sofrimento deles, se você falhar ou negligenciar na sua missão de pregar o Evangelho? Imite o Jesus Bombeiro, salvando vidas. Mas, como, de que MANEIRAS podemos ser “bombeiros” de Jesus?


O1) COMBATA O FOGO DA INCREDULIDADE
A Bíblia condena o não ajudar o próximo quando isso está ao nosso alcance fazê-lo. E, muitas vezes, por motivo fútil em nossos corações, deixamos de fazê-lo. Ficamos neutros ou indiferentes quando vemos o próximo sendo enganado por ensinamentos que não procedem do SENHOR (YHWH). Temos consciência de que esse “fogo da incredulidade”, que está aceso no coração do próximo, vai levá-lo à queima total no fogo do inferno, mas, mesmo assim, muitas vezes deixamos ‘passar de liso’.

Isso é pecado de omissão. Por isso o verso seguinte ao texto lido nos diz: “Se disseres: Não o soubemos, não o perceberá aquele que pesa os corações? Não o saberá aquele que atenta para a tua alma? E não pagará Ele ao homem segundo as suas obras?”(Pv 24.12)

E como se apaga o fogo da incredulidade? Com água, “Água da Vida”. Pregando a mensagem do Evangelho, pois só a ‘água da vida’, é capaz de tal coisa. (Ap 22.17


02) ESTEJA SEMPRE PREPARADO

A profissão do bombeiro é uma das mais honrosas e gloriosas entre os homens, no entanto, exige muito preparo. Enquanto muitos matam e/ou deixam morrer por negligência covarde, os bombeiros se dedicam sempre a salvar vidas e, mesmo quando não estão atendendo alguma ocorrência, continuam se preparando para fazê-lo!

Ser bombeiro é uma profissão nobre e destemida e ser um bombeiro de Jesus também o é!

Os bombeiros profissionais salvam das chamas físicas, das chamas deste mundo, enquanto Jesus salva das chamas eternas do inferno. Na primeira a salvação é temporária, mas, na segunda, é eterna. 

Para ambas as obras da salvação,exige-se coragem, determinação, PREPARO e nobreza.


03) ESTAR SEMPRE DISPOSTO AO SACRIFÍCIO PESSOAL

Usando a linguagem teológica, podemos dizer que os bombeiros profissionais fazem um tipo de sacrifício chamado de “vicário”, isto é, muitas vezes sacrificam a própria vida em prol da vida de outros, no entanto, os bombeiros vão aos atendimentos para salvar pessoas e não para morrer. Isso acontece, mas não é o plano.

Algo muito maior fez o Senhor Jesus que foi até à cruz do calvário sabendo que ia morrer em nosso lugar, em seu sacrifício vicário, Ele nos limpou e nos trouxe o perdão de Deus Pai.

Quando alguém pede socorro a um bombeiro, nem sempre será salvo. Isso ocorre porque são seres humanos e, como humanos, não podem garantir 100% de êxito em suas operações. Agora, quem pede socorro a Jesus, quem clama a Ele do fundo do seu coração e da sua alma, jamais será frustrado!

Podemos concluir que a salvação dos bombeiros é maravilhosa, porém, limitada por sua própria natureza, enquanto que a de Jesus é infinita e eterna.

Ilustração: Havia um soldado inglês,  autêntico seguidor de Jesus. Mas ele tinha uma desvantagem, ele era franzinho. Então acharam que ele devia ser o corneteiro, pois assim não teria de lutar.

Um dia houve uma transgressão no alojamento e, pela disciplina militar, todos pagam se o culpado não aparecer para a punição. E o corneteiro sabia que o autor da transgressão era um amigo seu. 
Então esse soldado franzinho se apresentou como culpado e recebeu dez chibatadas que o enfraqueceu tanto que foi levado direto para a enfermaria.

Seu amigo,muito comovido, lhe perguntou: — Mas porque você fez isso? E o soldado respondeu: — Eu fiz isso para você ter uma ideia do que Jesus Cristo sofreu no seu lugar. Eu, sendo inocente desta transgressão, sofri no seu lugar para que você medite no sacrifício de Cristo em seu lugar.

E o fogo da incredulidade foi apagado no coração do seu amigo e este se converteu!

“Cristo morreu,uma única vez,pelos pecados,o Justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus;morto,sim,na carne mas vivificado no Espírito” (1 Pe 3.18).

” — Mas pregador, eu não acredito que Jesus seja Deus. O que você me diz a respeito disso?”

Respondo com um verso bíblico e com um argumento:
– A Bíblia declara: “Aguardando a bendita esperança e manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus”(Tt 2.13).
– Jesus é o único líder religioso da História, ou fundador de religião, que se declarou Deus. Ou Ele era um grande mentiroso ou um doido varrido ou Ele é o que diz ser.

Analisemos a realidade: Até hoje, após dois mil anos, pessoas se apaixonam por Ele, vivem por Ele, morrem por Ele. E têm suas vidas transformadas por Ele para melhor. E ninguém consegue provar erro em Seus ensinamentos, que atravessam séculos e nada, nem mesmo a Ciência, ou qualquer outro sistema religioso, consegue superar essa sabedoria. Ninguém consegue desacreditar ou destruir a obra de Jesus em 2.000 anos de História.

E onde quer que o Nome de Jesus chega, as trevas e o mal se dissipam, se afastam. Isso não acontece com nenhum outro nome!

Então, nem grande mentiroso e nem doido varrido Ele é. Suas palavras contém uma sabedoria inigualável até aos dias de hoje.

A única conclusão lógica possível é que Jesus é o que afirma ser: DEUS! O Messias de Israel e Salvador do mundo, pois só Deus tem o poder de acabar com o mal.

PONTO-CRUZ   (use este PC aqui)  – O que é isso?
“Eu sou o pão vivo que desceu do céu;se alguém dele comer,viverá eternamente;e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne(Jo 6.51). “Havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz,por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as cousas,que sobre a terra,quer nos céus”(Cl 1.20).

Glória a Deus que, por intermédio da obra de Jesus na cruz do Calvário, nos resgatou da maldição do fogo do inferno.

Imite o Senhor Jesus salvando o maior número possível de pessoas no tempo em que viver neste mundo.


CONCLUSÃO
O maior privilégio para um ser humano neste mundo é ser considerado por Deus Pai como um filho de Deus, um discípulo de Seu Filho Jesus Cristo.
E ser considerado um soldado de Jesus, ser um bombeiro de Jesus é outro privilégio quer muito agrada ao SENHOR DEUS.
E, como discípulos do Mestre, devemos imitá-lo! Se Ele veio a este mundo para nos salvar da condenação ao fogo eterno, aos bombeiros, é creditado o privilégio de imitar o Mestre neste trabalho honroso de salvar pessoas das chamas deste mundo: “Livra os que estão destinados à morte,e os que são levados à matança,se o puderes retirar” (Pv 24.11).
Assim seja,amém.

 

Jesus Bombeiro
Autor: Pregador Sidney Balut
Data publicação: 20/09/2020

Deixe seus comentários abaixo.
Visite também Artigos

1 comentário em “Jesus Bombeiro”

  1. “Eu vim para lançar fogo sobre a terra e bem quisera que já estivesse a arder”(Lc 12.49).
    O cristão ,imitando o Bombeiro Jesus,apaga o fogo do inimigo,o fogo da incredulidade e do pecado.
    Mas também o cristão imita Jesus quando se torna um incendiário,acendendo o fogo do SENHOR nos corações das pessoas,o fogo do amor a Deus,o fogo da santidade ao Criador,um fogo para incendiar os cristãos de entusiasmo na obra santa do Deus único,o Deusw vivo,o Deus de Israel,o YHWH.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.