Pular para o conteúdo

INTIMIDADE COM DEUS
João 15.15

“INTIMIDADE COM DEUS” é o título deste Estudo Bíblico que busca nos direcionar para o melhor e mais importante relacionamento que podemos ter na vida.

Não se trata de uma “receita de bolo”, mas de algumas perguntas e algumas passagens bíblicas que podem iluminar o nosso caminho. 

Nota: No belíssimo comentário postado pelo irmão Sidney Ribeiro Balut, abaixo, você encontrará vários versículos bíblicos confirmando este estudo. Leia-o,  atentamente, e deixe também o seu comentário.

1. O que é intimidade?

  • Relação muito próxima.
  • Amizade íntima.
  • Familiaridade.

O tipo de intimidade depende do tipo do relacionamento. Por exemplo, além da intimidade sexual, a um casal convém ter também intimidade emocional e de propósitos (cumplicidade saudável), pois só sexo não sustenta casamento. Infelizmente é possível que um casal se dê muito bem na cama, mas não tem no seu dia a dia a alegria da intimidades de outros tipos.

2. Será que Deus deseja ter intimidade com a raça humana?

Presume-se que haja cerca de 40.000 religiões no mundo; todas elas expressando a busca humana pelo “divino”. A única exceção é o Cristianismo, que expressa a busca do Divino pelo humano.

Isto ficou bem demonstrado no Evangelho de João 1.11: “[Jesus] VEIO para o que era seu”.

A resposta à esta pergunta é “Sim”, por mais diferentes que sejamos (sob qualquer aspecto), Deus deseja se relacionar com a raça humana. Veja estas declarações bíblicas:

“Há muito que o Senhor me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí”. (Jr 31.3)

“Aproximem-se de Deus, e Ele se aproximará de vocês!” (Tg 4.4a)

3. Alguns exemplos bíblicos de pessoas que tiveram intimidade com Deus?

  • Adão e Eva, antes da queda conversavam todos os dias com Deus (Gn caps. 2 e 3).
  • Enoque (Gn 5.24).
  • Noé (Gn 6.9).
  • Abraão (I João 2.23).
  • Alguns dos reis de Israel.
  • Os profetas.
  • Os apóstolos.
  • E, é claro, o exemplo do próprio Senhor Jesus, em sua missão terrena.

4. Para ter (e manter) intimidade com Deus, a Bíblia apresenta algumas considerações:

4.1 – É PRECISO TER SEDE DE DEUS

“Ó Deus, tu és o meu Deus, eu te busco intensamente; a minha alma tem sede de ti! Todo o meu ser anseia por ti, numa terra seca, exausta e sem água”. (Salmos 63:1)

4.2 – É PRECISO TER FÉ

“E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.” (Rm 4.3)

4.3 – É PRECISO FAZER CONFISSÃO PÚBLICA DE FÉ

“Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; mas aquele que confessa o Filho, tem também o Pai“. (1 João 2:23)

4.4 – É PRECISO TER TEMOR DE DEUS

“A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança”. (Sl 25.14)

4.5 – É PRECISO VIDA DE ORAÇÃO

  • Oração é proximidade.
  • Jesus orava para manter sua intimidade com o Pai.

“E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa. Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará”. (Mt 6.5-6)

4.6 – É PRECISO SANTIFICAÇÃO

Santificação deve ser entendida como um PROCESSO, que começou no exato momento da sua conversão a Cristo e se estenderá até o seu último dia de vida. Não é algo posto, mas algo sendo conquistado a cada dia pela GRAÇA de Deus agindo em nós.

O Apóstolo João diz: “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo”. 1 João 2:1,2

O pecado não pode nos separar de Deus, no sentido de nos fazer perder a salvação (Romanos 8.38-39), mas pode quebrar/atrapalhar a nossa intimidade com Deus.

“Porque o perverso é abominável ao Senhor, mas com os sinceros ele tem intimidade”. (Pv 3.32)

“Qualquer que quiser ser amigo do mundo, constitui-se inimigo de Deus”. (Tg 4.4b)

4.7 – É PRECISO TER AMOR À PALAVRA

Principalmente, pois ninguém pode ser íntimo de quem não conhece.

E ninguém pode dizer que conhece a Deus se não conhece a Sua palavra.

“Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando”. (Jo 15.14)

5. O que nos falta para termos Intimidade com Deus?

  • Sede de Deus?
  • Fé?
  • Confissão pública de fé?
  • Temor de Deus?
  • Vida de oração?
  • Santificação?
  • Amor à Palavra?

6. Por onde começar?

Eu começaria com “Amor à Palavra”. Dedique-se ao estudo sério e sistemático da Bíblia. Adquira comentários e dicionários bíblicos. Faça imersão nas páginas da Sagrada Escritura. 

A Palavra de Deus vai te ajudar com os demais itens: Vai te ajudar com a Santificação, com a Oração, com o Temor de Deus, com a Fé e a Confissão Pública de Fé. E vai te dar muita sede de Deus, o desejo de conhecer e prosseguir conhecendo o SENHOR.

 

Título: Intimidade com Deus
Autor: Pr Ronaldo Franco.
Data: 22/04/2022

Deixe seu comentário logo abaixo.

Veja também nossos demais esboços: Esboços

Intimidade com Deus

Em seguida; Ainda mais; Do mesmo modo; Bem como; Contudo; Juntamente com; Apesar disso; Em outras palavras; Nesse sentido; Enfim; Em síntese; Em suma; Definitivamente; Afinal; Ainda mais; Do mesmo modo; Bem como; Contudo; Juntamente com; Apesar disso; Em outras palavras; Nesse sentido; Por exemplo; Por outro lado; Assim como; Em contrapartida; Igualmente; Ao contrário; Agora; Apenas; Constantemente; Depois que; Desde que; Igualmente; Ao contrário; Agora; Apenas; Constantemente; Em outras palavras; Nesse sentido; Por exemplo;  Por outro lado; Assim como; Em contrapartida; Igualmente; Ao contrário; Agora; Apenas; Em síntese; Em suma; Definitivamente; Ainda mais; Do mesmo modo;

2 comentários em “Intimidade com Deus”

  1. Jonatas Egidio Schemtk

    Jo.1.18 Ninguém jamais viu a Deus. O Deus unigênito, que está no seio do Pai, esse o deu a conhecer.
    Gosto muito desse versículo, simplesmente pelo fato de esclarecer a revelação completa de Deus através do filho. Os.6.3 Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra. E Ele veio! Na pessoa do filho, esvaziando-se de sua gloria, andou no meio dos homens, criado como filho adotivo de José.Jo.1.10-11 Estava ele no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas quem o recebeu deve andar com Ele para crescer e ter intimidade com Deus. I.Pe.3.18 antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como até o dia da eternidade.
    A relação de intimidade esta em estar junto, ou andar junto. Pedro deixa claro que o conhecimento da pessoas de Jesus só se dá em andar com Ele, Paulo vai além: Gl.2. 20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
    Só teremos intimidade com Deus através de Cristo (N.T).
    No Antigo Testamento, Deus vinha ao encontro para se revelar.Sl.101.6 Os meus olhos estão sobre os fiéis da terra, para que habitem comigo; o que anda no caminho perfeito, esse me servirá. (cito fazer leitura acima já tecida maravilhosamente pelos irmãos).
    Deus abençoe.

  2. Sidney Ribeiro Balut

    O dicionário escolar Cegalla nos diz que intimidade é relação estreita, é familiaridade e afetuosidade.

    A Bíblia está cheia de convites divinos para que Seus filhos se aproximem dEle e sejam íntimos mas infelizmente nem todos têm essa intimidade. “Se o buscares, Ele deixará achar-se por ti” (1 Cr 28.9) ;”Se O buscares, Ele se deixará achar” (2 Cr 15.2). Achar-se para quê? Para o conhecer e ter intimidade com Ele.

    Conhecer a Deus é o que de melhor o ser humano pode obter nesta vida. Conhecer implica em ter amizade, fazer aliança, pertencer à Sua família e ser íntimo dEle! “O que se gloriar, glorie-se nisso: em me conhecer e saber que Eu sou o SENHOR…” (Jr 9.24).

    Deus não criou o ser humano para ficar distante dEle. Ele gosta de intimidade: “Falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala seu amigo” (Ex 33. 11). Amizade implica em intimidade.

    Em Jo 15.13, Jesus fala em dar a vida a Seus amigos. e no verso 15 Ele diz que quer ser nosso amigo. O que é mais difícil fazer?Morrer por Jesus ou dar a nossa vida por Ele? Morrer, morre-se uma só vez e pronto! Parece-nos mais fácil. Mais difícil é dedicar a vida inteira a Jesus, diariamente, buscando Sua intimidade e sendo testemunha de Jesus para o mundo todo! Esse é o sacrifício que mais agrada a Deus!

    Eis mais alguns versos de intimidade com Deus: Jr 29.11; Sl 42.1-2; 63. 1-11; Is 55.1-6; 65.24; Sf 3.17; Jr 33.3; etc.

    Deus é íntimo das pessoas que confiam nEle. Por isso, quanto mais voc~e confiar em Deus, mais intimidade terá. O sentimento de distanciamento de Deus é frequentemente devido a uma quebra de confiança, uma decepção ou pecado.Podemos dar uns conselhos:

    1)Se você quer ser amigo de Deus, sendo-lhE íntimo, siga os ensinamentos explanados no esboço do estudo bíblico, no seu item número quatro (4).

    2)Mas também esforce-se de coração para não pecar. “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14) . A verdade é que o pecado impede a gente de ter intimidade com deus.

    “Andarão dois juntos se não houver entre eles acordo? ” (Am 3.3 ). Se Deus odeia o pecado e a pessoa peca deliberadamente, o contrário de santidade, não haverá intimidade.

    3)E quando orar a Deus, fale com sinceridade e humildade: “Sem fé é impossível agradar a Deus” ( Hb 11.6). Deus não é obrigado a nos dar nada! Não seja orgulhoso, pecando na oração e dizendo: “Eu determino que a minha benção seja isso ou aquilo outro”, “Eu exijo que me dê pois eu tenho direitos! “. Você é servo e servo não exige nada! Aprenda a ser ser servo para depois ser amigo. Do contrário, jamais será íntimo de Deus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.