Pular para o conteúdo

INTIMIDADE COM DEUS
João 15.15

“INTIMIDADE COM DEUS” é o título deste Estudo Bíblico que busca nos direcionar para o melhor e mais importante relacionamento que podemos ter na vida.

Não se trata de uma “receita de bolo”, mas de algumas perguntas e algumas passagens bíblicas que podem iluminar o nosso caminho. 

Nota: No belíssimo comentário postado pelo irmão Sidney Ribeiro Balut, abaixo, você encontrará vários versículos bíblicos confirmando este estudo. Leia-o,  atentamente, e deixe também o seu comentário.

1. O que é intimidade?

  • Relação muito próxima.
  • Amizade íntima.
  • Familiaridade.

O tipo de intimidade depende do tipo do relacionamento. Por exemplo, além da intimidade sexual, a um casal convém ter também intimidade emocional e de propósitos (cumplicidade saudável), pois só sexo não sustenta casamento. Infelizmente é possível que um casal se dê muito bem na cama, mas não tem no seu dia a dia a alegria da intimidades de outros tipos.

2. Será que Deus deseja ter intimidade com a raça humana?

Presume-se que haja cerca de 40.000 religiões no mundo; todas elas expressando a busca humana pelo “divino”. A única exceção é o Cristianismo, que expressa a busca do Divino pelo humano.

Isto ficou bem demonstrado no Evangelho de João 1.11: “[Jesus] VEIO para o que era seu”.

A resposta à esta pergunta é “Sim”, por mais diferentes que sejamos (sob qualquer aspecto), Deus deseja se relacionar com a raça humana. Veja estas declarações bíblicas:

“Há muito que o Senhor me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí”. (Jr 31.3)

“Aproximem-se de Deus, e Ele se aproximará de vocês!” (Tg 4.4a)

3. Alguns exemplos bíblicos de pessoas que tiveram intimidade com Deus?

  • Adão e Eva, antes da queda conversavam todos os dias com Deus (Gn caps. 2 e 3).
  • Enoque (Gn 5.24).
  • Noé (Gn 6.9).
  • Abraão (I João 2.23).
  • Alguns dos reis de Israel.
  • Os profetas.
  • Os apóstolos.
  • E, é claro, o exemplo do próprio Senhor Jesus, em sua missão terrena.

4. Para ter (e manter) intimidade com Deus, a Bíblia apresenta algumas considerações:

4.1 – É PRECISO TER SEDE DE DEUS

“Ó Deus, tu és o meu Deus, eu te busco intensamente; a minha alma tem sede de ti! Todo o meu ser anseia por ti, numa terra seca, exausta e sem água”. (Salmos 63:1)

4.2 – É PRECISO TER FÉ

“E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.” (Rm 4.3)

4.3 – É PRECISO FAZER CONFISSÃO PÚBLICA DE FÉ

“Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; mas aquele que confessa o Filho, tem também o Pai“. (1 João 2:23)

4.4 – É PRECISO TER TEMOR DE DEUS

“A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança”. (Sl 25.14)

4.5 – É PRECISO VIDA DE ORAÇÃO

  • Oração é proximidade.
  • Jesus orava para manter sua intimidade com o Pai.

“E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa. Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará”. (Mt 6.5-6)

4.6 – É PRECISO SANTIFICAÇÃO

Santificação deve ser entendida como um PROCESSO, que começou no exato momento da sua conversão a Cristo e se estenderá até o seu último dia de vida. Não é algo posto, mas algo sendo conquistado a cada dia pela GRAÇA de Deus agindo em nós.

O Apóstolo João diz: “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo”. 1 João 2:1,2

O pecado não pode nos separar de Deus, no sentido de nos fazer perder a salvação (Romanos 8.38-39), mas pode quebrar/atrapalhar a nossa intimidade com Deus.

“Porque o perverso é abominável ao Senhor, mas com os sinceros ele tem intimidade”. (Pv 3.32)

“Qualquer que quiser ser amigo do mundo, constitui-se inimigo de Deus”. (Tg 4.4b)

4.7 – É PRECISO TER AMOR À PALAVRA

Principalmente, pois ninguém pode ser íntimo de quem não conhece.

E ninguém pode dizer que conhece a Deus se não conhece a Sua palavra.

“Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando”. (Jo 15.14)

5. O que nos falta para termos Intimidade com Deus?

  • Sede de Deus?
  • Fé?
  • Confissão pública de fé?
  • Temor de Deus?
  • Vida de oração?
  • Santificação?
  • Amor à Palavra?

6. Por onde começar?

Eu começaria com “Amor à Palavra”. Dedique-se ao estudo sério e sistemático da Bíblia. Adquira comentários e dicionários bíblicos. Faça imersão nas páginas da Sagrada Escritura. 

A Palavra de Deus vai te ajudar com os demais itens: Vai te ajudar com a Santificação, com a Oração, com o Temor de Deus, com a Fé e a Confissão Pública de Fé. E vai te dar muita sede de Deus, o desejo de conhecer e prosseguir conhecendo o SENHOR.

 

Título: Intimidade com Deus
Autor: Pr Ronaldo Franco.
Data: 22/04/2022

Deixe seu comentário logo abaixo.

Veja também nossos demais esboços: Esboços

Intimidade com Deus

Em seguida; Ainda mais; Do mesmo modo; Bem como; Contudo; Juntamente com; Apesar disso; Em outras palavras; Nesse sentido; Enfim; Em síntese; Em suma; Definitivamente; Afinal; Ainda mais; Do mesmo modo; Bem como; Contudo; Juntamente com; Apesar disso; Em outras palavras; Nesse sentido; Por exemplo; Por outro lado; Assim como; Em contrapartida; Igualmente; Ao contrário; Agora; Apenas; Constantemente; Depois que; Desde que; Igualmente; Ao contrário; Agora; Apenas; Constantemente; Em outras palavras; Nesse sentido; Por exemplo;  Por outro lado; Assim como; Em contrapartida; Igualmente; Ao contrário; Agora; Apenas; Em síntese; Em suma; Definitivamente; Ainda mais; Do mesmo modo;

1 comentário em “Intimidade com Deus”

  1. Sidney Ribeiro Balut

    O dicionário escolar Cegalla nos diz que intimidade é relação estreita, é familiaridade e afetuosidade.

    A Bíblia está cheia de convites divinos para que Seus filhos se aproximem dEle e sejam íntimos mas infelizmente nem todos têm essa intimidade. “Se o buscares, Ele deixará achar-se por ti” (1 Cr 28.9) ;”Se O buscares, Ele se deixará achar” (2 Cr 15.2). Achar-se para quê? Para o conhecer e ter intimidade com Ele.

    Conhecer a Deus é o que de melhor o ser humano pode obter nesta vida. Conhecer implica em ter amizade, fazer aliança, pertencer à Sua família e ser íntimo dEle! “O que se gloriar, glorie-se nisso: em me conhecer e saber que Eu sou o SENHOR…” (Jr 9.24).

    Deus não criou o ser humano para ficar distante dEle. Ele gosta de intimidade: “Falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala seu amigo” (Ex 33. 11). Amizade implica em intimidade.

    Em Jo 15.13, Jesus fala em dar a vida a Seus amigos. e no verso 15 Ele diz que quer ser nosso amigo. O que é mais difícil fazer?Morrer por Jesus ou dar a nossa vida por Ele? Morrer, morre-se uma só vez e pronto! Parece-nos mais fácil. Mais difícil é dedicar a vida inteira a Jesus, diariamente, buscando Sua intimidade e sendo testemunha de Jesus para o mundo todo! Esse é o sacrifício que mais agrada a Deus!

    Eis mais alguns versos de intimidade com Deus: Jr 29.11; Sl 42.1-2; 63. 1-11; Is 55.1-6; 65.24; Sf 3.17; Jr 33.3; etc.

    Deus é íntimo das pessoas que confiam nEle. Por isso, quanto mais voc~e confiar em Deus, mais intimidade terá. O sentimento de distanciamento de Deus é frequentemente devido a uma quebra de confiança, uma decepção ou pecado.Podemos dar uns conselhos:

    1)Se você quer ser amigo de Deus, sendo-lhE íntimo, siga os ensinamentos explanados no esboço do estudo bíblico, no seu item número quatro (4).

    2)Mas também esforce-se de coração para não pecar. “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14) . A verdade é que o pecado impede a gente de ter intimidade com deus.

    “Andarão dois juntos se não houver entre eles acordo? ” (Am 3.3 ). Se Deus odeia o pecado e a pessoa peca deliberadamente, o contrário de santidade, não haverá intimidade.

    3)E quando orar a Deus, fale com sinceridade e humildade: “Sem fé é impossível agradar a Deus” ( Hb 11.6). Deus não é obrigado a nos dar nada! Não seja orgulhoso, pecando na oração e dizendo: “Eu determino que a minha benção seja isso ou aquilo outro”, “Eu exijo que me dê pois eu tenho direitos! “. Você é servo e servo não exige nada! Aprenda a ser ser servo para depois ser amigo. Do contrário, jamais será íntimo de Deus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.