Pular para o conteúdo

DEUS AJUDA QUEM PEDE AJUDA

“Deus ajuda quem pede ajuda” é o título deste esboço de sermão Evangelístico elaborado em 2010, que tem sido útil para persuadir os pecadores a se aproximarem de Jesus com fé e confiança, sabendo que Ele jamais rejeita um coração sincero.

“E aproximou-se dele um leproso que, rogando-lhe, e pondo-se de joelhos diante dele, lhe dizia: Se queres, bem podes limpar-me. E Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe: Quero, sê limpo. E, tendo ele dito isto, logo a lepra desapareceu, e ficou limpo.”Marcos 1:40-42

Baseado na história da cura de um leproso, este sermão fala dos 3 TIPOS DE AJUDA que Cristo deu àquele homem doente e excluído da sociedade:

  • 1º – JESUS O ACOLHEU
  • 2º – JESUS O TOCOU
  • 3º – JESUS O CUROU
1º TIPO:  JESUS O ACOLHEU

Certamente, o acolhimento é o primeiro e mais importante passo no processo de cura. Jesus poderia ter feito como os demais, ter-se afastado do leproso para manter-se puro aos olhos da lei, mas fez exatamente o contrário. Ele o acolheu e o aceitou como veio.

“Eu venho como estou”, diz o famoso hino.

Contudo, Jesus sempre acolhe e aceita o pecador que se achega a Ele, não importam as condições em que ele estiver. Esta história é um recado de Deus para a humanidade: “Venha como estás!”.

“Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.” Salmos 51:17

Então, e quanto a nós, temos nos afastado dos perdidos, doentes, miseráveis, segregados, ou temos feito como Jesus?

2º TIPO:  JESUS O TOCOU

Enquanto todos fugiam do toque de um leproso, Jesus dá um passo em sua direção e toca nele, estabelecendo com ele uma ligação afetiva. Com este gesto, Jesus está a lhe dizer: “Você existe, está vivo. Eu posso vê-lo e posso interagir com você. Mesmo que o mundo trate você como um “invisível”, um maldito, eu vejo você, por que o meu amor por você é real e verdadeiro”.

“Tocou-me, Jesus tocou-me, de paz Ele encheu meu coração”, diz o famoso hino.

Bem, hoje Jesus quer tocar o seu coração. Peça ajuda. Deus ajuda quem pede ajuda.

3º TIPO:  JESUS O CUROU

Primeiramente Jesus o acolheu, depois o tocou e o Seu toque o curou. Mudou completamente a sua história. Não mais viveria à margem da sociedade, poderia agora voltar a viver com sua família, amigos e conhecidos.

Jesus sempre muda a nossa realidade, de um jeito ou de outro. Se algo pode (e deve) ser mudado, ele o faz. Se algo não pode (ou não deve) ser mudado, Ele muda o nosso coração para aceitarmos o que não pode ser mudado.

“Cura-me, Senhor, e serei curado”.

CONCLUSÃO

Em síntese, Jesus nos ajuda ao nos acolher e aceitar, apesar das nossas impurezas, ao nos tocar e ao nos curar e purificar.
Com uma ajuda dessa, a vida se transforma. Aleluia!

Peçamos sua ajuda, agora mesmo, pois Deus ajuda quem pede ajuda!

 

Título: Deus ajuda quem pede ajuda
Autoria: Sermão elaborado num “Aulão de Pregação” realizado no Jardim Cristal, em São José dos Pinhais (PR), no dia 29.07.2010.
Data: 29/07/2010

Deixe seu comentário logo abaixo.

Veja também nossos demais esboços: Esboços

Deus ajuda quem pede ajuda

Contudo;

Por outro lado;

Assim como;

Em contrapartida;

Igualmente;

Depois que;

Desde que;

Em suma;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.