Pular para o conteúdo

A GLÓRIA DO SENHOR ENCHEU O TABERNÁCULO
Êxodo 40.34-38

“A glória do Senhor encheu o Tabernáculo” foi o título escolhido para esta secção do livro de Êxodo, que vai do Capítulo 36 ao 40, em que relata detalhadamente a construção criteriosa do Tabernáculo e as bênçãos que vêm junto com os DESAFIOS propostos por Deus para o Seu povo:

  • EXECUTE O PROJETO DE DEUS
  • FAÇA O SEU MELHOR PARA DEUS
  • SANTIFIQUE-SE

1º DESAFIO: EXECUTE O PROJETO DE DEUS

Em vários pontos desta história, podemos observar que Moisés ateve-se criteriosamente ao projeto que lhe foi dado por Deus. Não mudou uma vírgula. Não impôs a sua vontade pessoal.

  • “Assim trabalharam Bezalel e Aoliabe, e todo o homem sábio de coração, a quem o SENHOR dera sabedoria e inteligência, para saber como haviam de fazer toda a obra para o serviço do santuário, conforme a tudo o que o SENHOR tinha ordenado.” Êxodo 36:1
  • “Fez, pois, Bezalel, o filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, tudo quanto o Senhor tinha ordenado a Moisés“. Êxodo 38:22
  • “Também fizeram as vestes santas, para Arão, como o SENHOR ordenara a Moisés”. Êxodo 39:1
  • “Uma campainha e uma romã, outra campainha e outra romã, nas bordas do manto ao redor; para ministrar, como o Senhor ordenara a Moisés.” Êxodo 39:26
  • “E ataram-na com um cordão de azul, para prendê-la à parte superior da mitra, como o Senhor ordenara a Moisés“. Êxodo 39:31
  • Conforme a tudo o que o Senhor ordenara a Moisés, assim fizeram os filhos de Israel toda a obra. Viu, pois, Moisés toda a obra, e eis que a tinham feito; como o Senhor ordenara, assim a fizeram; então Moisés os abençoou.” Êxodo 39:42,43
  • “E Moisés fez conforme a tudo o que o Senhor lhe ordenou, assim o fez”. Êxodo 40:16
  • “E introduziu a arca no tabernáculo, e pendurou o véu da cobertura, e cobriu a arca do testemunho, como o Senhor ordenara a Moisés“. Êxodo 40:21
  • “E sobre ela pôs em ordem o pão perante o Senhor, como o Senhor ordenara a Moisés“. Êxodo 40:23
  • “E acendeu as lâmpadas perante o Senhor, como o Senhor ordenara a Moisés“. Êxodo 40:25
  • “E acendeu sobre ele o incenso de especiarias aromáticas, como o Senhor ordenara a Moisés“. Êxodo 40:27
  • “E pôs o altar do holocausto à porta do tabernáculo da tenda da congregação, e sobre ele ofereceu holocausto e oferta de alimentos, como o Senhor ordenara a Moisés“. Êxodo 40:29
  • “Quando entravam na tenda da congregação, e quando chegavam ao altar, lavavam-se, como o Senhor ordenara a Moisés“. Êxodo 40:32
Talvez ele teria preferido uma outra forma, disposição ou cor para os objetos, mas não se atreveu a mudar o projeto divino. Qual é o nome mais adequado para esta atitude? Temor, Respeito, Confiança, Sabedoria?

Permita-me um conselho: Descubra a vontade Deus para a sua vida, confia Nele e não mude o projeto divino.

  • “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Romanos 12.2
  • “Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento”. Provérbios 3:5

2º DESAFIO: FAÇA O SEU MELHOR PARA DEUS

Nestes Capítulos 36 a 40 de Êxodo podemos ver o povo de Deus fazendo o seu melhor nas seguintes áreas:

  • Material: Para esta obra, o povo doou o seu melhor: Tecido fino para as cortinas, tintas especiais para tingir os tecidos, ouro, prata, pedras e metais preciosos, peles de animais, madeiras nobres, perfumes e essências etc.
  • Cognitivo: Usaram da sabedoria e da inteligência que o próprio Deus havia lhes dado (Êxodo 36:1).
  • Afetivo: Empregaram o seu coração nesta obra (Êxodo 36:2).
  • Espiritual: Ungiram os materiais, os utensílios e as pessoas que iriam trabalhar no Tabernáculo depois da sua inauguração (Êxodo 40).

Não adianta ter os materiais e recursos necessários e saber fazer a obra de Deus, é preciso APLICAR O CORAÇÃO, fazer a obra com o coração, de todo o coração. Uma coisa, por exemplo, é um pedreiro construir uma casa, outra coisa é construir uma igreja. Deve haver um sentimento diferenciado.

“Filho meu, dá-me o teu coração.” Pv 23.26a

“Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome”. Salmos 91:14

3º DESAFIO: SANTIFIQUE-SE

E finalmente, vem a questão da Santificação de vida, presente na maioria das pregações, esquecida pela maioria dos crentes.

Além dos materiais e recursos necessários, saber fazer a obra de Deus e a aplicação do coração, é preciso cuidar da SANTIFICAÇÃO total e absoluta de tudo que pertence ao Senhor, dos objetos às pessoas.

Ao mandar ungir os materiais, utensílios e as pessoas, o recado de Deus é bem claro: “Sem santificação ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12:14). Eles se santificaram e viram o Senhor, não face a face, pois ninguém poderia sobreviver ao esplendor do Seu poder. Mas viram a chegada e a permanência da Sua glória no Tabernáculo e, em todo o percurso até a chegada em Canaã.

“Então a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do Senhor encheu o tabernáculo; de maneira que Moisés não podia entrar na tenda da congregação, porquanto a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do Senhor enchia o tabernáculo. Quando, pois, a nuvem se levantava de sobre o tabernáculo, então os filhos de Israel caminhavam em todas as suas jornadas. Se a nuvem, porém, não se levantava, não caminhavam, até ao dia em que ela se levantasse; porquanto a nuvem do Senhor estava de dia sobre o tabernáculo, e o fogo estava de noite sobre ele, perante os olhos de toda a casa de Israel, em todas as suas jornadas”. Êxodo 40:34-38

Deus é santo e tudo o que diz respeito a Ele e ao Seu reino também devem ser santo. Lembrando, sempre, que santificação não é um status, trata-se de um processo que se inicia quando a pessoa verdadeiramente recebe a Cristo como seu único e suficiente Salvador.

O convertido genuíno continuará pecando, pois a carne é fraca, porém, ele não mais terá prazer no pecado, antes, dele se envergonhará. 

“Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo”. 1 João 2:1

CONCLUSÃO

Em síntese, a conclusão é óbvia e simples, para vermos a glória de Deus os desafios ainda são os mesmos:

  • EXECUTE O PROJETO DE DEUS
  • FAÇA O SEU MELHOR PARA DEUS
  • SANTIFIQUE-SE

E aí, você aceita os desafios de Deus?

 

Título: A glória do Senhor encheu o Tabernáculo
Autor: Pr Ronaldo Franco.
Data: 18/05/2022

Deixe seu comentário logo abaixo.

Veja também nossos demais esboços: Esboços

A glória do Senhor encheu o Tabernáculo

Bem como; Contudo; Juntamente com; Apesar disso; Enfim; Em síntese; Em suma; Definitivamente; Afinal; Ainda mais; Do mesmo modo; Bem como; Contudo; Juntamente com; Apesar disso; Em outras palavras; Nesse sentido; Enfim;

1 comentário em “A glória do Senhor encheu o Tabernáculo”

  1. Sidney Ribeiro Balut

    “Tu, SENHOR Deus dos Exércitos, és o Deus de Israel” (Sl 59.5).

    O Deus vivo, o Deus único, é um Deus diferente de todos os outros deuses. Por isso, Ele é único! Para participarmos um pouquinho da Sua glória, nós temos de fazer exatamente, sem acrescentar ou diminuir nada, como Ele escreve, exige e determina.

    Ele não é beligerante, adúltero ou vingativo cruel como eram os deuses romanos. Ele não tem sede de sangue humano nem é promíscuo,como são os deuses de outros povos. Ele é um Deus de misericórdia, justiça e de lealdade. E espera que o imitemos seguindo Seus elevados padrões morais: “Ser-me-eis santos, porque Eu, o SENHOR, sou Santo, e separei-vos dos povos, para serdes meus” (Lv 20.26).

    Mesmo conscientes da fraqueza da nossa carne, devemos nos esforçar com todas as nossas forças para obedecermos a Deus pois assim o SENHOR requer de nós. Faz parte da glória de Deus o Seu caráter moral perfeito!

    1)EXECUTE O PROJETO DE DEUS

    Como engenheiro civil e professor de Matemática, Física e Química do Ensino Médio, hoje aposentado, podemos afirmar que, se a execução de um projeto arquitetônico e de ferragens não forem conformes as plantas prescrevem em seus mínimos detalhes, tudo dará errado e haverá risco de colapso e desabamento da estrutura.E o executor da obra será desqualificado e responsabilizado.Assim também no projeto divino: “Vê, pois, que tudo faças segundo o modelo que te foi mostrado no monte” (Ex 25.40). O verso 30 do capítulo 26 diz: “Levantarás o tabernáculo segundo o modelo que te foi mostrado no monte”. Por isso, repetidas vezes, para cada detalhe da obra, o SENHOR diz: ” conforme a tudo o que o SENHOR ordenara” (Ex 39. 42).

    Ou é conforme exatamente como Deus quer ou seremos desqualificados: “O atleta não é coroado se não lutar segundo as normas” (2 Tm 2.5). Fora das normas técnicas, o prédio cai. Fora do padrão de Deus, o SENHOR não reconhece a obra!

    Os muitos detalhes dados por Deus para o levantamento do tabernáculo são semelhantes aos detalhes que um projetista calculista prescreve para o levantamento de uma estrutura. Disso tudo podemos afirmar: Deus não faz plano incompleto para o homem, que é carnal, concluí-lo a seu bel-prazer. O SENHOR não deixa margem para o homem introduzir suas próprias modificações e/ou combinações. As determinações divinas são absolutas! Nada de relativismo!

    Temos o exemplo da falha de Saul. Ao dar ordens ao rei Saul para destruir tudo, matar tudo dos amalequitas, Saul não o fez, modificando a ordem divina. Veja 1 Sm 15.3. Porém,Saul alterou a ordem de Deus: “Tomou vivo a Agague…E Saul e o povo pouparam a Agague e o melhor das ovelhas e dos bois, e os animais gordos e os cordeiros e o melhor que havia, e não os quiseram destruir totalmente…(versos 8 e 9). Resultado: Saul foi rejeitado, perdendo a unção, o poder e o reinado.

    2)FAÇA O SEU MELHOR PARA DEUS

    Deus não aceita reprodução e/ou execução defeituosa mas sim cópia exata de Seu projeto. Se o SENHOR o mandou fazer algo, faça do melhor modo possível, e faça-o da forma correta que agrade a Deus!

    “Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR relaxadamente” (Jr 48.10 ).

    “O SENHOR vosso Deus vos prova, para saber se amais o SENHOR vosso Deus de todo o vosso coração, e de toda a vossa alma” (Dt 13.3b). Deus sabe tudo de antemão pois é onisciente mas aqui Ele usa de linguagem humana.

    O nosso melhor se mostra quando fazemos cuidadosamente e da maneira exata como quer o SENHOR.

    “Tudo segundo o SENHOR ordenara a Moisés, assim fizeram os filhos de Israel toda obra” (Ex 39.42 ). então, esteja certo que entendeu claramente as instruções divinas para a sua vida e a execute fielmente. “E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens (Cl 3.23).

    Não fazer o seu melhor para Deus é falta de amor. Repetindo uma lei em Dt 6. 5, Jesus afirmou em Mc 12.30: “Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força”.

    Logo, dediquemo-nos na causa do Senhor Deus! Quando os corações são voluntariamente movidos não há necessidade de apelos, campanhas, esforços ou argumentos solenes para o povo fazer a obra de Deus.

    Os propósitos divinos deveriam ser nossas prioridades pois os planos de Deus para conosco são melhores que os nossos próprios planos para nós mesmos.

    Lemos em Ex 36 1 que Deus deu ” habilidade e inteligência” para trabalharem no tabernáculo. Entretanto, no Novo Testamento, todo crente é ungido por Deus para trabalhar na obra santa: “Vós possuis a unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento…Quanto a vós outros [=todos os crentes], a unção que dele recebestes permanece em vós…” (1 Jo 2.20, 27). Veja também 2 Co 1. 21. Não temos desculpas para ficarmos inativos!

    3)SANTIFICAÇÃO

    Um mandamento do Antigo Testamento e repetido no Novo Testamento diz: “Sede santos porque Eu Sou Santo” ( 1 Pe 1. 16). Esse é um mandamento bastante esquecido em nossas igrejas pois quase não é ensinado e pouca ênfase se dá a ele.

    No Antigo Testamento o povo viu a Glória de Deus, a Shekhiná, e ficou extasiado. Hoje, o mundo precisa ver a Glória de Deus nos cristãos nascidos de novo! Essa é uma grande responsabilidade que temos! Só neste ponto em particular, cabe um sermão à parte, coisa que tive o privilégio de fazê-lo há cerca de uns 36 anos atrás.

    “Vós sois a luz do mundo” (Mt 5.14 ).

    Que o SENHOR nos capacite e nos ajude! Amém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.