Pular para o conteúdo

A APOSTA

“A aposta” é o título desta divertida história que, segundo a tradição, foi escrita por Nasrudim Coja, um seljúcida satírico sufi, que acredita-se que viveu e morreu durante o século XIII em Akshehir, perto de Cônia, capital do Sultanato de Rum, na atual Turquia.

Fiz uma aposta com meus companheiros. Apostei que, apesar do gelo e da neve, eu sobreviveria por toda uma noite em uma montanha próxima. Levei comigo um livro e uma vela e passei a noite sentado, exposto ao um frio que jamais havia experimentado. Pela manhã, mais morto do que vivo, cobrei o pagamento da aposta. Eles não queriam pagar e começaram a me interpelar:

— Não teve nada, nada mesmo, para se aquecer?

— Nada — respondi cansado.

— Nem mesmo uma vela?continuaram.

— Sim, levei uma vela.

— Então, perdeu a apostagritou um deles, aos risos.

Achei melhor não discutir. Paguei a aposta e fui para casa descansar.

Alguns meses depois, convidei os mesmos companheiros para um banquete. Na sala de estar, eles aguardavam que a refeição fosse servida. As horas se arrastavam e nada. Meus companheiros começaram a resmungar pela demora. Então resolvi convidá-los para irem até a cozinha comigo.

Fomos todos juntos à cozinha. Mostrei-lhes uma enorme panela cheia de água e, bem embaixo dela, uma vela acesa. A água nem estava morna.

Comentei com indiferença:

– Ainda não está pronto. Não sei por qual motivo, afinal, a vela está aí, acesa desde ontem.

 

Do livro: Eu, Nasrudin
Editora Premius
ISBN: 8575642863
Escrito por: Assis Almeida, Alexandre Bortoletto

Título: A aposta
Data da publicação neste site: 29/05/2022

Deixe seu comentário logo abaixo.

Veja também nossos demais esboços: Esboços

A aposta

Por outro lado; Assim como; Em contrapartida; Igualmente; Ao contrário; Agora; Apenas; Constantemente; Depois que; Desde que; Enquanto; Em seguida; Ainda mais; Do mesmo modo; Bem como; Contudo; Juntamente com; Apesar disso; Em outras palavras; Nesse sentido; Enfim; Em síntese; Em suma; Definitivamente; Afinal; Ainda mais; Do mesmo modo; Bem como; Contudo; Juntamente com; Apesar disso; Em outras palavras; Nesse sentido; Por exemplo;

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.