Deus usa quem se dispõe (Juízes Cap. 03)
Até os improváveis são instrumentos nas mãos de Deus.

DEUS USA QUEM SE DISPÕE
O capítulo 3 de Juízes nos apresenta três libertadores levantados por Deus em momentos de profunda crise espiritual e opressão do povo de Israel. Embora fossem homens comuns, cada um deles foi usado poderosamente porque se dispôs a obedecer. Este texto nos mostra que Deus usa quem se dispõe, e aponta para a maneira como Cristo, o nosso Libertador eterno, veio ao mundo em obediência ao Pai.
PESSOAS COMUNS QUE SE DISPUSERAM A SER USADAS POR DEUS
- Otniel, homem simples, mas cheio do Espírito Santo.
- Eúde, homem diferente (ele era canhoto).
- Samgar, homem usado por Deus em ações simples.
1. Deus usa quem se dispõe — para confrontar o mal (Juízes 3:7-11)
O povo esqueceu do Senhor e adorou ídolos. Então Deus levantou Otniel, que se dispôs a lutar. A Bíblia diz: “O Espírito do Senhor veio sobre ele, e ele julgou a Israel; saiu à guerra, e o Senhor entregou em sua mão…” (Juízes 3:10).
Como aplicar: Quando você vê injustiças, problemas ou pecado ao seu redor, disponha-se a agir com coragem e fé. Deus quer usar sua vida onde há escuridão.
Conexão com Jesus: Assim como Otniel foi levantado para trazer libertação, Jesus foi ungido pelo Espírito Santo para “libertar os oprimidos e proclamar o ano aceitável do Senhor” (Lucas 4:18-19).
2. Deus usa quem se dispõe — mesmo que seja diferente (Juízes 3:12-30)
Deus usou Eúde, um homem canhoto, para vencer um rei opressor. Com estratégia e ousadia, ele cumpriu seu papel. “Então Eúde estendeu a mão esquerda, puxou o punhal do lado direito e o cravou no ventre do rei.” (Juízes 3:21).
NOTA: Pessoas canhotas sempre foram uma minoria estigmatizada e, ao longo da história, muitas vezes foram hostilizadas, humilhadas e até assassinadas. Como a maioria das pessoas é destra, os guardas imaginaram que uma possível arma estivesse presa no lado esquerdo do corpo (para saque com a mão direita). Como Eúde era canhoto, ele escondeu a adaga no lado direito, que os guardas não revistaram, surpreendendo o rei Eglom ao sacar a arma de um lado inesperado e o matando (Juízes 3:16-21). Essa “diferença” foi essencial para o êxito da missão, mostrando como Deus pode usar o incomum para realizar algo extraordinário.
Como aplicar: Não se limite pelas suas dificuldades ou pela maneira como o mundo te vê. Deus valoriza a disposição mais do que a aparência ou habilidades humanas.
Conexão com Jesus: Jesus escolheu discípulos comuns — pescadores, cobradores de impostos — para transformar o mundo, mostrando que “o poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2 Coríntios 12:9).
3. Deus usa quem se dispõe — mesmo em ações simples (Juízes 3:31)
Samgar foi lembrado por uma única ação: matou seiscentos filisteus com uma aguilhada de bois (instrumento agrícola). “Depois dele foi Samgar… o qual feriu seiscentos homens dos filisteus com uma aguilhada de bois; e também ele libertou a Israel.” (Juízes 3:31).
Como aplicar: Pequenas ações feitas com fé podem causar grande impacto. Disponha-se a servir com o que você tem em mãos.
Conexão com Jesus: Jesus multiplicou pães e peixes oferecidos por um menino. O pouco com Deus é muito (João 6:9-11).
Conclusão
O capítulo 3 de Juízes nos lembra que Deus qualquer pessoa que se disponha a ser usada por Ele. Seja você como Otniel, Eúde ou Samgar: entregue-se, confie e aja com fé. Hoje, você também pode ser instrumento de Deus para trazer libertação, luz e esperança onde estiver.
Pratique: Busque a Deus em oração, esteja atento às necessidades ao seu redor e diga: “Eis-me aqui, Senhor!”
Até os improváveis são instrumentos nas mãos de Deus.
Deus capacita os que se dispõem.
Título: Deus usa quem se dispõe – Juízes Cap. 3
Pr Ronaldo Franco
Data: 07/08/2025
Enriqueça o site! Deixe os seus comentários logo abaixo.
Compartilhe esta mensagem.
Veja também nossos demais esboços: Esboços