Pular para o conteúdo

APRESENTEIS OS VOSSOS CORPOS
Romanos 12.1

“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”.

“APRESENTEIS OS VOSSOS CORPOS” é o título desta mensagem com lições profundas para os que desejam viver uma vida de adoração e dedicação integral a Deus, num estilo de vida espiritual elevado. Para uma melhor compreensão, este verso bíblico pode ser dividido em quatro PARTES:

  • Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus.
  • Que apresenteis os vossos corpos.
  • Em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus.
  • Que é o vosso culto racional.

1ª PARTE:
ROGO-VOS, POIS, IRMÃOS, PELA COMPAIXÃO DE DEUS

Este apelo (“ROGO-VOS, POIS”), incluído pelo apóstolo Paulo logo no início do verso bíblico, se refere à compaixão de Deus revelada especialmente na Carta aos Romanos , — por meio das Suas muitas misericórdias — das quais selecionamos dez:

1.1 – A misericórdia da justificação (Rm 3.24-28).
1.2 – A misericórdia da identificação dos crentes com Cristo, na experiência que é o batismo espiritual (Rm 6.3).
1.3 – A misericórdia da reconciliação (Rm 5.10).
1.4 – A misericórdia da graça superabundante (Rm 5.20-21).
1.5 – A misericórdia da permanência do Espírito Santo no íntimo dos remidos (Rm 8.9).
1.6 – A misericórdia da eleição divina (Rm 8.28-29).
1.7 – A misericórdia da segurança eterna (Rm 8.39).
1.8 – A misericórdia da glorificação final (Rm 8.29-30).
1.9 – A misericórdia da herança que possuímos em Cristo (Rm 8.17).
1.10 – A misericórdia do fato que todos os decretos divinos são benéficos para o homem, pois o seu alvo final é a redenção humana, e isso em grande escala (Rm 11.32).O rogo de Deus — por meio do apóstolo Paulo (II Co 5.20) — com base nas suas misericórdias, visa nos levar a ter a Cristo em nosso coração como Salvador e Senhor (Rm 10.9-10).

Os resultados desta parte são: senso de gratidão e capacidade espiritual de reconhecer as obras de Deus


2ª PARTE:
QUE APRESENTEIS OS VOSSOS CORPOS

A raiz da palavra “APRESENTEIS” é um vocábulo grego que significava, no sistema de sacrifícios do Antigo Testamento, “por de lado”, isto é, reservar para algum propósito particular, preparado e dedicados à adoração a Deus, totalmente consagrado.

Tudo o que fazemos na vida, é no corpo que fazemos, logo, se queremos fazer algo para Deus, precisamos consagrar os nossos corpos à Deus.

“Nenhuma alma se dedica realmente a Deus, a menos que seu corpo também seja consagrado”. São meus pés e minhas mãos que utilizo para prestar socorro ao próximo. São minha voz e a minha mente que utilizo para adorar a Deus.

“Importa muito o modo como utilizamos o nosso corpo, porquanto isso serve de excelente indicação sobre o estado da alma” (I Co 6.19-20, II Co 4.10).

O resultado desta parte é: Dedicação total, consagração.


3ª PARTE:
EM SACRIFÍCIO VIVO, SANTO E AGRADÁVEL A DEUS

“Como pode o corpo tornar-se um sacrifício vivo? Que os olhos não contemplem o mal; e isso importa em sacrifício. Que a língua não profira nenhuma vileza; e isso será uma oferta. Que as mãos não operem o que é pecaminoso; e isso equivale a um holocausto. Mais do que isso, ainda, tudo isso não ainda não é bastante, pois, acima disso, devemos nos esforçar ativamente em favor do bem; as mãos dando esmolas, a boca bendizendo aqueles que nos amaldiçoam; os ouvidos sempre prontos a dar atenção a Deus” (Crisóstomo).

“As ofertas queimadas eram um símbolo da vida inteira, com todas as suas faculdades, a qual deve ser consumida no fogo do senhorio divino, visando seu serviço e sua glória” (Lange).

Sacrifício vivo — isto é, algo que não está morto.
Santo — o altar é santíssimo e tudo que o tocar será santo (Ex 29.37, Mt 5.48). Santificação. Moralidade.
Sacrifício agradável — isto é, aceitável, satisfatório. No Antigo Testamento, Deus só aceita sacrifícios sem defeito.

Os resultados desta parte são: Vida, Moralidade, Aprimoramento.


4ª PARTE: QUE É O VOSSO CULTO RACIONAL

  • Culto racional (da raiz grega logos): “Relativo à razão. O uso de nossos corpos é caracterizado pela devoção consciente, inteligente e consagrada a Deus e a Seu serviço” (Murray).
  • O culto racional é a nossa adoração apropriada, a qual se caracteriza pela “infusão de qualidades divinas” (logos), inspirada pelo Espírito Santo (Rm 8.26-27).
  • Esse conceito, Culto Racional, foi apresentado em contraste com o sistema de sacrifícios do Antigo Testamento, que era mecânico e simbólico.
  • “O homem é um ser espiritual que pode ser ajudado pelo Espírito Santo a oferecer ao Senhor essa forma [elevada] de adoração”.
  • São os sacrifícios espirituais aceitáveis ao Senhor (I Pe 2.5).

Os resultados desta parte são: Devoção consciente e inteligência.


CONCLUSÃO

Por causa das suas muitas misericórdias para conosco, Deus roga (exorta, apela, solicita) que apresentemos nossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o nosso culto racional.

Este apelo tem o objetivo da adoração a Deus em primeiro lugar, porém, uma vez respondido positivamente, seus resultados podem nos levar a viver um estilo de vida espiritual elevado, marcado pelas virtudes mais admiráveis num ser humano e, especialmente, nos filhos de Deus:

  • Senso de gratidão.
  • Capacidade de reconhecimento das obras de Deus.
  • Desafio de dedicação total, consagração.
  • Vida, moralidade, aprimoramento.
  • Devoção consciente, inteligência.



Título: Apresenteis os vossos corpos
Autor: Pr Ronaldo Franco
Data: 11/10/2015

Deixe seu comentário logo abaixo.

Veja também nossos demais esboços: Esboços

Apresenteis os vossos corpos

Por outro lado; Assim como; Em contrapartida; Igualmente; Ao contrário; Agora; Apenas; Constantemente; Depois que; Desde que; Enquanto; Em seguida; Ainda mais; Do mesmo modo; Bem como; Contudo; Juntamente com; Apesar disso; Em outras palavras; Nesse sentido; Enfim; Em síntese; Em suma; Definitivamente; Afinal; Ainda mais; Do mesmo modo; Bem como; Contudo; Juntamente com; Apesar disso; Em outras palavras; Nesse sentido; Por exemplo;

1 comentário em “Apresenteis os vossos corpos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.