Pular para o conteúdo

OBEDIÊNCIA AOS PASTORES
Um estudo em defesa de uma verdade bíblica

“Obedeçam aos seus líderes e sigam as suas ordens, pois eles cuidam sempre das necessidades espirituais de vocês, sabendo que vão prestar contas disso a Deus. Se vocês obedecerem, eles farão o trabalho com alegria; porque, se eles fizerem o trabalho com tristeza, isso não ajudará vocês em nada”Hebreus 13:17-18.

Apenas o som destas palavras, “Obediência aos pastores”, já causa náuseas em muitas pessoas, e isso é compreensível, por tantos desmandos e absurdos cometidos por muitos “pastores”. E coloco entre aspas, pois, como em qualquer outra ocupação, há os bons e os maus.

A vergonha humana, no entanto, não esvanece a verdade bíblica. Independentemente do que os maus pastores fazem por aí, a igreja madura deve obediência aos bons pastores, instituídos por Deus para cuidar delas.

Por que devemos obedecer aos nossos líderes?

1. Por que foi o próprio Deus quem os colocou na liderança.
Efésios 4.11-14.

Obedecer aos líderes colocados por Deus é, também, uma questão de respeito para com Deus.

2. Por que eles sempre cuidam das nossas necessidades espirituais.
João 21.17

Os líderes colocados por Deus sempre estão disponíveis, servindo ao rebanho o que eles precisam (e, muitas vezes, não o que eles querem) para crescer, se fortalecer e reproduzir.

3. Por que eles sabem que vão prestar contas disso a Deus.
Eclesiastes 12:13-14

Os líderes colocados por Deus não estão brincando em serviço, pois sabem que hão de prestar contas a Deus das vidas que lhes foram confiadas.

4. Por que eles farão o trabalho deles com alegria
– A alegria do Senhor é a nossa forçaNeemias 8.10b.
A maior alegria dos líderes colocados por Deus é ver uma igreja ordeira, disciplinada, alegre, trabalhadora, não desperdiçando o seu tempo, mas “remindo os dias, por que os tempos são maus”.

Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil. (Hebreus 13:17)

5. Por que isso, na verdade, ajudará as próprias ovelhas.
Gálatas 6.7-8

Tudo que o homem semear, também ceifará.
De igual modo, tudo que uma igreja semear, também ceifará.
Quando as ovelhas semeiam obediência, a igreja colhe alegria.

CONCLUSÃO
Obedecer aos líderes colocados por Deus é uma atitude inteligente da igreja, com resultados animadores para a igreja como um todo e para os membros da igreja em particular.

 

Título: Obediência aos pastores
Autor: Pr Luis Fernando Matoso
Data: 14/04/2015

Deixe seu comentário logo abaixo.

Veja também nossos demais esboços: Esboços

OBEDIÊNCIA AOS PASTORES

Por outro lado; Assim como; Em contrapartida; Igualmente; Ao contrário;  Agora; Apenas; Constantemente; Depois que; Desde que; Enquanto; Em seguida; Ainda mais; Assim como; Do mesmo modo; Bem como; Contudo; Juntamente com; Apesar disso; Em outras palavras; Nesse sentido;

 
 

1 comentário em “Obediência aos pastores”

  1. Um pastor responsável ,consciente de seu dever para com Deus,dever esse que o remete a cuidar das ovelhas do SENHOR,tem uma enorme tarefa por toda a sua vida.

    Ele deve ensinar as pessoas a praticarem a obediência pessoal a Deus.Ele próprio tem de servir de exemplo e incentivo!Ele deve refletir a verdade de Deus para a Igreja ,mas sem negligenciar suas responsabilidades para com sua própria família.Ele serve a Deus e ao povo.E durante a ‘caminhada’ por este mundo,ele vai cuidando do povo,protegendo-o,guiando-o,salvando-o de perigos mil e também tratando das feridas como também embelezando as ovelhas do SENHOR pelo ensino da Palavra de Deus adornado pela seu próprio exemplo.

    Ele também fomenta e estimula o amor de cada ovelha para com seu Deus Criador.

    Tarefas mui grandes,desgastantes mas também gloriosas!

    E,no final,espera o prêmio dos prêmios:estando perante o trono do Soberano Deus,tendo por miríades e miríades de anjos assistindo e entoando quem sabe o hino da vitória,ouvir do Altíssimo:”Eis que tens ensinado a muitos e fortalecido a mãos fracas.As tuas palavras tens sustentado aos que tropeçavam,e aos joelhos vacilantes tens fortificado”(Jó 4.3-4).Não há palavras que consigam descrever os sentimentos do coração ao se ouvir palavras desse quilate vindas do próprio Deus!

    Que Deus abençoe a todos os pastores e àqueles que trabalham como pastor levando o alimento da Palavra de Deus às almas famintas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.