MARCAS DE QUALIDADE DE UMA IGREJA QUE CRESCE
Atos 2.42-47
MARCAS DE QUALIDADE DE UMA IGREJA QUE CRESCE é o título desta mensagem que, sem querer “romantizar” a primeira igreja (pois ela também tinha problemas), procurará encontrar no texto bíblico estas MARCAS tão importantes e necessárias às igrejas atuais:
ESSA IGREJA…
- PERSEVERAVA
- TINHA TEMOR DE DEUS
- TINHA TUDO EM COMUM
- SE REUNIA NAS CASAS E NO TEMPLO
- E CAIU NA GRAÇA DE TODO O POVO
1ª MARCA: PERSEVERANÇA
1.1 – Perseveravam na Palavra de Deus: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos” – Atos 2:42.
O que faz alguém ficar firme na presença de Deus é a Palavra de Deus. Os que permanecem são aqueles que ouvem, guardam e praticam a Palavra de Deus. O Salmista disse: “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti” (Salmo 119.11).
O que derruba um crente ou uma igreja não são as lutas, mas a FALTA da Palavra de Deus.
1.2 – Perseveravam na Comunhão: “E perseveravam… no partir do pão” – Atos 2.42.
Eles mantinham relacionamentos genuínos e cuidavam uns dos outros, todos os dias. Eles praticavam o Salmo 133, onde diz que Deus ordena a bênção quando “os irmãos vivem em união”.
1.3 – Perseveravam na Oração: “E perseveravam… nas orações” – Atos 2:42.
2ª MARCA: TEMOR DE DEUS
“E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos” – Atos 2:43.
Eles não tinham medo dos apóstolos; o que eles tinham era temor a Deus e respeito pelos apóstolos. Uma igreja em que todos têm temor de Deus não precisa de “campanha disso”, “campanha daquilo”, pois, enquanto a igreja tem temor, Deus continuará agindo.
“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria” – Prov 9.10
3ª MARCA: ELES TINHAM TUDO EM COMUM
“E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum” – Atos 2:44.
Os irmãos se ajudavam em suas dificuldades, sem malícia, sem aproveitadores. Viviam na legítima prática daquele princípio que diz: “Eu preciso de você, você precisa de mim”.
4ª MARCA: ELES SE REUNIAM NAS CASAS E NO TEMPLO
“E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração” – Atos 2:46.
Atualmente, esta marca de qualidade talvez seja a mais difícil de alcançar, devido ao individualismo exagerado em que vivemos. É ótimo e saudável ter privacidade, mas o que estamos vendo hoje são pessoas que chamam Jesus de SENHOR, mas não colocam seus bens e sua casa à serviço do reino de Deus.
“Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” – Josué 24.15
5ª MARCA: E CAIU NA GRAÇA DE TODO O POVO
“Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar” – Atos 2:47.
Todos os dias eles se reuniam no templo e nas casas e todos os dias o Senhor acrescentava novos membros à esta igreja.
Quando uma igreja cai na graça do povo, Deus faz ela crescer todos os dias.
CONCLUSÃO
Em síntese, esta igreja caiu na graça de todo o povo devido ao seu estilo de vida comunitária: Perseverança, Temor de Deus, Partilha e União.
Nós cremos de todo o nosso coração que estas cinco MARCAS DE QUALIDADE podem ser reproduzidas hoje em dia em nossas igrejas. Só depende de cada um de nós.
– E quanto a você, crê também?
– Está disposto aos esforços necessários para que isso aconteça?
Título: Marcas de qualidade de uma igreja que cresce
Autor: Pr Davi Messias de Morais
Data: 02/11/2014
Deixe seu comentário logo abaixo.
Veja também nossos demais esboços: Esboços
Por outro lado; Assim como; Em contrapartida; Igualmente; Ao contrário; Agora; Apenas; Constantemente; Depois que; Desde que; Enquanto; Em seguida; Ainda mais; Do mesmo modo; Bem como; Contudo; Juntamente com; Apesar disso; Em outras palavras; Nesse sentido; Enfim; Em síntese; Em suma; Definitivamente; Afinal; Ainda mais; Do mesmo modo; Bem como; Contudo; Juntamente com; Apesar disso; Em outras palavras;
“Conheço as tuas obras,que nem és frio nem quente.Quem dera fosses frio ou quente!Assim,porque é morno,e nem és quente nem frio,estou a ponto de vomitar-te da minha boca;pois dizes:Estou rico e abastado,e não preciso de cousa alguma,e nem sabes que tu és infeliz,sim,miserável,pobre,cego e nu”(Ap 3.15-17).
Muitos irmãos e igrejas apresentam esta qualidade negativa.Por acharem que Satanás e seus demônios estão presos e amarrados nesta era,a era da igreja,então concluem,erradamente é claro,que não precisam agir nem lutar!E com isso querem justificar seu comodismo e falta de combate.E se concentram então em uma busca egoísta de bem estar e prosperidade material para si próprios.
A falta de entusiamo e falta de soldados ativos,aos olhos dos outros,da sociedade fazem com que esta não ache nada interessante abraçar o cristianismo ou fazer parte da Igreja.”Para que eu vou para lá?Nem eles são animados?”,dizem.
E assim o cristianismo vai perdendo terreno para outras religiões mais atraentes e que são mais avivadas.
Existem outras marcas saudáveis de uma boa igreja bíblica como também muitas características de uma má igreja.
“Concede aos teus servos que anunciem com toda a intrepidez a tua Palavra”(At 4.29).Lamentavelmente,essa característica está desaparecendo.A grande maioria dos irmãos,por serem ignorantes,se acomodam e se limitam a frequentar culto e mais nada.
Não é bom quando uma igreja substitui as ordens bíblicas e em seu lugar coloca coisas materiais:galho de folhas ungido,tijolo ungido,água poderosa e até práticas místicas e não bíblicas(na verdade ,fazem acréscimos) como ‘mapeamento espiritual de territórios’.Não existem orientações bíblicas para tais coisas mas alguns insistem em capturar uma pessoa possessa e submeter o demônio a um interrogatório ‘em nome de Jesus’ pois acham que assim o demônio dirá a verdade.E depois,com o mapa pronto,baseado nas informações dos demônios,tais líderes partem para a expulsão dos espíritos imundos daquela região ,e desse modo fica aberto o caminho para a evangelização do povo daquele lugar.Isso é estratégia fora da Bíblia pois Jesus não nos ensinou nada disso.Ele simplesmente disse:”Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura”(Mc 16.15).Nada de captura de demônio para mapeamento espiritual.
Igreja com saúde gosta de pregação expositiva.Igreja doente não gosta de sermão longo nem de “muita Bíblia”.Preferem anedotas,coisas ‘light’ e palavras que apelam para emocionalismo e sentimentalismo.Outra marca de qualidade é a Igreja possuir uma teologia bíblica.Infelizmente,há lugares onde na escola bíblica não se lê a Bíblia que é substituída por revistas que falam muito de religiosidade,e não falam de Bíblia.
Outra qualidade saudável de igreja é que seus membros têm um entendimento bíblico das Boas Novas,sabem o que é conversão,são ativos na evangelização e não ficam acomodados,limitando-se a frequentar cultos e em casa buscam mensagens moralistas,centradas no homem,mensagens espirituais de ‘auto-ajuda’ para fazer o crente se sentir bem.
Uma outra boa característica de uma igreja saudável é quando os membros refletem crescimento no caráter de Deus!Em igreja doente,os membros confundem emoção,sentimentos com adoração;e demonstram mais preocupação com o status da igreja perante a sociedade do que com a aprovação divina.E ainda confundem a oposição e perseguição do mundo como sendo desaprovação divina.