Pular para o conteúdo

LEVÍTICO 8 – ORDENAÇÃO MINISTERIAL

O Capítulo 8 de Levítico nos apresenta um modelo bíblico de ordenação ministerial:

  • POR UMA ORDEM DIVINA
  • DIANTE DE TODA A CONGREGAÇÃO
  • COM PRECEITOS DE SANTIFICAÇÃO
1ª LIÇÃO: POR UMA ORDEM DIVINA

Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo: Toma a Arão e a seus filhos com ele…”

Um dos maiores desastres que tem acontecido com bastante frequência no seio da igreja brasileira é a usurpação ministerial. Pessoas sem nenhum temor de Deus se dão cargos, ofícios e  títulos à torto e direita (pastor, pastor presidente, bispo, apóstolo etc.). Em razão de que o Brasil é um país laico, do ponto de vista legal não há nada  que possamos fazer para impedir isso.

Mas podemos, e devemos orar. Devemos e podemos, também, aconselhar, repreender os atrevidos e repudiar os seus “títulos”.

O Novo Testamento mantém este princípio: “A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro.” – 1 Timóteo 5:22

E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita. 2 Pedro 2:1-3

2ª LIÇÃO: DIANTE DE TODA A CONGREGAÇÃO

“E reúne toda a congregação à porta da tenda da congregação. Fez, pois, Moisés como o Senhor lhe ordenara, e a congregação reuniu-se à porta da tenda da congregação. Então disse Moisés à congregação: Isto é o que o Senhor ordenou que se fizesse.” – Levítico 8:3-5

Em primeiro lugar de importância, a ordem divina, é claro, mas o reconhecimento da congregação é indispensável para o desempenho da função ministerial. Alguns que se autodenominam “autoridades” sobre o povo de Deus o fizeram diante de um pequeno grupo de puxa-saco, outros, piores ainda, o fizeram sozinhos. Assim, do nada, saíram do lugar onde estavam e foram para outros “campos” já se apresentando como autoridade eclesiástica.

Conheci um sujeito que simplesmente criou um e-mail novo e já começou a se apresentar como pastor (ex.: [email protected]).

A usurpação ministerial é uma das maiores expressões da falta de temor de Deus que eu conheço. Estes atrevidos se infiltram em nosso meio “pregando” heresias,  se beneficiando monetariamente, sem entendimento da Palavra, desprovidos do poder do Espírito Santo, enganados e enganando (cego guiando cegos).

“Porque se levantarão falsos cristos, e falsos profetas, e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos.” – Marcos 13:22

3ª LIÇÃO: COM PRECEITOS DE SANTIFICAÇÃO

“E Moisés fez chegar a Arão e a seus filhos, e os lavou com água… E pôs a mitra sobre a sua cabeça; e sobre esta, na parte dianteira, pôs a lâmina de ouro, a coroa da santidade, como o Senhor ordenara a Moisés. Então Moisés tomou o azeite da unção, e ungiu o tabernáculo, e tudo o que havia nele, e o santificou; e dele espargiu sete vezes sobre o altar, e ungiu o altar e todos os seus utensílios, como também a pia e a sua base, para santificá-las. Depois derramou do azeite da unção sobre a cabeça de Arão, e ungiu-o, para santificá-lo“. – Levítico 8:6-12

Quem ordena pessoas ao ministério deve ensiná-las como se santificar, como se manterem limpos e como manter o altar santificado. Vidas limpas, altares limpos.

E deve acompanhar a carreira destes novos ministros, como Paulo fazia com Timóteo, e não largá-los pelo mundo sem freio algum.

“Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”. – Hebreus 12:14

“Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.” – João 17:17

CONCLUSÃO

O Capítulo 8 de Levítico nos apresenta um modelo bíblico de ordenação ministerial:

  • POR UMA ORDEM DIVINA
  • DIANTE DE TODA A CONGREGAÇÃO
  • COM PRECEITOS DE SANTIFICAÇÃO

Vamos juntos resgatar a dignidade ministerial, tanto pelo lado positivo, valorizando os escolhidos de Deus para tais funções, quanto pelo lado negativo, rejeitando os atrevidos.

 

Título: Levítico 8 – Ordenação Ministerial
Autor: Pr Ronaldo Franco
Data: 04/12/2022

Deixe seu comentário logo abaixo.

Veja também nossos demais esboços: Esboços

Levítico 8

 


O Site do Pastor está no ar desde 30/09/2003 disponibilizando mensagens, esboços de sermão, ilustrações, estudos bíblicos. Bem como reflexões teológicas, correções de interpretações bíblicas populares, cursos bíblicos. Do mesmo modo, material para discipulado, cursos de pregação básico e avançado. Assim como Bíblia online, clip-art evangélico, dicionário bíblico online, ditados populares, amplo material para curso básico de violão, coletânea de frases inspiradoras, indicação de sites confiáveis. Ainda mais uma infinidade de ferramentas para os pregadores da Palavra de Deus e para o Seu povo.  Por exemplo, em seu conteúdo — totalmente categorizado — você irá encontrar:

Temas Gerais, tais como: Ânimo, Atrevimento, Auto Estima, Código da Bíblia, Código da Vinci, Compaixão, Companheirismo, Conformismo, Desprendimento, Egoismo, Empatia, Ganância, Gratidão, Histórias, Inveja, Mansidão, Murmuração, Quebra de Maldição, Vingança, etc.

Igualmente, Temas Teológicos, tais como: Adoração, Batalha Espiritual, Boas-obras, Consagração, Crescimento espiritual, Crucificação, Cruz de Cristo, Cura divina, Devocional, Discipulado, Dons espirituais.

Por exemplo, temas como Imposição de Mãos, Ilustrações evangélicas, Intercessão, Juízo Final, Livramento, Medo, Oração, interpretação da Palavra de Deus. Revelação, Sabedoria, Salvação, Santa Ceia do Senhor, Santificação, Soberania de Deus, Temor de Deus, Tribulação, Trindade, Unção do Espírito Santo, etc. Temas Ministeriais, tais como: Apologia, Autoridade ministerial, Avivadores, Avivalistas e Avivamentos, Capacitação, Defesa da Fé, Didática cristã, Evangelismo. Bem como Temas para jovens, Homilética e Hermenêutica, Pregação Bíblica, Pregação Expositiva, Pregação Temática, como realizar uma cerimônia de casamento evangélica, etc. Nesse sentido, lembre-se que uma vez cadastrado, você poderá também fazer comentários em qualquer na grande maioria das nossas publicações. Aproveite. Marque sua presença.

Enfim, ajude-nos nesta obra, orando por nós.

Em Cristo Jesus
Equipe Site do Pastor

O Site do Pastor está no ar desde 30/09/2003 disponibilizando mensagens, esboços de sermão, ilustrações, estudos bíblicos. Bem como reflexões teológicas, correções de interpretações bíblicas populares, cursos bíblicos. Do mesmo modo, material para discipulado, cursos de pregação básico e avançado. Assim como Bíblia online, clip-art evangélico, dicionário bíblico online, ditados populares, amplo material para curso básico de violão, coletânea de frases inspiradoras, indicação de sites confiáveis. Ainda mais uma infinidade de ferramentas para os pregadores da Palavra de Deus e para o Seu povo.  Por exemplo, em seu conteúdo — totalmente categorizado — você irá encontrar:

Em síntese, tem temas Gerais, tais como: Ânimo, Atrevimento, Auto Estima, Código da Bíblia, Código da Vinci, Compaixão, Companheirismo, Conformismo, Desprendimento, Egoismo, Empatia, Ganância, Gratidão, Histórias, Inveja, Mansidão, Murmuração, Quebra de Maldição, Vingança, etc.

Igualmente, Temas Teológicos, tais como: Adoração, Batalha Espiritual, Boas-obras, Consagração, Crescimento espiritual, Crucificação, Cruz de Cristo, Cura divina, Devocional, Discipulado, Dons espirituais.

Por exemplo, temas como Imposição de Mãos, Ilustrações evangélicas, Intercessão, Juízo Final, Livramento, Medo, Oração, interpretação da Palavra de Deus. Revelação, Sabedoria, Salvação, Santa Ceia do Senhor, Santificação, Soberania de Deus, Temor de Deus, Tribulação, Trindade, Unção do Espírito Santo, etc. Temas Ministeriais, tais como: Apologia, Autoridade ministerial, Avivadores, Avivalistas e Avivamentos, Capacitação, Defesa da Fé, Didática cristã, Evangelismo. Bem como Temas para jovens, Homilética e Hermenêutica, Pregação Bíblica, Pregação Expositiva, Pregação Temática, como realizar uma cerimônia de casamento evangélica, etc. Nesse sentido, lembre-se que uma vez cadastrado, você poderá também fazer comentários em qualquer na grande maioria das nossas publicações. Aproveite. Marque sua presença.

Enfim, ajude-nos nesta obra, orando por nós.

Em Cristo Jesus
Equipe Site do Pastor

1 comentário em “Levítico 8 – Ordenação Ministerial”

  1. 1__ Por uma ordem divina
    É uma lástima quando deparamos com falsos pastores e falsos reveladores da vontade de Deus. E nos é uma satisfação, uma sensação de dever cumprido, quando desmascaramos os tais perante o povo de Deus. Ameaças de morte não nos intimidam. Escândalos e enganações corroem a fé de muitos. E não somos covardes para ficar omissos quando o povo de Deus está sendo enganado.
    “Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto! diz o SENHOR” ( Jr 23.1).
    “Ai dos pastores de Israel que apascentam a si mesmos” (Ez 34.2).

    Como eles não têm ordem divina então não apascentam as ovelhas e sugam o que podem delas. Hoje em dia, todo cuidado é pouco!

    2__ Diante de toda a congregação
    Não se pode negar que o ritual que consagrou Arão e seus filhos é complexo mas também é impressionante. Não é de qualquer que devemos fazer as coisas para o Senhor. Assim também, as coisas de Deus para nós são também impressionantes quando acontecem.

    Não podemos aceitar pastores de origens nebulosas. E se eles já se instalaram no nosso meio, devemos observa-lhes o que fazem, como fazem e , bem como, os seus frutos.
    “Quem comigo não ajunta, espalha” (Mt 12.30).
    “Pelos seus frutos, os conhecereis” (Mt 7. 16a).

    Em tempos idos, em minha cidade, um pastor passou muito tempo em uma intensa campanha financeira. De repente, em uma madrugada foi embora, levando todo o dinheiro arrecadado. Em outra situação, não tendo condições de se casar de imediato , um jovem pastor fugiu levando consigo uma mocinha, ovelhinha da igreja. sim, existem formas mais sutis de se ‘engordar’ às custas de irmãos e irmãs incautas. Tais coisas mancham o nome do ofício de pastor e muitos acabam pagando pelos erros dos outros.

    Pastor verdadeiro não tem origem nebulosa e seu dever e trabalho é realmente cuidar das ovelhas do senhor.

    Referindo-se ao verso 5, um irmão do passado, Mackintosh, disse: “Se tivessem desconsiderado a palavra, a gloria não teria aparecido (Lv 9. 23-24). As duas coisas estavam intimamente relacionadas. O menor desvio do ” Assim diz o SENHOR” teria impedido os raios da Glória Divina de aparecerem diante da congregação de Israel. Se tivesse ocorrido a introdução de um só rito ou de uma cerimônia não ordenada pela Palavra, ou se tivesse havido a omissão quanto a algo que a palavra mandava, o SENHOR não teria se manifestado em Sua glória. Ele não podia tolerar, pela glória de Sua Presença, a negligência ou a rejeição à Sua Palavra. Ele podia aguentar a ignorância e a debilidade [espiritual] mas não podia tolerar a negligência nem a desobediência”.

    Por que não vemos, muitas vezes, a glória de Deus em nossos cultos, cerimônias e festas? Uma das razões é porque negligenciamos a palavra e/ou damos pouco importância a Ela e acabamos inventando coisas novas com o objetivo errado de sermos melhores que os outros e nos tornarmos destaque até na sociedade secular. Saibamos que exibição é pecado (Mt 23.5). Não podemos servir a Deus ou cultuá-lO ou cantar-lhE louvores se tais coisas não estiverem em conformidade com Sua Palavra.

    3__ Com preceitos de santificação
    Ninguém se torna santo fora das regras de Deus.
    Tudo aqui aponta para o Senhor Jesus!
    Se o sacerdote, pastor, líder não conduzir o povo para Jesus, antes, levando-o para outro nome como, por exemplo, uma semi-deusa, uma falsa profetisa, um apóstolo, um patriarca, um conjunto de leis que julgam universais ou a própria denominação ( “somos a única igreja que Jesus aprova” ), etc, então esse pastor está em pecado contra Deus.

    “túnica”__ fala da Deidade de Cristo.
    “cinto”__ fala do serviço de Cristo.
    “sobrepeliz”__ fala da justiça de Cristo.
    “estola sacerdotal”__ fala da força de Cristo.
    “cinto de obra esmerada da estola sacerdotal”__ fala da obra do Espírito Santo durante a vida de Cristo.
    “Urim e Tumim” que fica no peitoral perto do coração__ fala do amor de Cristo conduzido pelo Espírito Santo. As duas palavras significam ‘luz e perfeição’.
    Essas coisas só temos em Jesus!
    “Mitra” sobre a cabeça __ fala de autoridade pois Jesus é o Cabeça da Igreja (Cl 1.18-19).
    “A coroa sagrada” na dianteira__ fala de algo sublime de Jesus, e serve para nós também, pois estava gravado nela o escrito : “Santidade ao SENHOR”.
    “Óleo da unção”__ fala do Espírito Santo que conduz tudo para Cristo.
    “Aspergiu o altar sete vezes”__ provavelmente significa o domínio total sobre o pecado e nos fala da perfeição pois o Espírito Santo nos dá força para tal.
    “Altar”__ nos fala de um tipo da cruz de Cristo.
    “Bacia (ou pia)__nos fala de um tipo da Palavra de Deus que nos limpa.
    “Para os consagrar” __ nos fala que a santificação só pode ser levada a cabo pelo Espírito Santo.
    “Óleo da unção sobre a cabeça”__ consagração. Isso e as coisas já ditas atrás apontam para cristo pois o Espírito Santo nos unge para o serviço a Cristo.

    Portanto, o verdadeiro pastor é aquele que cuida das ovelhas do senhor a fim de apresentá-las a Cristo, e não que deve sugar delas para proveito próprio.

    A santidade vem de Deus e não do cargo ou título que exercemos. Não podemos dizer que ‘sendo eu crente, pastor, diácono, pregador, cantor, líder, etc, então por isso sou santo”. Falar dessa maneira é errado.

    A purificação espiritual vem de Deus.Agora, a partir daí, temos responsabilidade diante do Senhor.
    “O que se requer dos despenseiros [=mordomos] é que cada um deles seja encontrado fiel” ( 1 Co 4.2).
    “A responsabilidade dos despenseiros..me está confiada” (1 Co 9.17).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.