Pular para o conteúdo

CONSPIRANDO CONTRA DEUS

“Conspirando contra Deus” é o título deste esboço de sermão Evangelístico baseado em Marcos 3.1-6, que relata inimigos que se odiavam se unindo para planejar como matariam Jesus, logo após Ele ter feito um milagre surpreendente.

O que levou aquelas pessoas a conspirarem contra Deus? Dentre várias possibilidades, destaco aqui a DUREZA DE CORAÇÃO, que é a pior desgraça na vida de alguém.

E faço uma pergunta, por quê, por quais MOTIVOS a dureza de coração é a pior desgraça na vida de uma pessoa?

  • Impede a pessoa de reconhecer os esforços divinos para salvá-la.
  • A impede, também, de ver a verdade, por mais óbvia que ela seja.
  • E de reagir corretamente diante dos milagres divinos.
  • E ainda a leva a se comprometer com o mal.

1º MOTIVO: A DUREZA DE CORAÇÃO IMPEDE A PESSOA DE RECONHECER OS ESFORÇOS DIVINOS PARA SALVÁ-LA (vs 1).

“E outra vez entrou na sinagoga, e estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada.” – Marcos 3:1

Apesar da hostilidade, desprezo e repúdio com que o tratavam, Jesus voltou à sinagoga “de novo”, “noutra ocasião”. De novo ele foi de encontro àquelas pessoas, tal como declarou diante da cidade, em Mateus 23.37: Jerusalém, Jerusalém… quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!”

Jesus não desistiu de nós; manteve-se firme até à terrível morte na cruz, para nos salvar.

Quantos esforços Deus já fez para salvar você e sua família? Quantos “profetas” Ele já enviou? Quantos convites? Quantas mensagens? Quanta insistência?

Abra o seu coração, se não, todos os esforços divinos para salvá-lo serão inúteis, pois Deus respeita a liberdade de escolha das pessoas.

Sugestão de ilustração: Não precisa!

2º MOTIVO: IMPEDE A PESSOA DE VER A VERDADE, POR MAIS ÓBVIA QUE ELA SEJA (vs 2-4).

“E estavam observando-o se curaria no sábado, para o acusarem. E disse ao homem que tinha a mão mirrada: Levanta-te e vem para o meio. E perguntou-lhes: É lícito no sábado fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou matar? E eles calaram-se”. – Marcos 3:2-4

Jesus faz uma pergunta tão simples e óbvia que uma criança é capaz de responder; mas os duros de coração se calam e se fecham à verdade. Semelhante a alguns que, ao serem repreendidos, recusam-se a aceitar as verdades que estão sendo-lhes ditas, se “fecham” em si mesmos e permanecem calados, por mais que se tente arrancar uma resposta ou uma explicação deles. Na verdade não há explicação ao sombrio silêncio que eles fazem, somente há dureza de coração.

“E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente. Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração; os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza.” – Efésios 4:17-19

A morte de Jesus na cruz é uma exposição pública do derradeiro esforço divino em nos salvar, que ficará eternamente cravada na história da humanidade, mas muitos não querem ou não conseguem enxergar esta verdade devido à dureza do coração.

Quantas vezes você já rejeitou a verdade? Quantas vezes você trocou as verdades bíblicas por uma teoria qualquer, um boato ou uma mera suposição?

Abra o seu coração, pois a verdade de Deus não pode mais ser negada ou negligenciada. Somente a Verdade pode salvar você. Abra o coração para Jesus, pois Ele é “o caminho, a verdade e a vida”.

3º MOTIVO: IMPEDE A PESSOA DE REAGIR CORRETAMENTE AOS MILAGRES DIVINOS (vs 5-6).

“E, olhando para eles em redor com indignação, condoendo-se da dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a tua mão. E ele a estendeu, e foi-lhe restituída a sua mão, sã como a outra. E, tendo saído os fariseus, tomaram logo conselho com os herodianos contra ele, procurando ver como o matariam.” – Marcos 3:5,6

Qualquer pessoa que não estivesse com o coração fechado ficaria maravilhada ao presenciar este milagre. No entanto, estes homens, fariseus e herodianos (que se odiavam mutuamente), logo após terem presenciado o milagre, juntaram-se para conspirar contra Jesus, para o matar.

As pessoas duras de coração ao verem ou saberem de um milagre, vão logo tentando desclassificá-lo, “carimbá-lo” como mentira, farsa, enrolação, exagero, fanatismo, etc., mesmo que estes milagres sejam visíveis e inegáveis, como, por exemplo, a transformação de um bandido irrecuperável em um homem de Deus, de família, de bem.

Abra seu coração para Jesus, pois os milagres de Deus estão aí, diante de nós, todos os dias, a cada momento. A dureza do seu coração sempre fará com que você reaja de modo incorreto em relação ao que Deus está fazendo em nosso meio.

E, a cada novo milagre, ao invés de aproximar-se de Deus, sua dureza de coração o afastará tanto Dele que você acabará fazendo como os fariseus e herodianos: Irá conspirar contra Deus, para “acabar com Ele” em seu coração, em sua vida, em sua família. Mas, no fim, quem se dará mal é você mesmo.

4º MOTIVO: E LEVA A PESSOA A SE COMPROMETER COM O MAL (vs 6).

“E, tendo saído os fariseus, tomaram logo conselho com os herodianos contra ele, procurando ver como o matariam.” – Marcos 3:6

Fariseus e herodianos eram adversários políticos e religiosos. Eles se odiavam mutuamente. Porém, não tendo como negar os milagres de Jesus, eles se juntaram para ver como matariam o Filho de Deus. 

É exatamente isso que acontece com quem insiste em manter a dureza do seu coração: Se afastam de Deus e se aproximam do mal, se compromete e compactuam com a maldade.

“Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha.” – Mateus 12.30

“Não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” – Tiago 4:4

CONCLUSÃO

A dureza de coração impede a pessoa de reconhecer os esforços divinos para salvá-la, impede-a, também, de ver a verdade e de reagir corretamente aos milagres divinos. 

Abra seu coração. Peça a Deus que quebre esta frieza que há em você, se não, você acabará “matando” Deus em sua vida e em sua família, cometendo um verdadeiro “suicídio espiritual”.

 

Título: Conspirando contra Deus
Autor: Pr Ronaldo Franco
Data: 18/01/2009

Deixe seu comentário logo abaixo.

Veja também nossos demais esboços: Esboços

Conspirando contra Deus

Conspirando contra Deus; Contudo; Juntamente com; Apesar disso; Em outras palavras; Nesse sentido; Enfim; Em síntese; Em suma; Definitivamente; Afinal; Ainda mais; Do mesmo modo; Bem como; Contudo; Juntamente com; Apesar disso; Em outras palavras; Nesse sentido; Por exemplo; Apesar disso; Em outras palavras; Nesse sentido; Contudo; Juntamente com;

3 comentários em “Conspirando contra Deus”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.