CONSPIRANDO CONTRA DEUS
- Assunto principal: As consequências de um coração endurecido. Conspirando contra Deus.
- Classificação: Exortativo.
- Quebra-Gelo:
- Leitura do texto-base: Marcos 3.1-5
- Gancho:
Mensagem de Deus: A DUREZA DE CORAÇÃO É A PIOR DESGRAÇA NA VIDA DE UMA PESSOA.
Pergunta auxiliar: Por quê, por quais MOTIVOS a dureza de coração é a pior desgraça na vida de uma pessoa?
1. A DUREZA DE CORAÇÃO IMPEDE A PESSOA DE RECONHECER OS ESFORÇOS DIVINOS PARA SALVÁ-LA (vs 1).
Explicação: No vs. 1 diz que Jesus voltou à sinagoga “de novo”, “noutra ocasião”, apesar da hostilidade, desprezo e repúdio com que o tratavam.
Ilustração: ______________________________________________________________
Fundamentação: Mt 23.37 (Jerusalém, Jerusalém… quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!).
Ponto-cruz: Jesus não desistiu de nós; manteve-se firme até à morte, para nos salvar.
Aplicação: Quantos esforços Deus já fez para salvar você e sua família? Quantos “profetas” Ele já enviou? Quantos convites? Quantas mensagens? Quanta insistência?
Apelo do meio: Abra o seu coração, se não, todos os esforços divinos para salvá-lo serão inúteis, pois Deus respeita a liberdade de escolha das pessoas.
2. A DUREZA DE CORAÇÃO IMPEDE A PESSOA DE VER A VERDADE, POR MAIS ÓBVIA QUE ELA SEJA (vs 4).
Explicação: No vs. 4 Jesus faz uma pergunta tão simples e óbvia que uma criança seria capaz de respondê-la; mas os duros de coração se calam e se fecham à verdade.
Ilustração: Semelhante a alguns jovens e adolescentes que, ao serem repreendidos, recusam-se a aceitar as verdades que estão sendo-lhes ditas, se “fecham” em si mesmos e permanecem calados, por mais que se tente arrancar uma resposta ou uma explicação deles.
Fundamentação: Efésios 4.18.
Ponto-cruz: A morte de Jesus na cruz é uma exposição pública do derradeiro esforço divino em nos salvar, que ficará eternamente cravada na história da humanidade.
Aplicação: Quantas vezes você já rejeitou a verdade? Quantas vezes você trocou as verdades bíblicas por uma teoria qualquer, um boato ou uma mera suposição?
Apelo do meio: Abra o seu coração, pois a verdade de Deus não pode mais ser negada ou negligenciada. Somente a Verdade pode salvar você. Abra o coração para Jesus, pois Ele é “o caminho, a verdade e a vida”.
3. A DUREZA DE CORAÇÃO IMPEDE A PESSOA DE REAGIR CORRETAMENTE AOS MILAGRES DIVINOS (vs 6).
Explicação: Qualquer pessoa que não esteja com o coração fechado fica maravilhada ao presenciar um milagre. No entanto, estes homens, fariseus e herodianos (que se odiavam mutuamente), logo após terem presenciado um milagre extraordinário (e por dele), juntaram-se para conspirar contra Jesus, para o matar.
Ilustração: ______________________________________________________________
Fundamentação: Hebreus 3.7-12.
Aplicação: As pessoas duras de coração ao verem ou saberem de um milagre, vão logo tentando desclassificá-lo, “carimbando-os” como mentira, farsa, enrolação, exagero, fanatismo, etc., mesmo que estes milagres sejam visíveis e inegáveis, como, por exemplo, a transformação de um bandido irrecuperável em um homem de Deus, de família, de bem.
Apelo do meio: Abra seu coração para Jesus, pois os milagres de Deus estão aí, diante de nós, todos os dias, a cada momento. A dureza do seu coração sempre fará com que você reaja de modo incorreto em relação ao que Deus mesmo está fazendo em nosso meio. E, a cada novo milagre, ao invés de aproximar-se de Deus, sua dureza de coração o afastará tanto Dele que você acabará fazendo como os fariseus e herodianos: Irá conspirar contra Deus, para “acabar com Ele” em seu coração, em sua vida, em sua família.
Conclusão
A dureza de coração impede a pessoa de reconhecer os esforços divinos para salvá-la, impede-a, também, de ver a verdade e de reagir corretamente aos milagres divinos.
Apelo Final
Abra seu coração. Peça a Deus que quebre esta frieza que há em você, se não, você acabará “matando” Deus em sua vida e em sua família, cometendo um verdadeiro “suicídio espiritual”.
DEUS SEJA LOUVADO!
Autor: Pr Ronaldo Franco ( [email protected])
18/01/2009
Conspirando contra Deus.
Um sermão maravilhoso e traz a informação correta para os pecadores que ainda estão distantes de Deus. Parabéns.
Bom sermão, atualizadissimo para os dias de hoje
Muito bom pastor, principalmente nos dias hoje, com as crises do pais.