Pular para o conteúdo

A FAMÍLIA DE JESUS AINDA EXISTE
Mateus 12.46-50

“A FAMÍLIA DE JESUS AINDA EXISTE” foi o título natural escolhido para este esboço de sermão.

Muitas pessoas se ocupam com questões de genealogia, outras se vangloriam por serem descendentes de uma determinada família importante na história, etc.

Sabemos que Jesus não se casou nem teve filhos, então, como é possível afirmar que “a família de Jesus ainda existe”? Na verdade, neste assunto, a Bíblia ultrapassa os laços sanguíneos para definir a família de Deus. Vejamos nos DETALHES desta história quem é a família de Jesus.

  • A FAMÍLIA DE SANGUE DE JESUS ESTAVA LÁ FORA (vs 46-47)
  • A FAMÍLIA ESPIRITUAL DE JESUS ESTAVA LÁ DENTRO (vs 48-49)
  • A FAMÍLIA ESPIRITUAL DE JESUS FAZ A VONTADE DO PAI (vs 50)

1º DETALHE: A FAMÍLIA DE SANGUE DE JESUS ESTAVA LÁ FORA (vs 46-47)

“E, falando ele ainda à multidão, eis que estavam fora sua mãe e seus irmãos, pretendendo falar-lhe. E disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te.”

Sabemos que os irmãos de Jesus ainda não criam nele (João 7.5), que ainda não eram seus discípulos, que ainda não o haviam reconhecido como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (isso só veio a acontecer mais tarde). “Normalmente as pessoas que menos acreditam em nós são as que estão mais próximas”, em qualquer área humana. 

De igual modo, todos nós somos “família de sangue” uns dos outros e de Jesus, mas isso não nos torna família de Deus.

Somente após abrirmos os nossos corações e recebermos a Cristo como nosso Único e Suficiente Salvador é que temos poder (autoridade) para nos apresentarmos como legítimos filhos de Deus por adoção espiritual:

“Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo. Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.” (João 1:9-13)

A família de Jesus ainda existe, mas não está “lá fora”. 

DETALHE: A FAMÍLIA ESPIRITUAL DE JESUS ESTAVA LÁ DENTRO (vs 48-49)

“Ele, porém, respondendo, disse ao que lhe falara: Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos? E, estendendo a sua mão para os seus DISCÍPULOS, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos”.

Só faz parte quem faz a sua parte! Quem é da família se envolve, trabalha, obedece, chora, mas também se alegra, intercede, aprende, ensina, corrige e é corrigido, é consciente das lutas e desafios da casa, contribui, “está dentro”, “chega junto”, defende os seus irmãos e por eles é defendido. 

Quem é da família não precisa ser anunciado, vai entrando, pois é de casa. Quem é da família não tem cerimônias, mas, goza dos prazeres e dos afazeres da casa.

A família de Jesus ainda existe e “está dentro”. Somente os verdadeiros DISCÍPULOS de Jesus são família de Deus.

3º DETALHE: A FAMÍLIA ESPIRITUAL DE JESUS FAZ A VONTADE DO PAI (vs 50)

“Porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe.”

Quem está “lá fora” não tem compromisso nem preocupação com a vontade de Deus. 

A família de Jesus ainda existe e ela pode ser reconhecida naqueles que fazem a vontade do Pai. Quem “está dentro”, ama Jesus e ama o Pai e lhe obedece, faz questão de ficar no centro da vontade de Deus.

“Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele. Disse então Judas ( não o Iscariotes ): “Senhor, mas por que te revelarás a nós e não ao mundo? Respondeu Jesus: ‘Se alguém me ama, guardará a minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos nele morada. Aquele que não me ama não guarda as minhas palavras. Estas palavras que vocês estão ouvindo não são minhas; são de meu Pai que me enviou'”. (João 14.21-24)

CONCLUSÃO

  • A família de sangue de Jesus estava lá fora (vs 46-47).
  • A família espiritual de Jesus estava lá dentro (vs 48-49).
  • A família espiritual de Jesus faz a vontade do Pai (vs 50).

Sim, a família de Jesus ainda existe e eu e você podemos fazer parte dela, basta sermos discípulos de Jesus.

Eu já faço parte, e quanto a você?

 

Autores: Pr Ronaldo Franco, Cristiano e Cooperador Fernando
Data: 19/08/2006 (Oficina de Pregação de São José dos Pinhais)

Deixe seu comentário logo abaixo.

Veja também nossos demais esboços: Esboços

a família de jesus ainda existe

Igualmente; Ao contrário; Agora; Apenas; Constantemente; Depois que; Desde que; Enquanto; Em seguida; Ainda mais; Do mesmo modo; Bem como; Contudo; Juntamente com; Apesar disso; Em outras palavras; Nesse sentido; Enfim; Em síntese; Em suma; Definitivamente; Afinal; Ainda mais; Do mesmo modo; Bem como; Contudo; Juntamente com; Apesar disso; Em outras palavras;

2 comentários em “A família de Jesus ainda existe”

  1. Muito edificante e preciso nos chama atenção como é óbvio que quem ama é estar perto de Cristo estar aprendendo algo mais .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.