Mulher Virtuosa (Rute Cap. 02)

Rute, uma bela mulher

MULHER VIRTUOSA

O livro de Rute nos apresenta um exemplo vivo de Fidelidade, Humildade e Fé em meio às adversidades. No capítulo 2, vemos como Deus recompensou as atitudes desta mulher incrível.

1. Mulher Virtuosa: Fidelidade gera oportunidade (Rute 2:2-3)

Rute, em meio à pobreza e incerteza, demonstra lealdade e dedicação a Noemi. Ela se dispõe a colher espigas para sustento das duas, e pela providência divina, vai justamente ao campo de Boaz.

“Deixa-me ir ao campo, e apanharei espigas atrás daquele em cujos olhos eu achar graça.” (Rute 2:2)

Não foi coincidência, mas a mão de Deus guiando seus passos. Sua atitude de trabalho árduo, honesto e altruísmo abriu portas para o cuidado divino.

Conexão com Cristo: Assim como Rute não abandonou Noemi, Cristo nos garante: “E eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos.” (Mateus 28:20). A fidelidade atrai a presença de Deus.

Aplicação prática: Jovem, sua lealdade e dedicação à família, amigos e ao Senhor podem ser instrumentos para Deus abrir caminhos que você nunca imaginou.

2. Mulher Virtuosa: Humildade conquista bondade (Rute 2:10-12)

Quando Boaz demonstra bondade, Rute responde com respeito, gratidão e humildade. Ela reconhece que não era merecedora de tanta atenção, mas ainda assim recebe o favor.

“Então ela caiu sobre o seu rosto, e se inclinou à terra, e disse-lhe: Como achei graça em teus olhos, para que faças caso de mim, sendo eu estrangeira?” (Rute 2:10)

Sua postura de real humilde reflete sua fé em Deus. Ela não exigiu, mas agradeceu. E Deus honrou sua atitude.

Conexão com Cristo: A Palavra afirma: “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” (Tiago 4:6). E Jesus nos ensinou que a humildade é o caminho para a exaltação (Filipenses 2:8-9).

Aplicação prática: A gratidão e o respeito atraem bênçãos. Reconheça diariamente as pequenas e grandes obras de Deus em sua vida.

3. Mulher Virtuosa: Fé gera provisão e esperança (Rute 2:17-23)

Rute trabalhou com dedicação e voltou para casa com provisão abundante. Sua fé e sua disposição renovaram também a esperança de Noemi.

“E esteve apanhando naquele campo até à tarde; e debulhou o que apanhara, e foi quase um efa de cevada (+- 22 litros).” (Rute 2:17)

Deus estava conduzindo a história e preparando um futuro redentor. Boaz, como resgatador, aponta para o cuidado de Deus em meio à adversidade.

Conexão com Cristo: Boaz é figura de Cristo, nosso Redentor. Em Jesus, temos perdão, provisão e resgate: “Nele temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça.” (Efésios 1:7).

Aplicação prática: Permaneça firme na fé e confiante no Senhor. Sua perseverança pode renovar a esperança de quem está ao seu lado.

Conclusão

As virtudes de Rute – lealdade, humildade e fé – atraíram a graça de Deus e mudaram a história de sua vida e da vida de Noemi. Quando colocamos em prática esses princípios, abrimos espaço para a obra do Redentor em nós e através de nós.

Coloque em prática: viva com fidelidade, pratique a gratidão e alimente sua fé diariamente. Assim, sua vida será um testemunho vivo da graça de Deus.

 

Autor: Pr Ronaldo Franco.
Data: 27/09/2025


Enriqueça o site, deixando o seu comentário logo abaixo.
Os comentários serão liberados após serem moderados.

Compartilhe esta mensagem.
Veja também nossos demais esboços: Esboços
Mulher Virtuosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo