Pular para o conteúdo

ILUSTRAÇÃO PARA SERMÃO – A GUARDIÃ

A GUARDIÃ

Havia uma vez uma senhora que estava prestes a sair em uma viagem e levava consigo uma caixa repleta de joias de valor inestimável. Preocupada com a segurança dessas preciosidades, ela solicitou a ajuda de uma amiga próxima para cuidar delas durante a sua ausência. Confiantemente, ela confiou a guarda e a responsabilidade das joias a essa amiga.

Ao receber a promessa da amiga de que as joias seriam mantidas em segurança, a senhora confiou a caixa contendo as preciosidades às mãos da ‘guardiã’

No entanto, à medida que se afastava, começou a refletir sobre a possibilidade de a amiga utilizar algumas das joias durante sua viagem. Esses pensamentos a inquietaram, e ela decidiu voltar para casa e levar consigo três das joias mais valiosas.

Quando finalmente retornou de sua viagem, o primeiro pensamento da senhora foi para a caixa de joias que confiara à amiga. Com um misto de ansiedade e expectativa, ela abriu a caixa e começou a examinar uma por uma das joias. Para sua alegria, cada uma delas estava em perfeito estado. A amiga demonstrou ser uma guardiã fiel, cuidando das joias com zelo e responsabilidade.

No entanto, ao revisar as joias que a senhora escolheu levar consigo não estavam sob a guarda da amiga, uma delas estava faltando.

Uma sensação de perda e pesar a invadiu, pois aquela joia não pôde ser recuperada. Nesse momento, ela se questionou: quem deveria ser responsabilizado por essa perda? Certamente não era a guardiã, pois ela havia cuidado diligentemente apenas das joias que lhe foram confiadas. As joias que a senhora escolhera levar consigo não estavam sob a guarda da amiga.

Essa situação serviu como um poderoso lembrete para a senhora sobre a importância da confiança e da entrega. Da mesma forma, ela percebeu que em sua relação com Cristo, o princípio era semelhante. Aquilo que não é entregue a Ele, não poderia ser esperado que fosse guardado por Ele. Essa lição a incentivou a entregar todas as áreas de sua vida a Cristo, confiando que Ele é o guardião fiel de tudo o que confiamos a Ele. Afinal, o que entregamos a Ele está em mãos seguras, protegido pelo Seu amor e cuidado.

“Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e o mais ele o fará.” – Salmos 37:5

 

Título: Ilustração para sermão – A guardiã
Fonte: Coletânea de Ilustrações do Pr. Natanael de Barros Almeida (193)
Autoria: J. B. Figgis
Data da publicação: 29/08/2023

Deixe seu comentário logo abaixo.

Veja também nossos demais esboços: Esboços

Ilustração para sermão - A guardiã

1 comentário em “Ilustração para Sermão – A guardiã”

  1. “O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra” ( Sl 121.2).

    Deus é protetor. Sua proteção é física e espiritual em todas as circunstâncias da vida.

    Nós não temos nem sabedoria nem força para governarmos a nós mesmos. Precisamos entregar tudo nas mãos de Deus, nossas vidas, famílias, negócios, sonhos e até nosso futuro. Só Ele tem o melhor para nós.

    Ele nos diz para entregarmos e confiar. Entregar sem confiar produz mais ansiedade. Ele não é homem para mentir nem para nos enganar. Ele não muda e é sempre fiel e verdadeiro.

    E ele promete mais além da entrega e confiança. Ele promete: “E o mais Ele fará”. Ele nos garante que fará por nós todas as coisas.

    É-nos difícil crer, mas não precisamos viver ansiosos quanto à nossa vida nem quanto ao nosso futuro. O nosso trabalho é entregar, confiar e descansar.

    Que o SENHOR nos ajude.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.