IDADE NÃO É PROBLEMA
Gênesis 17
Deus é bom – Sl 107:1 |
Introdução: Quem disse que idade não é problema? Cerca de 13 ou 14 anos depois da vergonha contra Agar (Gn 16), Abrão e Sarai ainda não têm filhos, a promessa de Deus continua sem se cumprir e a situação só piora, pois agora ele está perto dos 100 anos e ela, dos 90.
O texto não cita, mas, talvez, pensamentos duvidosos estavam lhe ocorrendo, tais como: “Será que Deus falou mesmo comigo lá atrás ou foi loucura da minha cabeça? Será que estamos sendo castigados por causa do nosso pecado contra Agar? Nos desviamos do plano de Deus e fomos rejeitados por Ele? Perdemos o tempo de Deus?”.
Seriam questionamentos plausíveis e dariam um belíssimo pano-de-fundo para entendermos os ATOS DIVINOS relatados neste capítulo bíblico, que revelam a bondade e a fidelidade de Deus.
• Deus muda o nome de Abrão
• Marca a Sua aliança na carne de Abrão
• E muda também o nome de Sarai
a) DEUS MUDA O NOME DE ABRÃO (VS 1-8)
Ele APARECE a Abrão (“pai exaltado”) e muda o seu nome para Abraão (“pai de uma multidão”), numa clara reafirmação do chamado e das promessas feitas à ele, uma resposta às perguntas se ele ainda estava na presença de Deus (“anda na minha presença e sê perfeito”), e que idade não é problema para Deus. Ao mudar seu nome, Deus muda a sua história. É o que acontece, por exemplo, com pessoas que eram “famosas” por seus comportamentos inadequados ou destrutivos, mas, agora, após ter um encontro real com Cristo, passam a ser conhecidas como pessoas sérias, gente boa, gente de Deus.
PONTO-CRUZ (use este PC aqui) – O que é isso? Aos que vencerem, pelo poder que há no sangue de Jesus, Deus dará um NOVO e eterno NOME (Ap 2:17). |
b) MARCA A SUA ALIANÇA NA CARNE DE ABRÃO – (vs 9 a 14, 23 a 27)
O Senhor institui a circuncisão para o povo hebreu como marca “na vossa carne” da aliança com Abraão. A partir daquele momento eles carregariam na carne o sinal da aliança, ou seja, a aliança sai do campo do subjetivo e entra no campo do concreto. O apóstolo Paulo disse algo parecido em Gálatas 6.17: “… trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus”.
c) E MUDA TAMBÉM O NOME DE SARAI (vs 15 a 22)
E também renova a alma de Sara ao lhe dizer que seu novo nome será Sara (que significa “princesa”), que ela vai engravidar (apesar da idade e ter sido estéril a vida toda), que será um menino, que o seu nome deverá ser Isaque, que o Senhor estabelecerá uma aliança perpétua com ele e que muitas nações se formarão a partir dele. O renovo de Deus é algo extraordinário de se experimentar.
CONCLUSÃO
Não importa quanto tempo já se passou, nem importa com qual idade você está, as verdadeiras promessas de Deus não caducam nem prescrevem. Ele muda a nossa história, nos marca com a sua aliança e nos renova sempre, e para sempre. Aleluia!
Título: Idade não é problema
Autor: Pr Ronaldo Alves Franco
Site do Pastor (www.sitedopastor.com.br)
Data: 26/06/2020
Veja também nossos Artigos
Deixe seus comentários logo abaixo.
Antes de mais nada, Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz.
Acima de tudo, onde houver ódio, que eu leve o amor.
Discórdia, que eu leve a união.
Em síntese, onde houver dúvidas, que eu leve a fé.
Onde houver erros, que eu leve a verdade.
Assim como, onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Definitivamente;
Desespero, que eu leve a esperança.
Desde que;
Tristeza, que eu leve a alegria.
Do mesmo modo;
Trevas, que eu leve a luz.
Ainda mais, ó Mestre, fazei com que eu procure mais consolar,
Em outras palavras;
que ser consolado.
Em seguida;
Antes de tudo, compreender, que ser compreendido.
Em suma;
Do mesmo modo, amar, que ser amado.
Enfim;
Pois é dando que se recebe.
Enquanto;
Bem como, é perdoando, que se é perdoado.
Igualmente;
Mas é morrendo que se vive para a vida eterna.
Ainda mais, ó Mestre, fazei com que eu procure mais consolar,
Juntamente com;
que ser consolado.
Nesse sentido;
Antes de tudo, compreender, que ser compreendido.
Do mesmo modo, amar, que ser amado.
Por exemplo;
Pois é dando que se recebe.
Por outro lado;
Bem como, é perdoando, que se é perdoado.
Mas é morrendo que se vive para a vida eterna.
obrigado pelo belíssimo comentário, meu irmão
Muito bom,excelente mesmo este esboço e nele podemos trabalhar diversos temas.Deus é soberano em tudo,inclusive do tempo.Se o SENHOR Deus não ‘começar’ com o ser humano,este não consegue se desvencilhar da carne.E o SENHOR nos ensina a lição da dependência e humildadec pois enquanto estamos soberbos,ficamos achando que pela nossa própria força podemos fazer isso e aquilo outro na obra de Deus.Então o SENHOR nos dá a lição da humildade e dependência pois espera que nossas forças se esvaiem para ,depois, cuidar de nós e assim aprendermos a ficarmos dependentes do SENHOR e que só Ele merece a glória!É como diz o sábio:”A visão da glória de Deus produz humildade.As estrelas somem quando o sol aparece”.