Pular para o conteúdo

DEIXE JESUS SE APROXIMAR DE VOCÊ
João 5.1-15

“DEIXE JESUS SE APROXIMAR DE VOCÊ” foi o título escolhido para este esboço de sermão (que pode ser tanto evangelístico como encorajador) em razão de que o texto bíblico deixa evidente que Jesus foi ao encontro deste homem que esteve doente quase a sua vida inteira.

Quando a pessoa deixa Jesus se aproximar, o nosso SENHOR sempre agirá em seu favor, sempre reanimará os desanimados.

Como Jesus faz isso, como Ele reanima os desanimados? De muitas maneiras, é claro, mas, deste texto podemos extrair as suas ATITUDES em benefício deste homem:

1) JESUS REANIMA OS DESANIMADOS APROXIMANDO-SE DELES (vs 1-6)

“Depois disto havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres. Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento da água, porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse. E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo. E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?”

Oposição: Alguns pensam que Jesus NÃO quer se aproximar de um pecador, outros temem a Sua aproximação devido aos seus muitos pecados, como Pedro, por exemplo, conforme relatado em Lucas 5.8.
Defesa: Muitos doentes não têm mais forças para buscar a sua cura e acabam desanimados, porém, há inúmeros testemunhos na história cristã que relatam que foi Jesus quem veio ao encontro do doente e do pecador.

Esta é a GIGANTESCA e INSUPERÁVEL diferença entre o Cristianismo e as demais religiões. Enquanto estas ensinam como o homem pode chegar a Deus, o Cristianismo nos ensina que foi Deus quem veio até o homem: “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.” (João 1.11-13).

Aplicação: Devemos crer que na aproximação de Jesus e, quando isso acontecer conosco, devemos deixá-lo se aproximar de nós.
Apelo do Meio: Há aqui alguém desanimado? Deixe Jesus se aproximar de você. Ele é teu socorro bem presente na hora da angustia.


2) JESUS REANIMA OS DESANIMADOS CURANDO SUAS ENFERMIDADES (vs 7-9)

“O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.
Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda. Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava…”

Oposição: Alguns NÃO acreditam que Jesus ainda cura.
Defesa: No entanto há inúmeros testemunhos desta verdade na história cristã, que não podem ser contestados nem mesmo pela ciência humana e, muitas vezes, até os médicos (que conhecem bem as enfermidades e as dificuldades para curá-las) dizem que foi milagre.
Fundamentação: Isaías 53:4a: “Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si…”
Ponto Cruz:  Isaías 53:5:
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.”

Aplicação: Devemos crer que Jesus ainda quer nos curar.
Apelo do Meio: Há alguém aqui desanimado da vida devido às suas enfermidades? Deixe Jesus se aproximar e receba a sua graça. Ele é o médico dos médicos.

3) JESUS REANIMA OS DESANIMADOS PERDOANDO OS SEUS PECADOS (vs 14-15).

“Depois Jesus encontrou-o no templo, e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior. E aquele homem foi, e anunciou aos judeus que Jesus era o que o curara”.

Fundamentação: João 4 (A história da mulher samaritana), João 8:1-11 (A história da mulher adúltera).
Ponto Cruz: Colossenses 2:13:
E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas”.

Aplicação: Lucas 19:1-10 (Ilustrativa) Zaqueu andava desanimado da vida, pois todos o acusavam de “ladrão”,  mas quando Jesus se aproximou dele, Zaqueu recebeu o perdão e foi transformado. E a alegria tomou conta de sua vida.
Apelo do Meio: Há pecados que precisam ser confessados? Deixe Jesus se aproximar de você e confesse a Ele todos os seus pecados. Ele tem o poder e a autoridade para te perdoar e salvar. É Ele quem perdoa e nos purifica de todas as nossas iniquidades. 

CONCLUSÃO

Deixe Jesus se aproximar de você. Ele o reanimará com a SUA PRESENÇA maravilhosa, curará você e perdoará os seus pecados.

Você e sua família estão precisando de ânimo, cura de enfermidades e perdão de pecados? DEIXE JESUS SE APROXIMAR DE VOCÊ. 

 

Título: Deixe Jesus se aproximar de você
Autor: Presbítero Léo José M. Manzoni
Data: 11/02/2015

Deixe seu comentário logo abaixo.

Veja também nossos demais esboços: Esboços

Deixe Jesus se aproximar de você

Igualmente; Ao contrário; Agora; Apenas; Constantemente; Depois que; Desde que; Enquanto; Em seguida; Ainda mais; Do mesmo modo; Bem como; Contudo; Juntamente com; Apesar disso; Em outras palavras; Nesse sentido; Enfim; Em síntese; Em suma; Definitivamente; Afinal; Ainda mais; Do mesmo modo; Bem como; Contudo; Juntamente com; Apesar disso; Em outras palavras; Nesse sentido; Por exemplo; Enquanto;