Pular para o conteúdo

CUIDE DO LADO DE CÁ

“Cuide do lado de cá” é o título deste estudo bíblico Exortativo (baseado em I Timóteo 5.8, I Timóteo 4:16 e João 21:16) elaborado para equilibrar a atenção e a energia do povo de Deus em relação a 2 “lados” da vida cristã que precisamos cuidar:

  • Há cristãos que não pensam, não falam e não amam a volta de Jesus; se preocupam somente com as coisas desta vida;
  • Por outro lado, há cristãos que só se preocupam com os temas escatológicos (“doutrina das coisas que devem acontecer últimos dias”), cuidando dos sinais da volta de Jesus, estudando sobre arrebatamento, ressurreição etc., mas descuidam das coisas desta vida.

Vamos chamar os temas escatológicos de “O lado de lá”.
E os temas desta vida de “O lado de cá”.

É evidente que estes assuntos do “lado de lá” são cativantes, tanto pela esperança que nos traz quanto por sua relativa complexidade, mistérios que despertam bastante a nossa curiosidade. É evidente também que devemos amar a volta de Jesus, isso é uma importante recomendação bíblica. Porém, “o lado de lá” não deveria nos causar tantas preocupações, pois está em boas mãos: Jesus está cuidando desta parte para nós (João 14.1-3). 

Sobre este assunto, o equilíbrio preconizado pela Palavra de Deus pode ser resumido nesta frase: Cuide do lado de lá, mas, também, cuide do lado de cá. Cuide do lado cá inclui pelo menos 3 CUIDADOS:

  • Cuide de ti mesmo.
  • Cuide de sua família.
  • Cuide dos assuntos do reino de Deus.
1. CUIDE DE TI MESMO

“Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina” – 1 Timóteo 4:16.

O cuidado é pessoal é um mandamento bíblico. É evidente que a Bíblia não está incentivando o egoísmo, o exibicionismo ou o “culto a si mesmo”. Trata-se, na verdade, daquele cuidado essencial com a saúde física, mental e espiritual.

E, também, os cuidados para com a doutrina, para poupar-nos dos muitos sofrimentos que a falta de conhecimento bíblico provoca.

Se você não estiver bem, como irá cuidar de qualquer outra coisa?

2. CUIDE DE SUA FAMÍLIA

“Contudo, se alguém não cuida dos seus, especialmente dos de sua própria família, este tem negado a fé e se tornou pior que um descrente” – I Timóteo 5.8.

O que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder sua família? Qual é a lógica em salvar os filhos dos outros e perder os seus? Qual é o sentido curar as feridas dos outros e deixar sua família sangrando?

O reino de Deus começa dentro da minha casa, por isso, cuide do lado de cá!

3. CUIDE DOS ASSUNTOS DO REINO DE DEUS

“Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas” – João 21:16

O cuidado pessoal e familiar já demandam bastante de nós, como ainda cuidaremos dos irmãos de fé? Quem tem que cuidar das ovelhas é pastor, não é?

Sim, os pastores tem um chamado especial para cuidar da igreja, mas, se observarmos o exemplo da natureza, tanto o pastor de ovelhas quanto as ovelhas mais velhas cuidam das mais novas. É tarefa de todos nós. Não espere um chamado especial para cuidar de alguém, pois este chamado já veio (João 21.16). Se você ama Jesus, é claro.

O nosso Deus nos fortalece a tal ponto e nos dá um equilíbrio na vida tão grande que, apesar de atarefados, temos condições de cuidar do reino de Deus, especialmente da suas ovelhas.

Não há desculpas aceitáveis, cuide do lado de cá!

CONCLUSÃO

O “lado de lá” está muito bem cuidado. Jesus mesmo, pessoalmente, está cuidando de tudo para quando chegarmos lá. Não há nada de errado em estudar escatologia e amar a volta de Jesus. Isso é bom.

No entanto, nenhum empreendimento, por mais “espiritual” que nos possa parecer, deve servir de desculpa para relaxarmos no cuidado que devemos ter para conosco, com a nossa família e para com o reino de Deus.

 

Título: Cuide do lado de cá
Autor: Pr Ronaldo Franco
Data: 26/03/2015

Deixe seu comentário logo abaixo.

Veja também nossos demais esboços: Esboços

Cuide do lado de cá

Bem como; Contudo; Juntamente com; Apesar disso; Em outras palavras; Nesse sentido; Enfim; Em síntese; Em suma; Definitivamente; Afinal; Ainda mais; Do mesmo modo; Bem como; Contudo; Juntamente com; Apesar disso; Em outras palavras; Nesse sentido; Por exemplo;