Para ter Deus no centro (Neemias 11)

Deus deve ser o centro absoluto de nossa vida pessoal, familiar e comunitária.

PARA TER DEUS NO CENTRO
Tema Central: Assim como Jerusalém era o centro da adoração, Deus deve ser o centro absoluto de nossa vida pessoal, familiar e comunitária.
Texto Base: Neemias 11

Pregador, não presuma que sua igreja tem Deus no centro. Muitas igrejas têm o pastor no centro, ou o programa, ou o dinheiro, ou as tradições. Neemias 11 é um convite para recolocar Deus no lugar central. Pregue com ousadia. Não tenha medo de confrontar onde Deus foi deslocado para a periferia da vida.

INTRODUÇÃO
Irmãos, o que ocupa o centro da sua vida? O que gira em torno de si mesmo como eixo principal? Para muitos, o centro é o trabalho. Para outros, a família. Para outros ainda, os próprios sonhos e desejos. Deus ficou na periferia da vida. Um departamento. Um dia na semana. Uma hora por dia.

Mas Neemias 11 nos mostra algo diferente. Jerusalém estava reconstruída, mas vazia. Os muros estavam prontos, mas faltava gente. Por que era tão importante repovoar Jerusalém? Porque Jerusalém era o centro da adoração. Ali ficava o templo. Repovoar Jerusalém era colocar Deus no centro da vida nacional.

Hoje, quero te desafiar: Deus está no centro da sua vida? Ou Ele está apenas na periferia, sendo chamado quando há emergência? Vamos ver algumas EXIGÊNCIAS para se estabelecer a centralidade de Deus em nossas vidas.

RESUMO: PARA TER DEUS NO CENTRO, EXIGE-SE…
1. Disposição para sacrificar o conforto (vs 1-2)
2. Reconhecer que todas as funções são importantes (vs 3-19)
3. Que tudo gire em torno dEle, não de nós (vs 4)


Para ter Deus no centro
1. Exige-se disposição para sacrificar o conforto

Habitar em Jerusalém não era a opção mais confortável ou segura naquele tempo. A cidade ainda estava em reconstrução e enfrentava forte oposição dos inimigos. Mesmo assim, o povo escolheu alguns homens lançando sorte e outros se ofereceram voluntariamente. Ter Deus no centro não é confortável. Custa renunciar à nossa zona de conforto.

“Lançaram sortes para trazer um de cada dez para habitar em Jerusalém… e o povo abençoou todos os que voluntariamente se ofereceram” — Neemias 11:1-2

“Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” — Mateus 16:24

Princípio espiritual
Colocar Deus no centro não é uma decisão confortável. Exige abrir mão de privilégios, segurança e conveniências. Quem deseja ter Deus no centro da sua vida precisa estar disposto a pagar o preço. A renúncia é exigência do Reino.

Conexão com Cristo
Jesus não teve onde reclinar a cabeça. Ele abriu mão da glória celestial para habitar entre nós. O Filho de Deus colocou o Pai no centro de tudo, mesmo quando isso significou a cruz. Cristo é o modelo de quem sacrificou o conforto para estar no centro da vontade do Pai.

Aplicação prática
O que tem te impedido de colocar Deus no centro da sua vida? Conforto? Segurança? Medo do que os outros vão pensar? Hoje, tome uma decisão. Abra mão de algo que te afasta da centralidade. A renúncia por Cristo e pelo Seu reino vale a pena.


Para ter Deus no centro
2. Exige-se reconhecer que todas as funções são importantes

A lista de moradores de Jerusalém inclui líderes civis, sacerdotes, levitas, porteiros e responsáveis pelos louvores. Cada um com sua função específica. O porteiro era tão importante quanto o sacerdote. Quando Deus está no centro, não existe ministério pequeno. Cada função é essencial.

“Estes são os chefes da província que habitaram em Jerusalém… os sacerdotes… os levitas… os porteiros” — Neemias 11:3-19

“O olho não pode dizer à mão: Não preciso de ti” — 1 Coríntios 12:21

Princípio espiritual
Quando Deus está no centro, a competição desaparece. Não há disputa por quem é mais importante. O porteiro que abre a porta serve a Deus tanto quanto o pastor que prega. A diversidade de dons e funções reflete a sabedoria de Deus. Todos são necessários.

Conexão com Cristo
Jesus lavou os pés dos discípulos. Ele, sendo o Mestre, fez a função mais humilde. Cristo nos ensina que no Reino, a grandeza se mede pelo serviço, não pelo título. Quando Deus está no centro, todos servem e ninguém se exalta.

Aplicação prática
Você tem desprezado funções “pequenas” na igreja ou igrejas pequenas? Só quer aparecer? Só quer o púlpito, de preferência com público grande? Reconsidere. Se Deus está no centro, o que importa é servir, não ser visto. Aceite a tarefa humilde. O porteiro é tão importante quanto o sacerdote.


Para ter Deus no centro
3. Exige-se que tudo gire em torno dEle, não de nós

Jerusalém não era o centro porque era a maior cidade ou a mais rica. Era o centro porque ali ficava o templo, símbolo da presença de Deus. A cidade existia para o templo, não o templo para a cidade. Ter Deus no centro significa que tudo na sua vida — família, trabalho, finanças, relacionamentos — existe para glorificá-Lo, não para satisfazer seus próprios desejos.

“Habitaram os filhos de Judá e os filhos de Benjamim em Jerusalém” — Neemias 11:4

“Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus” — 1 Coríntios 10:31

Princípio espiritual
Deus no centro significa que Ele não é um meio para alcançar seus fins. Ele é o fim. Você não busca a Deus para ter bênçãos; você busca a Deus porque Ele é Deus. Quando Ele está no centro, tudo mais se organiza ao redor. Quando Ele está na periferia, tudo desmorona.

Conexão com Cristo
“Todas as coisas foram feitas por Ele e para Ele”. Cristo é o centro de toda a criação. O universo não gira em torno de nós; gira em torno dEle. Colocar Deus no centro é reconhecer que vivemos para Ele, não Ele para nós.

Aplicação prática
Faça um teste: se você tirar Deus da sua vida, o que sobra? Um vazio? Ou uma vida que continua funcionando porque Ele nunca foi o centro? Reavalie suas prioridades. Deus não pode ser um acessório. Ele precisa ser o centro. Tudo o que você faz — trabalha, estuda, se relaciona — é para Ele ou para você?


RECAPITULAÇÃO

PARA TER DEUS NO CENTRO, EXIGE-SE…
1. Disposição para sacrificar o conforto.
2. Reconhecer que todas as funções são importantes.
3. Que tudo gire em torno dEle, não de nós.


CONCLUSÃO

Jerusalém estava reconstruída, mas vazia. Os muros estavam prontos, mas faltava gente. O povo precisava repovoar a cidade. Por quê? Porque Jerusalém era o centro da adoração. Ali ficava o templo. Ali habitava o nome do nosso Deus. Colocar gente em Jerusalém era colocar Deus no centro da vida nacional.

E hoje? Os muros da sua vida estão reconstruídos? As áreas que estavam destruídas foram restauradas? Parabéns. Mas falta algo: Deus está no centro? Ou Ele continua na periferia da sua vida, sendo chamado apenas nas emergências?

Ter Deus no centro exige renúncias. Exige humildade para aceitar qualquer função. Exige que tudo gire em torno dEle, não de você. Hoje, faça uma escolha. Tire Deus da periferia da sua vida. Coloque-O no centro. Não como convidado de honra, mas como o dono da casa. E tudo o mais se organizará ao redor.


.

Título: Para ter Deus no centro
Autor: Pr Ronaldo Franco
Data: 04/06/2026.
.
“Sê tu uma bênção”: 
Compartilhe esta mensagem (botões abaixo).
.
Comentários, sugestões e testemunhos estimulam os próximos leitores.
Deixe o seu no formulário logo abaixo!
(ele será liberado após ser moderado)
.
Para ver todos os esboços em Neemias (clique aqui)
.
Esboços em ordem bíblica: (clique aqui)
Em ordem alfabética: (clique aqui)
Ou em Ordem de Propósito: (clique aqui)
.
Curso Rápido de Pregação: (clique aqui)
Para ter Deus no centro

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo