O QUE JESUS PENSA DO SEU ANIVERSÁRIO
Lucas 2.8-20
O que Jesus pensa do seu aniversário é o título desta meditação acerca da data mais celebrada do Cristianismo.
O Natal é festa anual em memória do nascimento de Cristo.
– Os protestantes e católicos o comemoram em 25/12.
– A Igreja Ortodoxa, em 06/01.
– E a Igreja Armênia, em 16/01.
A Bíblia não tem data para o nascimento de Cristo. É provável que Jesus tenha nascido no verão por volta de Agosto e Setembro. Sabe-se que a 1ª comemoração oficial do natal foi em 25/12/325 em Roma. Há indícios de que algumas igrejas no século III comemoraram o natal em 06/01. É quase certo que a igreja primitiva não comemorava o natal.
E se o fazemos agora, não estamos pecando pois “todas as cousas são puras para os puros” (Tt 1.15ª).
No entanto, o tal “espírito de natal” vem-se transformando ao longo do tempo, pois, se no início era uma forma de celebrar o nascimento do Messias, hoje, para a maioria virou festas, oportunidades comerciais, comes e bebes, passeios de turismo, viagens, busca de prazeres (hedonismo).
Para outros, não passa de um símbolo religioso. Para muitos, Natal é ficar falando de papai noel e gastando com presentes, muitas vezes para sua glória e orgulho pessoal.
AFINAL, O QUE JESUS PENSA DO SEU ANIVERSÁRIO?
Ao que a Bíblia associa o Natal?
1) NATAL É PRESENTE DE DEUS
E disse Jesus: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância” – João 10:10b.
“E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor” – Lucas 2:10,11.
“Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos” Gálatas 4:4,5.
Todo aquele que recebe a Cristo em seu coração é ADOTADO por Deus como filho: “[Jesus] Veio para o que era seu, e os seus não o receberam, mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome” – João 1:11,12.
“Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância” – João 10:10b.
Receba o presente de Deus, receba a Jesus como Salvador, Messias e Senhor da sua alma, do seu coração, então haverá Natal em seu coração todos os dias. Deus será honrado e você será selado com o Espírito Santo para ser para sempre uma glória para o nome santo de Deus!
2. NATAL É ENCONTRO COM JESUS
Os pastores: “Foram apressadamente…” (vs 16ª). ISSO É NATAL: a pessoa estar apressada para ter seu encontro com Jesus!
O verso 16 nos diz: “e acharam… o menino”. Os pastores foram diligentes, só pararam de procurar depois que o acharam. Isso é ensino para nós: não ‘acharemos’ se não procurarmos. E não devemos ficar desanimados pois Deus espera por cada um que O procura.
Não importa a sua condição espiritual: “O SENHOR esquadrinha todos os corações e penetra todos os desígnios do pensamento. Se O buscares, Ele deixará achar-se por ti, se O deixares, Ele te rejeitará para sempre” (1 Cr 28.9).
3) NATAL É TESTEMUNHO DA VERDADE
“Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade, ouve a minha voz” ( Jo 18.37b).
No verso 17 lemos que os pastores “divulgaram o que se lhes havia dito a respeito deste menino”.
Uma pessoa convertida, aquela que teve um encontro real com Jesus se torna testemunha da verdade, testemunha de Jesus! Esta é a única e legítima reação de um ser humano após se encontrar com Jesus.
4. NATAL É PARA A GLÓRIA DE DEUS
Também lemos no texto que os anjos regozijavam, pois davam glória a Deus após anunciarem Jesus como Salvador, Messias e Senhor.
“E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens” – Lucas 2:13,14.
Lição: onde Cristo é recebido, há glória a Deus, há paz na terra, há boa vontade e há dissipação das trevas. E na medida em que Ele é rejeitado, essas coisas desaparecem e o mundo vai ficando nas trevas e cada vez mais maduro para o juízo.
Também podemos ler sobre a reação de José e Maria. Eu penso que, apesar das dificuldades, eles deviam estar vivendo um ‘fogo’ de alegria, de entusiasmo, de maravilhosa expectativa em seus corações: “Maria porém guardava todas estas palavras meditando-as no coração” (v 19).
Se Deus estiver no seu coração, meu irmão e minha irmã, coisas semelhantes a essas irão preencher o seu coração. Sim, a fé de José e Maria foram robustecidas durante os acontecimentos do nascimento de Jesus.
5. NATAL É SERVIÇO A DEUS
“O Pai tudo confiara às suas mãos, e que ele viera de Deus e voltava para Deus” ( Jo 13.3).
Serviço que é decorrência de se saber quem é, de onde se vem e para onde se vai. Quem pensa que Natal é como as pessoas do mundo pensam, está enganado em relação a Deus e a Jesus. É muito provável que não nasceu de novo, não se converteu ainda.
Natal é serviço sacrificial: “Agora está angustiada a minha alma, e que direi Eu? Pai , salva-me desta hora? Mas precisamente com este propósito vim para esta hora” (Jo 13.27).
É uma vida que nasceu com a finalidade de morrer. O Natal é a cruz. Cruz da solidariedade, do sacrifício, do serviço, do testemunho, da rejeição do mundo, do amor à vida, da paixão por Deus e Sua obra.
Se você não tem o propósito de sacrificar-se pela obra de Deus, de morrer para o mundo e viver para Jesus, então Jesus não nasceu em seu coração, não há Natal para você, e sua religião é apenas formal.
Quem não serve a Deus seguindo a Jesus e imitando os Seus passos, não tem Natal em seu coração.
CONCLUSÃO
Natal é Presente de Deus, Encontro com Jesus, Testemunho da Verdade, para a Glória de Deus e Serviço a Deus.
Cristo apareceu em uma época de confusão geral. Havia paganismo, falta de respeito à religião, ateísmo, farisaísmo, menosprezo às coisas santas, etc.
Entendemos pela Bíblia que Jesus voltará em condições parecidas. Nosso mundo está se moldando mais e mais a essas condições! Com relação ao nome de Jesus, não há neutralidade, não há em cima do muro. Ou você está do lado Dele ou está contra: “Quem comigo não ajunta, espalha” (Mt 12.30b).
Receba a Jesus como Salvador, Messias e Senhor da sua alma, do seu coração. Então haverá Natal em seu coração. Deus será honrado e você será selado com o Espírito santo para ser para sempre uma glória para o nome santo de Deus!
Natal é seguir a Jesus! Natal é dar o seu coração a Jesus! Dar sua vida em sacrifício, obediência, dedicação pura e santa, é dar sua vida para a glória do nome de Deus! Amém.
Título: O que Jesus pensa do Seu aniversário
Autor: Pregador Sidney Balut
Colaborador do Site do Pastor
Data publicação: 16/12/2020
Veja também nossos Artigos
Deixe seu comentário logo abaixo.
Excelente! Parabéns ao autor… Deus continue lhe inspirando e abençoando…
Muitos dizem que o Natal é a data que comemora o nascimento de Jesus Cristo,a figura mais importante do Cristianismo.Permita-me discordar dessa colocação:Jesus cristo é a figura mais importante do mundo,única,imprescindível para o universo inteiro.Nunca houve no passado,nem existe hoje,nem haverá no futuro outra figura como Jesus Cristo!As Escrituras O apresentam como o Savador do mundo.
“Ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos mas também pelos de todo o mundo”(1 Jo 2.2).A obra de Jesus vai salvar tudo menos aqueles que deliberadamente decidiram se afastar Dele:”No qual[=Jesus] temos a redenção pelo seu sangue,a remissão dos pecados,segundo a riqueza da sua graça”(Ef 1.7).
Portanto,Jesus é único,incomparável e está muito acima de qualquer outro nome,seja ele fundador de qualquer outra religião ou líder religioso.
“Ao Deus único e sábio seja dada glória,por meio de Jesus Cristo,pelos séculos dos séculos.Amém”(Rm 16.27).