ILUSTRAÇÃO PARA SERMÃO – ESTE SABÃO É MUITO BOM
Um ministro e um fabricante de sabão não-cristão caminhavam ambos rua abaixo. A atmosfera estava impregnada com uma tensão que só poderia ser desfeita por meio de palavras sinceras e sensatas. Logo, o fabricante de sabão rompeu o silêncio com uma ponderação:
— Bem, meu amigo – começou o fabricante de sabão -, o evangelho que o senhor prega não parece ter realizado grande soma de benefícios. Existe ainda boa porção de pecado e pecadores no mundo!
O ministro, ciente da necessidade de explicar seu ponto de vista, ponderou antes de responder. Passaram, nesse momento, ao lado de um grupo de crianças sujas, que brincavam na lama, uma cena que ilustrava o problema que o ministro queria abordar.
— O sabão que vocês fabricam não tem trazido muitos benefícios ao mundo – observou o ministro – ainda existe muita sujeira e muita gente suja…
O fabricante de sabão não hesitou em defender o seu produto:
— Oh, o sabão é muito bom, mas tem de ser usado!
O ministro sorriu, vendo a oportunidade de fazer sua analogia e responder de maneira convincente:
— Exatamente – volveu o ministro – o mesmo se dá com o evangelho, ele tem de ser aplicado à vida! Assim como o sabão limpa o corpo quando usado, o evangelho pode purificar a alma quando as pessoas escolhem vivê-lo e praticá-lo diariamente.
A discussão, então, se transformou em um diálogo construtivo, à medida que ambos os homens reconheceram a importância da ação e da fé para efetuar mudanças significativas no mundo. Caminhando juntos, compreenderam que a teoria sem prática era ineficaz, fosse no âmbito religioso ou na fabricação de sabão.
E sede praticantes da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. – Tiago 1:22
Título: Ilustração para sermão – Este sabão é muito bom
Fonte: Coletânea de Ilustrações do Pr. Natanael de Barros Almeida (213)
Data da publicação: 20/10/2023
Deixe seu comentário logo abaixo.
Veja também nossas demais ilustrações: Ilustrações
Interessante a comparação entre sabão e Evangelho. Um tem efeito temporário (sabão) enquanto o outro tem efeito eterno (Evangelho).
O sabão lava as sujeiras físicas do corpo como poeira, barro grudado, suor e muitas impurezas que se acumulam na pele. Ele faz limpeza física. O sabão é uma substância que remove essas sujeiras físicas do corpo. No entanto, esse efeito é temporário pois o corpo se sujará novamente com o passar do tempo.
Já o Evangelho lava a sujeira da alma. Ele faz limpeza espiritual. O Evangelho se baseia no sacrifício vicário de Cristo na cruz e nos traz a mensagem da salvação e perdão por meio de Jesus Cristo, lava nossas impurezas espirituais. E o efeito desse “lavar” é eterno pois nos oferece a vida eterna. O Evangelho limpa as nossas impurezas espirituais como o pecado, a culpa e a separação de Deus.
” Quem beber desta água [=sabão] tornará a ter sede; aquele porém que beber da água que Eu lhe der [=Evangelho], nunca mais terá sede” (Jo 4.13-14).
” Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados são como a escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que são vermelhos como o carmesim, eles se tornarão como a lã” ( Is 1.18).