CHAMADO OU EMPOLGADO? (Parte 2)
Ex 2.23 a Ex 4.1-31
O Deus que chama – Rm 8.28 |
“CHAMADO OU EMPOLGADO?” (Parte 2) foi o título escolhido para este sermão para destacar a incrível mudança ocorrida na história de Moisés.
Pano de Fundo Histórico: Como vimos no sermão anterior (Parte 1), Moisés apareceu em cena sem um chamado específico de Deus, fazendo tudo por conta própria e cometendo vários erros. Matou um egípcio e teve que fugir para o deserto para não ser morto por Faraó. Mas “alguns anos depois o rei do Egito morreu” (Ex 2.23) e Moisés volta diferente. Agora, sim, ele tem um chamado divino para liderar e libertar o povo de Deus. Quais SINAIS podemos procurar numa pessoa que diz que tem um chamado específico de Deus?
1º SINAL: ENCONTRO COM DEUS
- Moisés teve um encontro real e pessoal com Deus e ouve a Sua voz (Ex 3.1-9).
- E, efetivamente, recebe o seu chamado especial da parte de Deus (Ex 3.10).
Antes, Moisés só tinha a tradição e os conceitos religiosos da sua família e do seu povo, mas agora ele conhece o Deus de Abraão, Isaque e Jacó.
2º SINAL: CONSCIÊNCIA DAS SUAS FRAQUEZAS
- Moisés reconhece que não tem capacidade pessoal para cumprir o chamado (Ex 3.11).
- Deus lhe dá promessas e garantias do sucesso da sua missão (Ex 3.12-24).
- E lhe dá poder para realizar milagres (Ex 4.1-12).
- Moisés continua relutando, então o Senhor o repreende e coloca seu irmão Arão para ajudá-lo (Ex 4.13-17).
Antes ele se achava forte o bastante para libertar o seu povo sozinho, mas agora, ao conhecer o verdadeiro poder (o poder de Deus), Moisés sabe que é fraco e que precisa de ajuda para cumprir o seu chamado.
3º SINAL: IMBUÍDO DE PODER E AUTORIDADE
- Agora Moisés tem a autoridade de Deus sobre a sua vida (Ex 3.16-20).
- Tem promessas das bênçãos de Deus para o povo (Ex 3.21-22).
- O poder de Deus à sua disposição (Ex 4.1-9).
- E, agora, tem a atenção e o respeito do povo para poder liderá-lo (Ex 4.29-31).
Antes ele foi rejeitado pelo seu próprio povo e teve que fugir da presença do rei, mas, agora, ele está imbuído da autoridade e do poder de Deus em sua vida.
PONTO-CRUZ (use este PC aqui) – O que é isso? Todo poder e autoridade foram dadas pelo Pai a Jesus Cristo, em razão da obra salvífica que ele completou na cruz para nos salvar (Mt 28.18). |
CONCLUSÃO
Na primeira parte da sua história, Moisés agiu por conta própria, sem um efetivo chamado de Deus, e fez tudo errado. Mas agora ele volta transformado pelo encontro pessoal que teve com Deus, consciente das suas fraquezas, mas imbuído do poder e da autoridade de Deus.
Todos os salvos têm um chamado para a salvação, mas somente alguns têm um chamado especial para liderar o povo de Deus. Quem não tem este chamado especial e tenta liderar, é apenas um empolgado e, certamente, cometerá muitos erros, colocará a sua própria vida e a vida dos outros em grandes dificuldades.
E quanto a você, qual é o seu chamado? Quais são os sinais de Deus em sua vida que comprovam que você tem um chamado?
Título: Chamado ou empolgado? (Parte 2)
Autor: Pr Ronaldo Alves Franco
Site do Pastor
Data: 17/04/2021
Deixe seu comentário logo abaixo.
Veja também nossos Artigos
Antes de mais nada, instrumento de vossa paz. Acima de tudo, o amor. Antes de mais nada, instrumento de vossa paz. Acima de tudo, o amor. Antes de mais nada, instrumento de vossa paz.
“Mas tu lhes dirás as minhas palavras,quer ouçam quer deixem de ouvir”(Ez 2.7).
Todos os cristãos têm um chamado geral:servir a Deus e representá-LO neste mundo.Mas alguns têm uma missão específica,algo só dele.Mas quando Deus chama podemos contar com a presença divina o tempo todo.
Muitos foram chamados para grandes missões,de maneira individual,específica e de grande envergadura e responsabilidade como ,por exemplo,Moisés,Josué,Jonas e muitos outros.E até o apóstolo Paulo:”Paulo,servo de Jesus Cristo,separado para o evangelho de Deus”(Rm 1.1).
Há um preço a pagar e uma responsabilidade a prestar de acordo com o grau de cada missão.Porém,a maioria é chamada para ser um ‘tijolo’ na grande construção do edifício de Deus,sem notoriedade,sem os aplausos,em um trabalho comum a todos,ou até específico,mas tudo feito fora dos holofotes deste mundo como,por exemplo,o de ser um ‘soldado na frente de batalha’ atuando em diversos e diferentes ‘fronts’ onde,através de circunstâncias,o SENHOR o colocar.