YAHWEH SHAMAR, o Deus que livra
O nome de Deus não é Jeová

(Shamar é um título, não um nome)
ANTES DO ESBOÇO, LEIA ESTA NOTA:
O NOME DE DEUS VEM DO TETRAGRAMA “YHWH”.
O hebraico antigo não possuía vogais escritas, as vogais eram inseridas somente na pronúncia oral. Somando-se isso ao fato de que os judeus não pronunciavam o nome de Deus por medo de usá-lo “em vão”, a pronúncia original perdeu-se no tempo.
O tetragrama YHWH com todas as possíveis vogais entre as letras daria 125 combinações em hebraico antigo.
Filólogos e hebraístas reduzem as opções a cerca de 8 a 10 combinações foneticamente possíveis, por exemplo: Yahweh (Yavé ou Javé: a forma mais aceita hoje), Yehowah (origem de “Jeová”), Yahwoh, Yihweh, Yahwih, Yohwah, Yahuwah (preferida em alguns círculos messiânicos) e Yehwah.
“SENHOR” (ADONAI) E “DEUS” (ELOHIM)
Os termos “Senhor” (Adonai) e “Deus” (Elohim / Theos) surgiram por que passaram a ser usados em vez do Nome divino (YHWH). Cada vez que um judeu lia as Escrituras, ao invés de tentar pronunciar YHWH, ele falava Adonai ou Elohim.
KYRIOS
Quando os judeus traduziram as Escrituras para o grego (a Septuaginta, c. 250 a.C.), o Nome YHWH foi traduzido como Κύριος (Kyrios), que significa Senhor.
No Novo Testamento, “Senhor” (Kyrios) passou a ser o modo natural de se referir tanto a Deus Pai quanto a Jesus Cristo. “E todo aquele que invocar o nome do Senhor (Kyrios) será salvo.” — Romanos 10:13 (citando Joel 2:32).
Aqui, Paulo está aplicando a divindade do YHWH a Jesus, mostrando que Ele é o mesmo Senhor da antiga aliança — agora revelado em carne, por isso ESSA DISCUSSÃO SOBRE A VERDADEIRA PRONÚNCIA DO NOME DE DEUS É PERDA DE TEMPO, pois, as Escrituras, falando de Jesus, dizem: “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”. – Atos 4:12
DITO ISSO, VAMOS AO ESBOÇO EM I SAMUEL 19.
YAHWEH SHAMAR — O Deus que Guarda os Seus
O capítulo 19 de 1 Samuel revela uma série de tentativas de Saul para matar Davi. No entanto, em cada investida, Deus intervém de maneira surpreendente. A mão do Senhor se estende, mostrando que Yahweh Shamar — “O Senhor que guarda” — nunca dorme nem se ausenta da vida dos Seus escolhidos.
RESUMO: YAHWEH SHAMAR…
1) Protege mesmo quando o inimigo está perto (1 Samuel 19:1–7)
2) Livra por caminhos inesperados (1 Samuel 19:8–17)
3) Desarma o inimigo pelo Seu Espírito (1 Samuel 19:18–24)
1) YAHWEH SHAMAR protege mesmo quando o inimigo está perto (1 Samuel 19:1–7)
Saul ordenou a Jônatas e a todos os seus servos que matassem Davi. Mas Deus moveu o coração de Jônatas, que intercedeu e salvou a vida do amigo. “E Jônatas falou bem de Davi a Saul, seu pai” (v.4).
Conexão com Cristo:
Assim como Jônatas intercedeu por Davi diante do rei, Jesus intercede por nós diante do Pai. Ele é o Mediador que impede nossa condenação.
Aplicação Prática: Mesmo que o perigo pareça inevitável, confie: Deus pode levantar pessoas improváveis para serem instrumentos de livramento.
2) YAHWEH SHAMAR livra por caminhos inesperados (1 Samuel 19:8–17)
Quando Saul enviou mensageiros para matar Davi, Mical, sua esposa, o ajudou a fugir pela janela. “E Mical desceu a Davi por uma janela; e ele se foi, fugiu e escapou.” (v.12)
Conexão com Cristo:
Em Cristo, temos uma “janela de escape” — a graça de Deus que nos livra da morte e nos conduz à vida eterna.
Aplicação Prática:
O Senhor pode usar meios simples e situações domésticas para realizar grandes livramentos. Não subestime o agir discreto de Deus.
3) YAHWEH SHAMAR desarma o inimigo pelo Seu Espírito (1 Samuel 19:18–24)
Saul enviou mensageiros atrás de Davi até Ramá, mas o Espírito de Deus veio sobre eles, e começaram a profetizar. Quando o próprio Saul foi, o Espírito também o dominou, e ele perdeu suas forças. “E também Saul profetizou diante de Samuel, e despiu as suas vestes…” (v.24)
Conexão com Cristo:
O Espírito Santo continua sendo nossa defesa. Jesus prometeu que o Consolador estaria conosco para vencer o mal e confundir os planos do inimigo.
Aplicação Prática: A presença do Espírito é a maior barreira contra o ataque do adversário. Cultive uma vida cheia da presença de Deus, e o inimigo perderá força diante de você.
CONCLUSÃO
Em todo o capítulo, Davi é perseguido, mas nunca derrotado. O Deus que guarda Israel é o mesmo que guarda os Seus servos hoje. Quando os inimigos se levantam, Yahweh Shamar ergue o Seu escudo invisível.
“O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita.” (Salmo 121:5)
Conexão Final com Cristo:
Jesus é a expressão perfeita de Yahweh Shamar. Nele somos guardados, libertos e conduzidos à vitória eterna. Ele não apenas nos protege do mal, mas também nos guia em segurança até o lar celestial.
Chamada à Ação:
Confie no Deus que guarda! Entregue a Ele suas batalhas e permita que Seu Espírito te envolva. O mesmo Deus que protegeu Davi quer guardar sua mente, seu lar e seu propósito.
.
Título: YAHWEH SHAMAR
Autor: Pr Ronaldo Franco
Data: 11/11/2025.
Os comentários serão liberados após serem moderados.




