ILUSTRAÇÃO PARA SERMÃO – VOLTAR AO INÍCIO DE TUDO
Um dia, no pitoresco cenário da baía de Nagasaki, no Japão, ocorreu um evento que ressoaria com grande significado. Um majestoso navio de guerra japonês deslizou suavemente para a ancoragem, trazendo consigo uma tripulação ávida por explorar as terras próximas. A tarefa de receber cordialmente os marinheiros e a oficialidade a bordo recaiu sobre os ombros dos devotos cristãos locais, representando a Igreja com gratidão e respeito.
Com um semblante carregado de emoção, o capitão do navio assumiu o centro das atenções. Ele não escondeu sua alegria ao dirigir a palavra aos presentes, revelando um capítulo intrigante de sua vida. Esse capítulo, ele disse, começou em um dos parques de Nagasaki, anos atrás.
Naquela época, o capitão tinha agido impulsivamente, atirando pedras na direção de uma missionária que, corajosamente, proclamava o evangelho no parque. Seu ato impensado havia ferido gravemente a mulher e, tomado por remorso, ele fugiu para se esconder por três longos e angustiantes dias.
No entanto, durante esse período de clandestinidade, eventos extraordinários se desdobraram. Notícias chegaram até ele, notícias que o comoveram profundamente. A missionária, conhecida como Umhoff, recusava-se a desejar sua prisão. Em vez disso, ela dedicou seu tempo à oração, buscando perdão e, surpreendentemente, sua amizade.
Essas palavras tiveram um impacto profundo na alma do jovem capitão. Ele decidiu que precisava conhecer melhor o Deus que inspirava tamanha compaixão e generosidade. Assim, ele iniciou uma jornada espiritual que o levaria a se tornar um cristão fervoroso.
Hoje, diante da mesma cidade onde cometera o ato impulsivo que mudara sua vida, o capitão compartilhava sua história comovente. Ele agora compreendia plenamente o significado de ser um cristão e experimentava alegria em testemunhar sobre sua transformação espiritual. Sua trajetória serve como um lembrete poderoso de como a fé e o perdão podem mudar vidas e unir corações.
“Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras.” – Apocalipse 2:4,5
Título: Ilustração para sermão – Voltar ao início de tudo
Fonte: Coletânea de Ilustrações do Pr. Natanael de Barros Almeida (215)
Autor: Rita F. Snowden (Nova Zelândia)
Data da publicação: 03/11/2023
Aproveite e deixe o seu comentário logo abaixo.
Veja também nossas demais ilustrações: Ilustrações
É muito bonito quando vemos cabritinhos novos pulando para todo lado, quando vemos bezerros alegres correndo para lá e para cá. Cavalinhos também! E crianças que acabaram de aprender a andar, é lindo vê-las correndo, rindo e gritando para todo o lado, numa contagiante alegria! A vida parece pipocar nesses pequenos e jovens seres tão puros!
Assim éramos nós no começo das nossas jornadas cristãs. Tínhamos uma alegria explosiva, nosso peito parecia que ia estourar, de tanta felicidade por termos nascido de novo. Queríamos cantar, louvar, pregar, orar , distribuir folhetos e fazer mil e uma coisa diferente para exaltar o Nome de Jesus neste mundo. A chama do amor era intensa! Chamamos isso de ” o primeiro amor”.
Mas o tempo passou e nós mudamos. Nós ficamos desgastados pelos constantes embates pela causa santa. Ou tropeçamos pelo caminho e o pecado tirou nosso entusiasmo, apagou aquele “fogo” que ardia em nossos corações.
Mas Deus sabia de tudo isso que iria acontecer conosco em algum momento de nossa jornada e nos preparou um caminho de retorno. Portanto, há esperança para cada um de nós! Se você se afastou de Deus ou perdeu o 1º amor ou caiu em algum pecado, o primeiro passo é o caminho do arrependimento e o segundo é confessarmos os nossos pecados! O verso da ilustração nos fala muito bem!
Podemos citar outro verso muito importante: ” Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” ( 1 Jo 1.9). Somos então tornados puros de novo! Que maravilha! É assim que Deus nos faz voltar ao início de tudo! E experimentaremos o gozo de voltarmos ao primeiro amor em Cristo Jesus!